quinta-feira, 4 de abril de 2019

Tokupapos: Our Shining Days


NERDOTAKUS TRADICIONALISTAS!


 Olá povão louco! Estava eu passeado pela Netflix para fazer uma das coisas que mais gosto, assistir filmes chineses, quando me deparei com um simpático filme sobre nerdotakus e música tradicional. Me deu vontade de falar sobre um filme e eu lembrei que tenho esse bloco onde eu disse que falaria de live actions em geral e acabei não falando sobre nada hehehe. Então hoje vamos aproveitar para reviver esse bloco para falar sobre um filme chinês! Nada a ver com Tokusatsu e adaptações live action, mas foda-se o mundo que eu não em chamo Raimundo!
 É a primeira matéria de filme do blog, então espero que esteja pelo menos convincente 😳

 Our Shining Days é um filme de comédia, drama, música, dirigido por Wang Ran e escrito por Bao Jingjing, e lançado em 2017. A história acompanha a avoada Chen Jing (interpretada por Xu Lu) e o introvertido Li You (interpretado por Peng Yuchang), dois estudantes de uma conceituada escola de música que chama a atenção por dois motivos: o primeiro é que ela funciona como uma escola normal onde todos são músicos, e o segundo é que há uma divisão de duas facções na escola, a ala da Orquestra Chinesa de música tradicional (de Chen e Li), com instrumentos chineses cujo boa parte foi rejeitada pela atualidade, e a ala da Orquestra Clássica, que conta com diversos instrumentos estrangeiros e um pessoalzinho bem nojento. Há uma grande rivalidade entre elas, sendo que a Orquestra Clássica chama a Orquestra Chinesa de "os bregas", enquanto o pessoal da Chinesa chama a Clássica de "os pretensiosos".

Chen Jing (sempre com caretas) e Li You preparados pra zoeira!

 O grande problema começa quando Chen se apaixona por Wang Wen (Luo Mingjie), um pianista da Orquestra Clássica, mas ele é um sujeito nojentamente pretensioso que faz pouco caso da garota e a humilha na frente de todos. Para se provar para Wang, Chen resolve montar um conjunto musical que vai abalar as estruturas da escola. Com seu yangqin em mãos, e acompanhada dos tambores chineses de Li, ela precisa de musicistas para seu ambicioso projeto, e aí entram as grandes figuras do filme, um grupo de quatro garotas nerdotakus ao extremo. Tata (Han Zhongyou), que toca o pipa (um tipo de alaúde chinês), Beibei (Lu Zhaohua), que toca o ruan (mais um tipo de alaúde chinês), Ying Zi (Li Nuo), uma garota que não fala e toca um erthu (um tipo de violino chinês), e Xiao Mai (Liu Yongxi), a "líder" das nerdotakus, que toca um guzheng (um imenso e complexo instrumento de cordas). Mas esse excêntrico grupo não está nem aí para Chen e Li, e eles vão precisar apelar para o vício nerdotaku delas para conseguir pelo menos uma conversa. E mal sabem eles que no meio desse grupo há uma lendária musicista... E a Orquestra Clássica não vai deixar barato!

 Sonhos, força de vontade, amizade, paixão pela música e pela cultura pop, e respeito e admiração pelas tradições. Esses são os pontos principais de Our Shining Days, que conduz tudo de forma divertida e envolvente. É engraçado quando precisa de comédia, é profundo quando precisa de drama, e é bonito quando se trata de cultura e mensagens. Não importa o país, muitas tradições estão sendo deixadas de lado, e muitas vezes aqueles que apreciam essas antigas tradições são alvo de chacota, considerados "bregas", o próprio termo usado no filme. E é nesse ponto que o filme faz algo muito interessante, que é mostrar a semelhança entre o preconceito com uma cultura antiga e também com uma atual, pois as nerdotakus são alvos de ataques até mesmo de suas famílias, apenas por gostarem de algo "diferente". Ha uma cena de partir o coração onde Xiao Mai é hostilizada pelo próprio pai simplesmente por gostar das nerdotakices, e apesar de ser algo que vem diminuindo com o passar dos anos e com a expansão da cultura pop, infelizmente ainda é uma realidade para muitos jovens. O preconceito cultural é algo ridículo, pois ele existe até mesmo dentro das próprias culturas, e o filme retrata muito bem isso, a própria briga entre as Orquestras lembra muito as brigas entre fãs de Marvel contra fãs de DC, e jogadores de Playstation contra jogadores de Xbox, e mostra que competição é boa e motivadora, mas briga é uma bobagem imensa. No filme os protagonistas basicamente representam as minorias que sofrem com preconceito, e a própria Orquestra Tradicional é bem deixada de lado pela escola, que separa as duas orquestras com uma grade, sendo que o espaço da Tradicional é menor.

Da esquerda pra direita: Ying Zi, Tata (a mais fofa), Xiao Mai, e Beibei, as nerdotakus da zoeira!

 Apesar do drama estar presente e servir como um bom pano de fundo, o foco do filme é mais a diversão e a mensagem de aproveitar as amizades e a alegria ao máximo, e nunca se dar por vencido apenas porque alguém disse que você não pode fazer algo ou que é inferior por causa de seus gostos. Os visuais coloridos e a zoeira mantêm o filme com uma energia boa mesmo após as cenas mais dramáticas. Nossos sonhos e nossos sentimentos positivos são o que fazem nossos dias serem brilhantes, e o título do filme está bem representado ao longo da trama!

