domingo, 12 de abril de 2020

Appare-Ranman! - Primeiras Impressões


AQUI ESTÃO AGORA OS VOLANTES MAIS BIRUTAS DO MUNDO PARA REALIZAR MAIS UMA CORRIDA MALUCA!

Aventura, Comédia, Histórico
Estúdio: P.A.Works - Direção: Masakazu Hashimoto - Roteiro/Composição: Masakazu Hashimoto
Adaptação: Original

 Não tem como não comparar esse com o clássico Corrida Maluca, pois logo no começo já vemos que a pegada é muito parecida, e até mesmo alguns dos carros são bem parecidos (nem vou descrever todos pra não estragar a surpresa)!

 Em Appare-Ranman somos apresentados ao excêntrico Appare, um gênio da engenharia mecânica, em um mundo que pelo visto se passa logo após a Revolução Industrial. O Appare é um cara incompreendido, pois enquanto todos querem que ele mantenha as tradições da família, ele está mais preocupado em construir suas invenções. O samurai chamado Kosame acaba incumbido de botar juízo na cabeça do Appare, ou prendê-lo de vez. Porém, durante uma confusão envolvendo uma das invenções do Appare eles acabam em alto mar, e a única coisa que Appare consegue fazer antes de partir é se despedir de sua irmã, a única pessoa da família que o valoriza. O engenheiro e o samurai acabam atravessando o mar, e para deixar tudo mais divertido, acabam envolvidos em uma corrida muito louca.

Agora não tem mais volta!

 É uma premissa muito divertida e logo no começo do episódio já temos um gostinho de como as corridas nesse mundo funcionam, e como esses pilotos parecem meio malucos. Apesar do trecho meio confuso no começo, fica bem claro que é realmente só um aperitivo, pra prender a galera que procura algo mais dinâmico antes de acalmar um pouco as coisas para mostrar a "história de origem" da dupla protagonista. E essa dupla já mostra que tem uma química divertida, pois eles são completamente diferentes, enquanto o Appare é despreocupado e diferentão, o Kosame é paranoico e certinho. O Appare é o cara que causa os problemas e o Kosame acaba arrastado junto, tentando fazer o certo. Essa dinâmica funcionou muito bem nesse episódio, mas me pergunto como a relação deles vai ficar futuramente, pois o Kosame deixou uma vida toda pra trás, então em certo ponto ele deve acabar culpando o Appare, gerando um atrito entre eles, se é que o Appare vai dar bola pra isso hehehe.

 O visual me impressionou bastante, cheio de cores e designs bem impactantes. Confesso que eu não gostei do visual do Appare, mas é inegável que ele se destaca bastante quando aparece na tela, o que mostra que o design funciona, por mais que eu não goste. Os corredores aparecem brevemente no começo, mas já dá pra ter uma noção de como eles vão ser (tem ate o Sugita e a Aoi Yuuki no meio!), e como já mencionei, é engraçado que alguns dos carros parecem bem inspirados na Corrida Maluca, tem até um carro rosa bem no estilo da Penélope Charmosa, apesar de que sua condutora parece ser uma moça bem durona, diferente da delicada Penélope.
 É meio cedo pra ter certeza disso, mas parece que os carros em CG se integram bem aos cenários tradicionais, e espero que seja assim sempre. No geral a animação está bem bonita!

Estamos só começando!

 O enredo é extremamente simples e não acho que vai desviar desse caminho. Pela abertura dá pra ter uma noção do que está por vir, com muita aventura e zoeira. Se tiver um fundo dramático deve ser mais pelo fato do Kosame ter abandonado sua vida no Japão, pois de resto parece tudo mais focado na diversão. Um detalhe interessante é que há claras homenagens a Júlio Verne, inclusive o Appare é um grande fã dele e o livro "Da Terra à Lua" aparece bem na nossa cara. Acredito que muitas das coisas que o Appare vai fazer e dizer na série devem ser inspiradas nos livros de Júlio Verne, então é algo interessante para ficar de olho e catar as possíveis referências.

