segunda-feira, 4 de abril de 2022

Aharen-san wa Hakarenai - Primeiras Impressões

 

AQUELA QUE É INDECIFRAVELMENTE SEM NOÇÃO!


Comédia, Escolar, Shonen
Estúdio: FelixFilm - Direção: Tomoe Makino, Yasutaka Yamamoto - Roteiro/Composição: Takao Yoshioka
Adaptação: Mangá

 Chegou o anime com o pôster mais divertido! E aqui temos um carinha chamado Raidou Matsuboshi, que por ter uma expressão fechada não é nada popular, mas é gente boa, e no primeiro dia de aula ele se desafia a se aproximar da pessoa que senta próxima a ele. O desafio vem em uma embalagem pequena mas é maior do que ele esperava, pois a colega é a Reina Aharen, uma garota inexpressiva e que fala no volume mínimo, tipo, imagina que a TV vai do volume 1 ao 50, a Aharen tá no 1, aquele em que a TV mal faz ruído e você tem que colar a orelha na saída de áudio pra escutar alguma coisa. E é a partir daí que o episódio segue, e conferimos como o Raidou se meteu em uma situação difícil, e para nossa alegria, muito engraçada 😁

Mandou bem Raidou! Esse sorrisão certamente já conquistou a galera!

 No começo o Raidou acha que a Aharen simplesmente não deu a mínima pra ele, deixou no vácuo. Mas aí já entra um detalhe legal, a gente pode observar que a boca dela se mexe um pouquinho. Então quando ele cumprimenta ela, na verdade ela está cumprimentando também, só que tanto ele quanto nós não ouvimos nada, passando a impressão de que a Aharen ignorou ele, ainda mais que assim como o Raidou, ela é inexpressiva, o que dá um ar ainda mais engraçado pra ela e deixa mais difícil interpretar sua reação, faz ela ser "indecifrável", como o próprio título propõe. E eu particularmente adoro esse tipo de personagem cômico inexpressivo como a Isuzu Sento de Amagi Brilliant Park e a Ononoki de Monogatari. Poker face no poder! 😆

 Já podemos perceber que é daquelas comédias que se baseia na repetição, dando toques diferentes na mesma situação pra manter a piada fresca, e pelo menos nesse primeiro episódio isso funciona muito bem. Temos a parte do Raidou tentando lidar com o baixo volume de voz da Aharen, com resultados bem engraçados nos diferentes testes de comunicação. E temos o outro lado dessa amizade desafiadora, onde entra a outra característica peculiar da baixinha: ela não tem a mínima noção de espaço pessoal, e isso fez com que ela, assim como o Raidou, acabasse ficando sem amigos. Essa caraterística dela gera situações bizarras que são hilárias, ainda mais com todo o ar de inocência da Aharen, combinado com a cara de pastel dela, já garante a essa personagem um espacinho no coração de quem assiste.
 Detalhe que essa falta de espaço pessoal é algo que poderia acabar indo pra um lado mais sacana, caindo em um território lolicon, mas isso não acontece aqui, essa característica é bem inocente e é utilizada bem para fins cômicos, mesmo. E pelo que dizem sobre o mangá, isso se mantêm assim.

Aharen quer ultrapassar o espaço entre a tela e o espectador!

 O que sempre me preocupa nessas comédias de repetição é se elas vão conseguir manter o ritmo no padrão de 12 episódios de 24 minutos, que pode acabar sendo muito para esse gênero, e requer uma boa direção. Pelo menos nesse episódio o ritmo foi muito bom, e as coisas parecem bem encaminhadas, ainda mais que a última cena deixa um gancho para expandir as situações com essa dupla divertidamente inexpressiva, e me chamou a atenção que há uma cena em um fliperama que questiona o discernimento de espaço da Aharen de uma forma bem interessante.

 O visual é extremamente simpático, e a série usa de cores leves que são ótimas para relaxar os olhos. Como é uma comédia que usa bastante expressão corporal pra funcionar, o visual bonito é uma baita qualidade, que ajuda a manter a atenção e acompanhar os movimentos dos personagens.

