quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Ore wo Suki nano wa Omae dake ka yo: Oretachi no Game Set (Episódio 13)


O DIA DO DUELO!

 Estão com seus empanados em mãos? Então bora comer e conferir o desfecho do divertido Oresuki!
 Pois é, esse especial com um pouco mais de uma hora de duração chega como o episódio 13, encerrando a série animada que estreou em outubro de 2019. Lado bom: Oresuki é maravilhoso e agora podemos matar a saudade dessa galerinha maluca, além de ver como encerra a história. Lado ruim: levou quase 1 ano para esse episódio sair e ele continua exatamente de onde o episódio 12 parou, então a não ser que você tenha reassistido a série, é muito provável que tenha perdido um pouco o ritmo (como eu) e se perdido em alguns pequenos detalhes que a memória véia não guardou (como eu). Mais um lado bom: teve um micro recap pra pelo menos a gente se situar nos eventos do último arco.

 Fiquei surpreso de ver o quanto esse último episódio focou no Sun-chan, dando aquele desenvolvimento que a gente não sabia que faltava, deixando ainda mais claro o motivo de sua personalidade, de sua amizade com o Regador, e daquela rasteira que ele tentou dar no amigo lá no primeiro arco da série. Eu achava que esse personagem já estava concluído, mas conseguiram dar um toque especial pra ele. É muito interessante que ele se identificou com o Regador por perceber que ele também usava uma "máscara", se mostrando zoeiro enquanto por trás há o Monstro, sendo que o Sun-chan se mostra sempre animado e positivo mas por trás da máscara ele era triste e solitário, e esse Sun-chan por trás da máscara queria ser o Regador. Ao mesmo tempo fomos apresentados ao invejoso Shiba, que no passado se fez de amigo do Sun-chan só pra sacanear, mas que no final das contas mostrou arrependimento, e o Sun-chan percebeu que o Shiba havia feito com ele o que o próprio Sun-chan fez com o Regador, concluindo até com a frase em que ele diz que percebeu que ele era o Regador do Shiba (uma frase que por um lado soa meio engraçada hehehe).

Foi um dia difícil para o Regador!

 Também vimos como foi que surgiu a verdadeira inveja que o Sun-chan tinha do Regador, com a tal garota que ele gostava, mas que ela gostava do Regador. Detalhe que ali com a sombra na cara dava a entender que a garota era a Pansy, mas não era, nem tinha como ser! Primeiro porque é óbvio que eles reconheceriam ela. Segundo porque já tinham falado que quando era mais nova ela estudava em outra escola, que era a mesma escola do Mangueira, tanto que é dessa escola que vem toda a história entre eles e o motivo de ela esconder sua aparência. Aha, a memória pode ser véia mas ainda lembra e alguns pontos importantes hehehe! Enfim, acho que botaram uma garota parecida com a Pansy mais para justificar o Sun-chan gostar da Pansy no presente.

 Acho que o mais legal da história do Sun-chan foi que descobrimos que ele basicamente foi a primeira vítima do Banco de Praça da Opressão! 😆

O fim do Mangueira!

 Curti como o episódio foi deixando pequenas pistas sobre o que estava para acontecer! Tivemos a revisão das regras do jogo entre Regador e Mangueira, onde as meninas acrescentaram algumas regras para definir melhor o jogo, e se a gente decorasse essas novas regras já dava pra ficar ligado em alguns detalhes. Pra mim, o detalhe principal que veio após as regras foi o surgimento das garotas que se destacavam na multidão, e que foram ajudadas pelo Regador. Eu até fiquei meio na dúvida se iriam apresentar novas personagens justo no último episódio, mas comecei a sacar que elas seriam ferramentas do enredo, pois em momento algum falaram que o jogo só valia com as presilhas das 6 garotas. Detalhe que o Mangueira já estava com 3 presilhas, da Cosmos, da Himawari, e da Asunaro, que apesar da amizade, não esconderam sua vontade de ficar com o Regador e por isso preferiam que a Pansy ficasse com o Mangueira. 