 Foi um episódio divertido e promissor. Appare-Ranman deixou uma ótima primeira impressão. Tem tudo pra ser um daqueles animes bem focados na diversão, onde a gente simplesmente senta e aproveita os 24 minutos de entretenimento sem precisar pensar demais. Uma ótima pedida para espairecer nesses tempos estressantes. Com certeza vou continuar assistindo!

 E agora vem a difícil tarefa de decidir qual anime vai ser o companheiro do ABB nessa temporada, temos as confusões de uma vilã em busca de um final feliz, e temos as zoeiras e aventuras de uma corrida bem maluca. Duas ótimas pedidas, que decisão difícil...

12 comentários:

  1. Ei! Esse também é bom! E gostei dessa linha narrativa mostrando primeiro a premissa da série, ou seja, a corrida, para depois mostrar como os personagens chegaram na América. O mais incrível é que dá para ver exatamente como é cada corredor logo na primeira cena.

    E deve rolar uma química boa entre esses dois, que são bem opostos. O Appare me lembrou uma das metades do Kamen Rider W, que também é excêntrico, não tem quem tire a concentração do cara quando ele está estudando alguma coisa, é estranhamente prático, não é muito bom no trato com as pessoas e se veste estranho. No caso do Appare é um visual Kabuki. Já o Kosame é o cara nervoso, preocupado que tem que segurar as pontas. Percebi que ele vai ter que fazer as vezes da mãe ou da mulher do Appare. E não, esse não parece com a outra metade do W.

    Cedo ou tarde deve rolar essa briga do Kosame ter deixado tudo para trás por acidente. Mas realmente o Appare não parece ser do tipo que vá ligar para isso. Ou vai dar alguma tirada inteligente, embora sem intenção. Também tem o fato dele ter um sonho. O tipo de cara que faz o mundo mudar e se mover.

    Agora estou curioso para ver como eles conheceram o indiozinho e a garota chinesa. E é claro, como eles entraram nessa corrida. Será que vai ter algum trapaceiro na jogada? Embora nenhum deles se pareça com o Dick Vigarista. Mas se tivesse, ele ia cair no gosto do público e tomar o papel principal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Alguns devem ficar perdidos com a série já começando na ação da corrida, mas acho que ela funciona muito bem para já prender a atenção e ficar na expectativa pelas corridas. Pela cara dos corredores já dá pra ver que eles vão ter bastante personalidade.

      Parece que os gênios sempre se desligam do mundo quando estão fazendo suas pesquisas e engenhocas hehehehe. Acho que as tarefas sociais vão ficar todas nas mãos do Kosame, assim como os planejamentos financeiros, pois com o Appare não vai rolar, o cara não tem senso comum.

      Por enquanto o Kosame deve estar deslumbrado com o mundo que eles estão descobrindo, mas quando as começarem a dar errado deve cair a ficha e ele vai lembrar das coisas que deixou pra trás por causa do Appare. E o Appare é um cara que tem capacidade para grandes feitos, isso se ele conseguir pensar em outras coisas quando a corrida começar.

      O indiozinho eu ainda não tenho certeza se não é uma indiazinha, até porque seria interessante ter uma menina para interagir com a dupla. Já a garota chinesa eu sinto que vai ser meio que o ship do Kosame, e também fiquei curioso pra ver como eles se conheceram. Tem um carro que é bem parecido com a "Máquina do Mal", mas o piloto não parece ter muito o estilo do Dick Vigarista hehehe.

      Wakanda Forever!

      Excluir
  2. Ronin, meu guru, como vai?
    Espero que esteja conseguindo sobreviver a esse turbilhão que tomou o mundo.

    Tem um bom tempo que não venho aqui porque minha vida estava uma correria doida de trabalho, mudanças e afins. Agora, infelizmente, a correria terminou graças a esse vírus. Digo infelizmente porque minha condição financeira tomou um forte baque.

    Mas eu vim para te atualizar da minha coleção de figures. Eu sempre adoro te contar a respeito dela porque você tem uma influência gigantesca na minha coleção. Sempre gosto de lembrar e de te agradecer por todo o auxílio que você me deu quando comecei a colecionar, sempre com muito carinho, tirando minhas dúvidas.