 A primeira impressão foi ótima, Aharen-san já me conquistou e eu certamente vou continuar assistindo! Pra quem procura uma comédia simples, mais leve, e bonitinha, é uma boa pedida pra acompanhar nessa temporada, e eu tenho certeza que a Aharen vai se tornar querida por uma galera e vamos ver a carinha dela no DCV hehehe.

 E não posso encerrar essa matéria sem mencionar que a cena do karaokê é épica e foi a coisa que mais me fez rir até agora em 2022!

Só digo que no karaokê ninguém ganha da Aharen!


4 comentários:

  1. Nobre Ronin!

    Cara, conferi o primeiro episódio e consegui rir de várias situações. Como já tinha dito, animes shonen que insistem no clichê estão me cansando, então tenho dado mais chances a esses queridos slice of life.

    Achei muito engraçada a relação entre esses dois e lembrou bastante o anime da Komi-San, que quer se comunicar com as pessoas, mas não consegue dizer uma palavra sequer.

    Tentei seguir sua dica e prestei atenção na abertura e encerramento. Já vi que aquela menina do final estará presente nos próximos episódios, assim como a professora que mais parece uma aluna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Adelmo Veloso!

      Esse garante umas boas risadas! É uma boa assistir algumas coisas diferentes, os battle shonens não são ruins, mas chega um ponto que cansa um pouco, e aí tem esses mais calminhos e divertidos que dão conta do recado.

      Vi bastante gente falando sobre essa semelhança, e sinto que quando eu assistir Komi-san ou acabar passando por essa experiência também hehehe.

      Esses sempre dão algumas pistas do que podemos esperar de cada anime. A menina no final parece que vai causar problemas pra dupla, deve rolar umas situações bem engraçadas. As professoras sempre se destacam XD

      Wakanda Forever!

      Excluir
  2. Fui lá ver o episódio e é bem engraçado!

    Um cara de cara fechada que quer mudar e uma menina que fala baixo demais e não tem noção de nível de intimidade. E realmente o Raidou é gente boa, afinal se prestar a aprender todos aqueles meios para se comunicar com a Aharen.

    O mais engraçado é ela ter noção de espaço ao quase depenar a máquina. Só não consegue saber direito como dosar as coisas em relacionamentos. E notei a boca dela se mexendo no começo, sim. Por um momento achei que nem o espectador ouviria o que ela diz, sabendo só através do Raidou, mas ela tem voz, sim. Da Inori Minase. Estou tão acostumado ao vê-la interpetando personagens ativas que me esqueci que ela foi a Swim-Swim uma vez, que tem um tom de voz parecido com a Aharen, só que mais alto.

    Achei que tinham usado todo o repertório de piadas no primeiro episódio, mas pelo visto vão colocar mais coisas para chacoalhar, o que vai ser bem divertido. No total uma boa diversão essa "Aharen Sem-Noção".

    Ah, eu estremeci quando a Aharen cantou o refrão no karaokê! Até saíram lágrimas dos olhos! Essa vai ficar na história!😆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Taí uma dupla bem inesperada hehehe! O engraçado é que o Raidou não parece a pessoa mais adequada para ajudar a Aharen, mas como no fundo o cara é bom ele se esforça. E fazer todos esses estudos só pra ajudar alguém é coisa que não é pra qualquer um, sinal de que o Raidou é um cara especial.

      Essa é uma parte que chama bastante atenção, o que mostra que o problema dela é algo social. Como já tinham anunciado a Inori Minase como a voz da Aharen eu já esperava que ela acabaria falando. É mesmo, a Minase foi a Swim Swim também, que tinha esse estilo mais silenciosa! Eu tinha esquecido.

      A impressão que dá é que as piadas vão esgotar rápido, mas ao longo do episódio conseguem revigorar bem, o que é um bom sinal. O espírito sem noção não pode morrer hehehehe!

      E te garanto que ela atingiu a pontuação máxima hehehehe!

      Wakanda Forever!

      Excluir