 Eu consegui prever as garotas ajudadas voltando para ajudar o Regador, mas não as multidões de garotas surgindo para ajudar os dois no final, esse jogo acabou tomando proporções bem maiores que o esperado. Tem outra coisa que eu não esperava, e que ainda não sei se gostei ou não, que foi o Mangueira revelar que ele também tem uma "máscara" e que por trás ele também é um Monstro. Isso tem um lado legal que simplifica as coisas e aumenta ainda mais a torcida pelo Regador, mas por outro lado acabou caindo um pouco no normal demais, pois o que dava o tempero especial no arco era justamente o fato do Regador ter que encarar um cara que não era um vilão, enquanto o Regador não parecia um herói (na verdade nunca pareceu hehehe), e essa dinâmica gerava muita expectativa, nos deixava a pergunta "Como resolver essa situação sem que um cara tão legal quanto Mangueira saia machucado?", e essa dúvida abria muitas possibilidades para o final. Já com o Mangueira claramente como vilão era óbvio que ele seria massacrado, no momento que ele revelou seu Monstro a gente já soube disso, só restava ver como isso ia acontecer. Mas por, sorte, Oresuki sempre encontra uma maneira divertida de lidar com as coisas, então apesar de não termos um desfecho surpreendente, tivemos um desfecho divertido.

A magnífica agenda do Regador!

 Com o Mangueira derrotado, o Regador teve que fazer sua escolha entre as garotas, e é claro que ele escolheu todas hehehe! Tá certo que foi uma pequena trollagem como desculpa para não estragar a amizade entre elas, mas foi bem engraçado, ainda mais com o Regador descrevendo como seria a agenda das amantes, e pior que se contar todas as garotas com apelido de flor dá certinho uma pra cada dia da semana hahahahaha! Mas não adianta, outros episódios já tinham provado isso, as garotas podem se esforçar ao máximo, mas no coração do Regador só há espaço para o Sun-chan, isso sim é OTP!

 Mas apesar de todas as piadas e trollagens, a série encerra pelo caminho mais óbvio. Apesar de não deixar isso 100% claro, o Regador escolhe a Pansy, e temos uma ceninha romântica no final para juntar os dois protagonistas, onde o Regador encerra a série com "A lua está linda", o famoso "Tsuki ga Kirei" que os japoneses usam como eufemismo para "Eu te amo". Então, acho que isso joga uma luz sobre o significado da última cena.

 Achei interessante que esse episódio jogou mais uma perspectiva sobre o tema da série, que são as diferentes camadas de amizade e suas dificuldades. Eu acho que se reassisir a série agora, tendo esse episódio em mente, talvez eu tenha uma visão um pouco diferente, e até perceba detalhes que deixei passar, pois antes assistia mais com a mentalidade da comédia romântica.

OTP!

 E assim encerramos Oresuki, agora pra valer! Eu tinha minhas preocupações com esse especial porque no começo eu achava que ele seria para encerrar o arco, mas logo depois anunciaram que não seria apenas isso, esse seria um episódio com uma história original que encerraria a série de vez. Então o anime desviou da novel (que ainda está em andamento), e encerrou a história ali. E sempre que uma adaptação desvia da obra original a gente já fica com preocupações, mas dessa vez acho que tivemos um final digno, foi agradável, foi divertido. E vale lembrar que o autor da novel participa da produção da animação, então ele sabe o que está fazendo. A parte triste é que com isso não teremos uma segunda temporada, a não ser que rolasse um reboot, ou mais uma adaptada na história pra ela voltar aos trilhos da novel, mas como destacaram que é o final da série, então acho pouco provável uma continuação. Mas estou satisfeito, me diverti, e sempre dá pra reassistir a série caso bata aquela saudade.
 Ah, por falar na novel! A garota que para no corredor quando o Sun-chan está saindo (quase no final do episódio) é uma personagem da novel, eu já tinha visto uma capa da novel que tem ela, parece que ela é a Anêmona da história.

 Bom, é isso! Foi bom matar a saudade de comentar um episódio de anime, algo que não acontecia há um tempo por aqui. Brabo é que esse híato fez eu perder um pouco a prática, e Oresuki acabou sendo a cobaia (já que já é da casa) hehehe. Mas acho que já já tudo volta ao normal e esse blog de animes pode voltar a falar sobre animes! Lembrando que as outras matérias de Oresuki estão tudo lá no lugarzinho delas, pra quem quiser dar uma conferida!