    No momento, minha coleção tem essas peças: https://drive.google.com/drive/folders/1kAMAkrLmw1zIyZg7n4OamgzqfKDqqFGn?usp=sharing

    Esse expositor foi um achado! Eu pedi orçamento em alguns locais para fazer um, só que o preço era absurdo, coisa de 2-3 mil reais.
    Como o preço era inviável, fui atrás de cristaleira. Essa aí é exatamente como eu queria. E foi apenas R$ 250.

    Infelizmente, por conta desse dólar absurdo, minha última compra internacional foi dia 14/07/2019, que foi essa Aegis. Depois dela, só fiz mais duas compras, ambas no Brasil: 24/10/2019 (Ryuko) e 29/11/2019 (Amatsukaze + Prinz).

    Agora, minha coleção está paralisada por tempo indeterminado. Kkkkkkkkk. Esperando que as coisas voltem ao normal.

    E sua coleção? Como vai?

    Grandes abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Muragami!

      Estamos resistindo o melhor que podemos, torcendo para que essa onda de problemas passe logo.
      Com muitas empresas sendo forçadas a parar as atividades a economia tá bem complicada mesmo, e infelizmente nossas finanças acabam afetadas. Complicado.

      É uma honra saber que influenciei sua paixão pelo colecionismo, e vejo que já está muito bem encaminhado, até com um belo expositor. Esses com porta de vidro são os melhores, o meu só não tem porta de vidro porque nunca encontrei um por um preço aceitável, e fazer sob medida fica caríssimo mesmo. Esse seu foi um achado mesmo, um ótimo expositor por um bom preço!

      Pior que agora as compras internacionais infelizmente vão ter que pausar totalmente, o Japão suspendeu os envios para fora do país por tempo indeterminado. As pré-vendas da galera vão ficar tudo retidas nas lojas, a hora que liberar vai ser uma loucura.

      Tá bem legal sua coleção, vejo que você é como eu, gosta tanto das estáticas quanto das articuladas. Legal que conseguiu as figuras de YuYu Hakusho, e o Mestre Kame é show demais, esse é um que eu cogito pegar se sobrar uma grana. O bom é que ainda tem bastante espaço para outras peças no expositor. Mas o bom é ir preenchendo devagar, só com as peças que realmente importam. Eu antes comprava muita coisa no hype e aí logo fiquei sem espaço, hoje em dia me livrei de boa parte e vou bem devagar nas compras (quase parando hehehehe), pois além dos preços estarem muito altos, a falta de espaço é complicada, ainda mais aqui que as figuras tem que compartilhar espaço com HQs e mangás.

      Espero ver mais da sua coleção quando as coisas voltarem ao normal!

      Wakanda Forever!

      Excluir
  3. Ronin-sama, minha empresa até faliu. Os clientes foram obrigados a fechar por conta da quarentena, sem faturamento eles não puderam me pagar e, sem receber deles, não tem como minha empresa existir. No momento, estamos em processo de fechamento.

    Eu fiquei chocado com o preço do sob medida, porque é algo extremamente simples, eu tinha feito um bem parecido com esse meu, que é uma pequena caixa de mdf com portas de vidro. Eu tinha achado cristaleiras onde as laterais também eram de vidro, mas ela tinha prateleiras de vidro e fiquei com receio de o peso das figures, a longo prazo, quebrar a prateleira. Ai acabei encontrando essa minha e foi só alegria.

    Agradeço pelo elogio a coleção! Minha regra para comprar figure é: gostar do personagem e gostar da figure. Sendo bem feita, eu não me importo com ser estátua ou articulada.
    Eu gostaria muito de fechar o set do Yu Yu, essas 3 eu comprei juntas, numa promoção que teve. Mas eu acho que será muito difícil conseguir fechar, essas peças são muito caras.
    Eu adoro o Kame, meu objetivo era fechar o "set", pegando o Goku e o Kuririn crianças, mas, infelizmente, a crise não deixou.
    Eu sou uma pessoa muito controlada com dinheiro, então, eu só compro as figures que vou ficar para a vida toda. Eu pesquiso e penso muito a respeito antes de fazer uma compra de figure.

