domingo, 29 de dezembro de 2019

Ore wo Suki nano wa Omae dake ka yo - Episódio 12


O MONSTRO SAIU DA JAULA!

No episódio anterior: Cosmos contou pra turma que a biblioteca vai ser fechada, e a única forma de salvá-la é fazer com que ela seja mais frequentada, e para isso cada um foi apelar para seus contatos e amigos. Porém, como um cara não muito popular, o Regador não tinha muito como ajudar, mas ele acabou lembrando de Hazuki, o Mangueira. O Regador conseguiu convencer o Mangueira a ajudar, e ele ainda conta com a ajuda de Cherry e Tsukimi, mas logo os problemas apareceram quando foi revelado que eles já conheciam Pansy e o Mangueira é apaixonado por ela, mas Pansy o evita. O Regador descobriu que a bondade excessiva do Mangueira causa mágoas e problemas, mas não sabe como lidar com isso e ajudar Pansy ao mesmo tempo. Mas parece que Sun-chan tem um plano arriscado...

Regador sempre pode contar com suas garotas!

 Chegamos ao final de temporada de Oresuki! E já vemos que os esforços para salvar a biblioteca deram certo, tem gente aos montes, a biblioteca tá parecendo até um point popular.

 A Tanpopo é bizarra! Ela começou passando uma imagem completamente egoísta, aí mostrou preocupação com uma amiga, aí agora voltou a ter a imagem de egoísta. Ela é mais uma que gosta do Mangueira, e a ideia de juntar a Pansy com o Sun-chan era na verdade pra tirar a Pansy do caminho. Bem, eu nunca confiei 100% nela, então acho que vou manter assim 😆

 O plano do Sun-chan já entrou em ação, e a Pansy embarcou nele. O Sun-chan teve que agitar as coisas pra fazer o Regador se mover e sair da indecisão de lidar ou não com o Mangueira. Ao ver que a Pansy entrou no plano de assumir namoro com o Sun-chan o Regador percebeu que alguma coisa precisava ser feita, e que ele não estava fazendo nada, e o pior é que ele tinha piorado as coisas levando o Mangueira para a biblioteca.

Agora é que começa a treta!

 No meio disso tudo, a Pansy achou melhor afastar o Regador pra tirar um pouco do peso que ela tinha botado nas costas dele. Mas ainda assim ela deixou pistas de que não tinha desistido. Porém, o simples Regador não tinha capacidade de lidar com essa situação, ele precisava despertar o verdadeiro Regador, o Monstro, que a gente não via há algum tempo. O legal é que o Regador só conseguiu a inspiração para lidar com a situação com a ajuda das garotas que conheceu ao longo dos episódios, foi a Tsubaki que fez ele se ligar de que ainda podia ajudar a Pansy, e foi com a Sazanka que ele se ligou que precisa do Monstro.

 Com o Monstro em ação, o Regador conseguiu encarar o Sun-chan e ser sincero, o que fez o Sun-chan ser sincero também, e dar mais um incentivo valioso para o Regador. E como Monstro, o Regador chega corajoso para encarar os problemas, e até mesmo usa frases que mostram que ele leu o livro que a Pansy emprestou pra ele.

Regador nunca vai entregar seu posto!

 O Regador conseguiu emboscar o Mangueira pra ele aceitar o desafio, achei foda como ele usou o pretexto da promessa contra o Mangueira. E o Regador conseguiu até mesmo usar o poder do protagonismo para invocar a música de abertura hehehehe! O desafio do Regador até que foi interessante, mas também provou que ele ainda não tinha se ligado que as outras garotas gostam dele (apesar de que ele já sabia da Asunaro), e é lógico que pra elas quanto menos concorrência melhor, então se ele se afastar da Pansy elas saem na vantagem. Nessa parte acho que a Cherry e a Tsukimi vão ser peças importantes, pois é nesse momento que elas vão decidir se querem aceitar seus sentimentos e tentar uma chance com o Mangueira, ou se vão continuar tentando empurrar ele pra outra e ignorar seus próprios sentimentos, então acho que no final elas vão dar as presilhas para o Regador. Mas o que importa é que o Regador bateu com a cara na porta e foi muito engraçado! Aliás, desde o início do plano já foi muito engraçado com o Regador cheio do estilo hehehehehe!