OTP alternativo!

2 comentários:

  1. Desculpa. Eu dei muita risada com essa do "Regador do Shiba"! De fato fiquei um tempão rindo! Agora que eu me recuperei, aqui.

    Pior que eu me deixei levar pela história e nem tinha me ligado nas pistas. Até achei estranho aparecerem meninas com aparência tão destacada, mas não deduzi que elas seriam peça-chave na estratégia do Regador. Na verdade eu tinha me esquecido o quanto o cara era estrategista.

    Bom, no fim ele conseguiu mandar o Mangueira de volta para o lugar de onde ele veio, separando os "universos" dos dois. E o Regador ainda por cima conseguiu criar um estado em que ninguém se machuca, a não ser ele. Ao menos em termos.

    E interessante essa história do Sun-chan. Saber como ele criou essa máscara. Era importante contar para a história fazer sentido. Só que eu tinha me esquecido totalmente disso da Pansy ter vindo de outra escola e achava que a primeira a usar o Banco de Praça da Opressão fosse ela mesma. Até tinha achado estranho ela ter outra voz e o rosto encoberto por uma sombra, mas é isso mesmo. Boa memória!

    Quando vi a menina do corredor, que era estranhamente detalhada, achei que ela ia sair de braços dados com o Sun-chan que diria para o Regador: "Sinto não poder comer contigo, mas já tenho outro programa". Mas o Sun-chan não me decepcionou! O final é com Sun-chan e o Regador juntos comendo empanados! Aliás, a Tsubaki foi de grande ajuda.

    Gostei mesmo de Oresuki. É reviravolta atrás de reviravolta e conseguiu dar um fim direitinho. Rakuda cuidou pessoalmente do roteiro e digo que foi genial! Absolutamente genial! Deixou a história fechada de modo que nem precisa de continuação. E ficou muito boa a matéria, pegando os pontos-chave do episódio e mostrando bastante percepção. Está afiado, sim! Mesmo depois desse hiato.


    Essa do Tsuki wa Kirei desu ne, dizem que é do Natsume Souseki. Quando ele era professor de inglês, um aluno traduziu literalmente o I Love You para o japonês. Mas Natsume disse que parecia falso, pois um japonês não fala "Eu te amo". E disse para colocar alguma outra coisa como "A Lua está linda". E aí pegou. Essa parte também se conecta com o gosto por livros da Pansy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Quando ele falou eu também acabei rindo bastante, e isso que era uma cena emocionante hehehehe.

      Aquelas personagens diferentonas estavam muito suspeitas, só faltou elas terem nomes de flores também, se bem que aí não teria como não transformar elas em personagens fixas. O Regador é ligeiro, ele não ajuda apenas por ajudar hehehe.

      O Regador conseguiu tirar o Mangueira do jardim dele hehehehe. No final das contas até as malandragens do Regador têm um significado, o cara realmente é ligeiro.

      Em alguns momentos a memória véia funciona! Na hora de digitar a matéria é que eu me liguei que fizeram a garota parecida com a Pansy para justificar um dos motivos do Sun-chan gostar dela. Mandaram bem nessa, apear de que acho que deve acabar confundindo uma galera.

      Isso seria bem engraçado, mas acho que nenhuma garota é páreo para esse OTP, ainda mais quando eles tem empanados para comer juntos XD

      Volto a dizer que Oresuki foi uma bela surpresa! Quando comecei não pensei que seria tão bom, mas foi muito mais do que bom! Rakuda realmente manda muito bem, ele (ou ela, não sei hehehe) soube conduzir a história direitinho, e sempre de forma divertida. Espero conseguir manter o ritmo para escrever matérias na temporada que vem aí XD

      Tem um anime que se aprofunda bastante nessa questão do Natsume Souseki, mas agora não me lembro o nome. É legal ver como algo que veio de uma pequena aula se tornou algo tão popular. E acho que o Regador foi direto nessa frase pra agradar a Pansy, pois de fato, ela citou Natsume Souseki várias vezes ao longo da série.

      Wakanda Forever!

      Excluir