    Minha paixão se tornou as figmas de Kantai Collection. Eu vi o animê e me apaixonei pelo design das personagens, com essa mistura de mulher e navio, feita de maneira muito cuidadosa, harmônica e detalhada. E essa figures delas da figma é maravilhosa. Quando as coisas voltarem ao normal, minhas primeiras compras serão mais figmas de Kantai Collection.

    Se possível, faça uma publicação mostrando sua coleção, contando a história dela, com fotos das figures. Seria um post sensacional.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz cara, que situação triste. Pior é que ninguém estava preparado pra isso, uma crise econômica até a gente aguenta, mas no momento que muitos têm que parar as operações por causa da pandemia aí a coisa fica feia mesmo. Vamos torcer para que essa desgraceira passe logo e que possamos todos nos reerguer economicamente.

      Lembro que quando me falaram o preço do sob medida eu fiquei tão maluco que quase montei uma estante eu mesmo hahahahaha! Essas com vidro nas laterais são as mais bonitas, e dá pra ver a coleção de vários ângulos, mas realmente fica meio arriscado com as prateleiras também de vidro, não só pela possível quebra, mas também tem que ficar tomando cuidado pra não riscar ao mexer as figuras lá dentro.
      Eu sou bem chato com dinheiro em geral, mas quando comecei a colecionar eu fiquei meio deslumbrado e acabava comprando um pouco mais que devia. Que bom que você já chegou no hobby com uma boa mentalidade sobre os gastos, isso ajuda muito.

      Essas de Kantai Collection tem bastante variedade, acho que lançaram a maioria das personagens. Só não sei como estão os preços delas hoje em dia, mas sempre vale a pena ficar de olho no mercado de usados.

      Essa matéria da minha coleção é algo que está nos planos há bastante tempo, só que eu fico enrolando ra organizar tudo direitinho, fora que sempre acabo adiando com o pensamento "quando chegar a peça X eu faço" hehehehe! Mas uma hora vai, agora que não tenho nada pra chegar é só organizar os nichos XD

      Wakanda Forever!

      Excluir
  4. É, Ronin, a situação está feia. O problema é que nenhum pequeno empresário tinha reserva. Já que o país tinha acabado de passar por uma crise financeira, mesmo quem economizava, estava liso, já que tempos de crise não permitem poupança. E, quando estava começando a engatinhar uma melhora, vem tudo isso aí. Quem conseguiu, com muita dificuldade, sobreviver a crise, morreu de corona :(

    O bom é que figure é praticamente um investimento. Mesmo que você tenha feito os gastos, imagino que com a venda delas tenha conseguido repor o dinheiro.
    Acho também que no tempo que você começou as coisas eram diferentes, com preços menores e dólar muito mais barato. Quando eu comecei, as figures já estavam em preços bem elevados e, recentemente, sinto que ocorreu outro aumento de preços.
    Acho que se eu visse preços menores e dólar mais barato, também cometeria umas pequenas loucuras. Kkkkkkkk.

    No Yahoo Action JP dava para achar preços bons nessas figmas de KanColle (média de 20-30 dólares), mas isso era quando eu pesquisava, já tem um tempo que não vejo mais nada referente a compra de figure. KKkkkkk.
    Mas eu acho que os preços delas devem aumentar em breve, já que anunciaram a segunda temporada do animê, sem data de lançamento ainda.

    Eu fico na expectativa dessa publicação. Também seria muito legal uns posts no estilo "diário de colecionador", onde você contaria suas histórias no colecionismo, como começou, como comprou tal figure, histórias engraçadas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é uma bomba atrás da outra para os empresários. E pensar que estavam com expectativas das coisas começarem a melhorar esse ano, mas esse vírus veio de surpresa.