 O desafio está lançado e os dois "protagonistas" vão com tudo! Mas agora temos um problema, um problema bem grande... Faltou um episódio! Pois é, não temos o final do arco, pois não coube nos 12 episódios, então deixaram o final para um OVA que só sai na temporada de julho de 2020, e ter que esperar tanto por um episódio que é parte importante da história é deveras desanimador. Se fosse simplesmente um especial tudo bem, mas logo a história principal... É uma pena que uma série tão boa acabe deixando um gostinho amargo no final por falta de planejamento do estúdio, é uma pena, mesmo.


No final das contas, o Regador só se ferra!


 Bem, o ideal seria fazer as considerações finais após a história concluída, mas como o episódio final vai demorar muito eu vou com a história incompleta mesmo, senão até julho já perdi a linha de raciocínio da série como um todo hehehehhehe.

 Acho que Oresuki foi a melhor surpresa do ano pra mim. Eu esperava apenas uma comédia bem bobinha que lá pelo terceiro episódio já estaria se arrastando, mas acabou sendo uma comédia muito engraçada com um excelente desenvolvimento e personagens interessantes, com um enredo que apesar de simples, tem várias camadas pra quem quiser pensar mais a fundo, e tudo isso em um ritmo muito bom, acho que a participação do criador da novel nos roteiros acrescentou muito a esse bom ritmo. As referências literárias são bem inteligentes e as personagens com apelidos de flores é uma boa sacada, ainda mais considerando os apelidos dos garotos hehe.

 Claro que o maior mérito vai para o protagonista, o Regador. O cara é um dos melhores protagonistas do ano! Além de ser extremamente divertido, ele quebrou vários clichês de personagens do gênero (assim como a série também quebrou clichês das comédias românticas e haréns) e o trabalho do Daiki Yamashita foi simplesmente perfeito, todo mundo já sabia do talento dele interpretando fortes emoções como o Deku em Boku no Hero Academia, mas agora ele foi mais longe e despirocou total.
 Os outros personagens também foram ótimos. Apesar de eu manter a opinião de que a Himawari não está no mesmo nível que os outros, mesmo após ser desenvolvida, acho que mesmo ela é uma boa personagem. A Pansy é uma personagem interessante e que traz algumas coisas que mexem com o espectador, seja detestando ou adorando, e isso é algo que poucos personagens conseguem, além de que a intelectualidade dela soa muito natural. A Cosmos acabou sendo a minha queridinha por ser extremamente abestada e engraçada, e qualquer personagem que consegue fazer eu ir além de simples risadas já merece destaque hehehe. E temos o melhor amigo, Sun-chan, que cumpriu muito bem seu papel na série, pois além de ser o básico melhor amigo, também trouxe um pouco de antagonismo para a série, e acho que a série deve parte da dinâmica de sua história principal a esse personagem. O que eu gostei é que nenhum personagem é exatamente o que parece na primeira impressão, eles parecem muito simples mas depois mostram outros lados que os deixam mais complexos e interessantes.
 Ok, vou manter os comentários só nesses principais pra matéria não ficar gigante 😅

Taí uma que nunca vai largar mão do Regador!

 Fiquei impressionado com a qualidade técnica da série, pois o visual se manteve sempre bonito, as garotas estão sempre bem desenhadas e os ângulos das cenas são muito bem pensados, além de que os personagens são muito expressivos, nesse último episódio teve uma certa cena onde deu pra ver o conflito de sentimentos do Mangueira apenas por algumas mudanças em sua expressão, o que mostra o cuidado com a parte artística da série.

 Na trilha sonora acho que o grande destaque fica com o tema do banco de praça da opressão, que é praticamente uma versão cômica da Marcha Imperial de Star Wars, e funcionou perfeitamente. De resto a trilha é ok, sem grandes destaques, mas que complementa bem as cenas. Mas eu gosto da música de abertura 😁

 Acho que a minha única reclamação sobre a série foi essa má programação no final. Esperar meses pra ver um único episódio tão importante pra história é frustrante demais. Não é como um gancho para uma próxima temporada, onde fica algo em aberto, mas dentro de uma certa conclusão, aqui ficou completamente aberto simplesmente porque a temporada ainda não acabou, falta um episódio! Claro, talvez seja melhor uma espera frustrante do que um final apressado e frustrante, mas quando a gente pensa que podiam ter planejado um pouco melhor e ter feito uma série de 13 episódios ou programar o OVA para um pouco mais cedo, bate uma tristeza. E pior que Oresuki foi um dos primeiros animes que estreou na temporada, tanto que acabou antes da maioria, então realmente podia ter mais um episódio.