      Isso é verdade, se a figura estiver completa e bem conservada dá pra recuperar uma parte do investimento, e às vezes algumas figuras se tornam raras e você pode até vender elas por mais do que comprou apesar dessa prática ser um pouco "cruel" ao meu ver.
      Bah, ali entre 2010-2012 era uma maravilha esse hobby! Os fabricantes tinham aprimorado muito as técnicas de escultura e pintura, e os preços eram consideravelmente acessíveis. Dava pra comprar uma figura 1/8 de uma boa fabricante como Alter, Kotobukiya, e MegaHouse por 6,000 a 7,000 ienes, uma figma custava de 2,500 a 3,000. Hoje em dia uma 1/8 tem um preço médio de 15,000 ienes, uma diferença muito grande. E ainda tinha o dólar mais baixo como você mencionou, então por isso havia espaço para se deslumbrar um pouco e comprar até umas figuras que não estavam nos planos.

      O lado bom de uma nova temporada do anime é que podem relançar algumas dessas figuras, o que ajuda a manter os preços no mercado de usados, ou até mesmo conseguir uma nova por um preço decente.

      Ainda faltam algumas coisinhas para eu sentir que minha coleção está digna de uma matéria, então acho que só mais para o final do ano estarei preparado hehehe. E contar algumas histórias é bem o que eu tinha em mente para essa matéria da coleção, só não faço isso como matérias separadas porque eu sei que eu ficaria enrolando demais para dar continuidade hahahahaa!

      Wakanda Forever!

      Excluir
  5. Eu queria muito ter aproveitado essa época que você citou. Kkkkkkk. Se bem que nesses anos eu ainda estava no ensino médio e meus pais não teriam grana para me presentear com figures. Eu comecei a colecionar quando as coisas melhoraram no meu trabalho e sempre com meu dinheiro.
    Você sabe dizer porque teve esse grande aumento de preço em um período tão curto de tempo?
    Se bem que se nós ganhássemos em dólar (ou vivêssemos no Japão, onde peão de fábrica ganha 1.100 ienes a hora; pensa só: o cara na função mais simples consegue comprar uma figure "premium" com 2 dias de trabalho), não seria um preço tão absurdo. O que acaba dificultando muito é ter uma moeda que não vale nada (e também empregos que pagam muito mal).

    Então, fico no aguardo dessa matéria especial da sua coleção.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza foi uma época bem divertida para colecionadores, mas hoje em dia apesar dos preços altos há a vantagem da grande variedade, tem figura de quase tudo que é personagem.
      Há várias discussões sobre esse aumento explosivo nos preços das figuras. Alguns dizem que são os custos que aumentaram, outros dizem que o grande crescimento da popularidade dos mangás e animes e o surgimento de novos colecionadores pelo globo fez crescer os olhos das fabricantes e licenciantes. Eu acredito nas duas coisas, mas acho que o aumento é mais por parte das fabricantes e licenciantes que resolveram lucrar mais. Digo isso porque eu me lembro de um caso bem curioso, em meio àqueles preços que mencionei antes, do nada surgiu uma figura da Max Factory que custava 14,000 ienes, muito mais (mais que o dobro, na real) do que todas as figuras no mercado até então. Lógico que muitos (incluindo eu) pensaram que a figura seria um fracasso de vendas com esse preço. Só que não. A figura foi um sucesso absoluto, vendeu horrores e inclusive ficou entre as mais presentes nas coleções dos usuários do MFC. Aí você vê a "coincidência" da coisa, logo após o sucesso do lançamento dessa figura, todas as figuras de fabricantes japonesas começaram a aparecer com os precinhos de 10,000 ienes pra mais. Vamos pensar como empresários: se os meus consumidores estão pagando 14,000 pelos meus produtos, por que vou voltar a cobrar 6,000? Faz total sentido do ponto de vista empresarial. Talvez se os colecionadores tivessem puxado o freio quando surgiram esses preços o aumento teria sido menor, mas não, a galera continuou comprando um monte, e mais e mais colecionadores foram surgindo com a popularidade dos animes crescendo, sendo que esses novos colecionadores nem sabiam que há um ano atrás esses produtos custavam metade do preço. Então no final das contas eu acho que o colecionador também foi um dos causadores desse grande aumento dos preços.
      Eu já ouvi falar que os custos das necessidades básicas no Japão é um tanto alto, então talvez o custo de uma figura acabe pesando nos orçamentos deles também, não deixa de ser um luxo. Acho que o maior problema que o colecionador brasileiro tem que os japoneses e americanos não têm é que os produtos chegam muito mais caros pra nós, tanto pela moeda como você mencionou quanto pelos impostos pesados.