 No geral, uma maravilhosa comédia romântica, mais comédia do que romântica hehehehe! Foi divertida (muito divertida!), foi bem escrita, foi bem dirigida, e foi extremamente agradável de assistir. Pra mim é nota 10, não acho que o problema do último episódio afete a qualidade da série. Ok, tem o risco do final ser horrível, o que eu acho meio difícil, mas vamos ter em mente que qualquer coisa na vida pode decepcionar. Mas tenho fé que vai ser bom. Enfim, valeu a pena assistir, eu vou recomendar pra todo mundo que estiver procurando uma boa comédia, e aguardo ansiosamente pelo desfecho.

Muito obrigado a todos que acompanharam as matérias! Nos veremos no episódio 13, láááá no futuro!

2 comentários:

  1. E assim termina Oresuki... ou melhor, não termina não. Mas eu mesmo acho que dava para parar por aqui, com o final em aberto mesmo.

    De fato foi uma coisa bem estruturada, com tudo se encaixando e tudo explicado. Cada personagem teve seu papel, inclusive a Sazanka, que nem apareceu tanto e a Tsubaki, sempre observadora. Sun-chan mais uma vez montou o esquema e deu a pista. Só faltava o Regador ligar os pontos. E dava para ver a Pansy apertando o pulso enquanto dizia para ele não vir por um tempo para a biblioteca.

    O interessante é que o Regador aceitou seu destino como o "vilão da história", o Monstro, tentando derrubar o Mangueira, que é o "herói". Aquele que valoriza a amizade e nunca desiste de seus objetivos. Pena que ele não contava com o fato das meninas acabarem gostando dele. Ele provavelmente achava que o negócio da Himawari e da Cosmos era com o Sun-chan. A Asunaro, ele pensou que tinha tirado do caminho. Agora a Cherry e a Tsukimi é que vai ser o grande problema.

    Mas no total foi uma série muito boa! Surpreendente, de fato! Algo que parecia ser bobo, mas foi a desconstrução das comédias românticas com um protagonista ardiloso e fiel aos seus desejos, embora tivesse se perdido no caminho por um tempo. E até com umas referências metalinguísticas, como mencionar o tema de abertura tocando e ser traído pela cantora do tema. Mais uma excelente indicação! Ver as peças se encaixando também foi altamente satisfatório, assim como as várias reviravoltas. Só o final que... bom... ainda assim acho que pode terminar assim, em aberto, do tipo "a nossa luta começa agora".


    Himawari já está de malas prontas, pois agora vai ter um novo trabalho para um ano inteiro, o que para um dublador é como acertar na loteria. Sun-chan deve ser chamado para uns trabalhos por alguns anos. O "Estudante K", vulgo "Regador", como apareceu nos créditos finais, também tem papel fixo em várias temporadas. Então o pessoal já está encaminhado. Duro vai ser reunir todo mundo para o OVA. Bom, espero que ao menos seja na data de lançamento das figuras da Pansy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Acho que se não tivesse rolado todo o lance do desafio até ficaria tranquilo encerrar com ele como desafio, deixar a gente pensando o que vai ser, mas parar no meio do desafio ficou meio "coito interrompido" hehehehe.

      A Sazanka fez umas pontinhas mas acabou sendo importante, o Regador precisava daquele empurrão da tsundere. Pedir para o Regador se afastar deve ser dureza pra Pansy, que quer tanto ficar perto dele, mas a situação pedia esse sacrifício.

      Se até o Coringa pode ser protagonista de um filme, então o Regador também pode ser um protagonista hehehe. Pois é, o Regador devia achar que as garotas ainda estavam de olho no Sun-chan, apesar de que ele é que é muito desligado, já que as garotas deram algumas pistas ao longo da série.

      O Regador quebrou a quarta parede algumas vezes, isso foi bem engraçado, e inesperado. A várias reviravoltas realmente foram boas, aquela do Sun-chan no primeiro arco veio como uma voadora na cara!

      Acho que da galerinha de Oresuki a Sazanka é a única que é meio iniciante, e mesmo assim acabou se destacando bastante e acho que vai ainda vai crescer muito. O Sun-chan dessa vez vai poder ser um protagonista em outra série hehehe. Pior que eu acho que as duas figuras em pré-venda da Pansy caem perto do mês do OVA, só a Nendoroid que vai acabar saindo depois, a não ser que a GSC se programe muito bem.

      Abração!

      Excluir