      As ideias para a matéria eu já tenho, agora só faltam os materiais hehehe.

      Wakanda Forever!

      Excluir
  6. Grande Ronin, com certeza essa figure com preço alto foi um teste de mercado. Essas empresas grandes fazem monitoramento de tudo e, nessas análises, perceberam o aumento das vendas proporcionada pela internacionalização do animê. Essa época coincide com a consolidação da internet rápida no mundo, com os fansubs estourando, com os mangás também fazendo muito sucesso ao redor do globo.
    E aí, é bem isso mesmo que você falou. E eles acabaram pegando um público novo, que não tinha conhecimento do mercado de figures e, assim, considerou "normal" os preços altíssimos. E, convenhamos, o que mais tem no mundo é gente com grana. É o que sempre falo: "não é porque eu sou pobre que todo mundo é".

    A respeito dos custos no Japão, o que eu sei é que são caros nas grandes cidades, principalmente em Tokyo, que é um absurdo. Mas, nos outros locais, mais longe do centro, os preços são normais.
    Mas, como falei, o poder de compra do japonês é muito alto. Continuando no exemplo do peão de fábrica brasileiro, que não sabe o idioma, que não tem especialização, que, muitas vezes, não tem nem o ensino médio BR completo: ganha 1.100 ienes por hora. Isso dá por dia 8.800. Por mês dá 193.600. Isso sem contar hora extra, que é algo que eles fazem muito e paga bem mais que esses 1.100.
    Agora, imagina quanto não ganha alguém com qualificação, um engenheiro, TI, administrador, contador.
    Basta você dar uma olhada nos brasileiros que moram no Japão, que vão para lá sem nada, ainda devendo o valor da passagem pra empreteira e, em pouco tempo, já tá com iphone de última geração, roupa de marca, carro. Já vi até alguns que colecionam figure, com várias figures premium em casa.

    Eu acho que o maior problema do brasileiro é o poder de compra. Nós ganhamos muito pouco, mal dá para pagar as contas. Brasileiro não vive, ele sobrevive.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo que foi, aquele preço diferentão era muito suspeito! E é isso mesmo, tudo aconteceu exatamente durante o boom dos animes pelo mundo. Pior que tem muita gente que não enxerga isso e defende com unhas e dentes que as fabricantes jamais aumentariam os preços apenas por lucro... Essas pessoas com certeza não entendem de comércio hhehehe.
      Isso mesmo, tem muita gente que nem acredita que um dia as figuras 1/8 custaram 6,000 ienes, pois já se acostumaram com os preços atuais. Pior que realmente não falta gente com grana no mundo, eu lembro disso sempre que vejo as coleções dos gringos, e até algumas de brasileiros também.

      É, pelo que andei pesquisando parece que nas cidades menores o custo de vida é bem mais tranquilo mesmo. Deve ser bom morar de boa nessas cidades e ainda ganhar bem. E ainda tem a vantagem de encontrar de tudo. Por aqui se a gente quer alguma figura tem que correr pra internet, enquanto em países como Japão e EUA se encontra um monte de lojas de figuras pelas ruas, dá até pra fazer um passeio só admirando as caixas nas prateleiras hehehe.

      Nós ganhamos muito pouco em um país onde tudo custa muito, talvez só a alimentação tenha um preço um pouco mais justo, mas mesmo assim, considerando a baixa renda, acaba pesando. Ser brasileiro é ser guerreiro nível 20 hehehehehe!

      Wakanda Forever!

      Excluir