  Com um enredo bem interessante e dinâmico, a diversão está garantida! O filme tem um ambiente extremamente agradável, sempre muito bem iluminado e com visual extremamente caprichado, e essa parte visual é um deslumbre para nós que gostamos da cultura nerdotaku, pois o quarto das quatro nerdotakus é um entulho de referências! Animes, HQs, action figures, games, cosplay, tem de tudo naquele quarto, e até as próprias garotas se vestem de forma apropriada hehehe. E também há muita nerdotakices em outros momentos do filme, com direito há vários cosplayers, incluindo Homem-Aranha e Deadpool, e Touken Ranbu (que pelo visto é uma grande preferência dos chineses). Com isso, fica fácil de se identificar com os personagens, e fácil de se encantar com a identidade visual do filme.

 A trilha sonora é excelente, divertida e bonita nas horas certas, fora que há as músicas tocadas pelo conjunto musical, que são alguns dos pontos mais fortes do filme, muito emocionantes, a última apresentação então dá até um arrepio.

Prontos para lutar pela Orquestra Tradicional!

 Os personagens são ótimos e muito carismáticos. O foco fica bem mais na Chen, no Li, e na Xiao, mas isso não apaga os outros personagens, tanto do grupo de "heróis" quanto do resto da escola. Parte do brilho do filme vem justamente do elenco, que é MUITO bom! A atriz principal, Xu Lu, dá um show, fazendo caras e bocas, responsável por boa parte da comédia, mas sendo extremamente convincente nas partes mais sérias! Não é à toa que ela ganhou os prêmios de "Melhor Atriz Revelação" no China Movie Channel Media Awards, Tencent Star Awards, e Chinese American Film Festival, e também "Melhor Atriz" no New Era Film Festival. E Liu Yongxi ganhou "Melhor Atriz Coadjuvante" no China Movie Channel Media Awards, sendo que nessa mesma premiação o filme levou os prêmios de "Melhor Filme", "Melhor Direção", e "Melhor Roteiro". Todos os prêmios merecidos, pois é uma obra realmente muito boa.

 Recomendo muito que todo mundo que gosta de cultura nerdotaku assista, mesmo que não seja chegado em música chinesa, pois a história é simples e muito boa, e logo no começo você já fica envolvido. Acho que quem gosta de anime/mangá vai gostar bastante, pois o filme tem uma pegada muito parecida com essas mídias, tanto é que no final as personagens aparecem desenhadas nesse traço, mostrando o quanto o filme é influenciado por animes/mangás.

 Esse ótimo filme está disponível na Netflix com áudio original em mandarim e legendas em português-br, mas como boa parte dos filmes chineses, não há opção dublado.
 Prepare a pipoca, e bom filme! Não esqueça de comentar o que achou 😁

6 comentários:

  1. Fui dar uma olhadela e adorei! Excelente indicação!

    A história é simples, com muitos clichês, contando como uma garota desengonçada dá a volta por cima, como em Betty a Feia (que também é bom). Mas ela atrai pelos pontos levantados na matéria: o conflito entre as duas facções, as nerdotakices de uma turma que toca instrumentos tradicionais chineses (o que parece um paradoxo), e o jeito como os nerdotakus são representados. E é exatamente assim mesmo, com eles isolados do resto da família ou de colegas, com uma sensação de deslocamento nas festas e encontros. Interessante também que pelo visto os nerdotakus da China não são muito diferentes dos do Japão. E nem dos daqui. É. nerdotakismo é cultura universal! E notei que as duas Goth Loli se chamam de "Tata-chan" e "Beibei-chan", emulando as sufixações japonesas. Até onde eu sei, isso não existe no chinês.

    E a música com instrumentos chineses é de arrepiar! Sinto que é a resposta chinesa à Wagakki Band! Uma música mais sensacional que a outra! Esse é um show à parte!

    Mas o que eu mais gostei é que a Chen Jing ficou com o Li You, que sempre deu o maior apoio para ela. E o Li You peitando o rival, mostrando que "gosta de música tradicional, sim. E daí?". Outro ponto bom é que o personagem do Wang Wen se manteve firme, sem se deixar levar por conveniências de roteiro, reconhecendo a Chen Jing no final, sem milagrosamente se apaixonar por ela.

    Para se ser ator na China é preciso ser formado em Artes Cênicas e por isso o nível é tão alto. Sendo assim, o fato da Xu Lu ganhar um prêmio mostra que ela é boa mesmo. E de fato é. A transfiguração ficou excelente. Se bem que o Peng Yuchang também não fica atrás nesse quesito de transformação.

    Mas eu gostei mesmo! Sem sua indicação eu ia deixar esse filme escapar e nem teria consciência dele. Mais um bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Que bom que gostou, sinal de que a indicação valeu XD

      Esse é o tipo de clichê bem feito, fazendo coisa boa mesmo com temas que possam parecer batidos, e que tem um apelo com o grande público. Pois é, a paixão é a mesma não importa em que canto do mundo se está, a língua nerdotaku acaba sendo a mesma hehehe. Os chineses possuem um montão de sufixos, que servem mais como títulos do que como suixos em si, e eles usam com bem menos frequência do que os japoneses. No caso da Tata e a Beibei elas usam esses "chan" mais pelo otakismo extremo delas, até aqui no Brasil às vezes vejo um pessoal mais hardcore usando esses sufixos japoneses hehe.

      Esses instrumentos têm sons muito agradáveis, e aquele guzheng parece ser extremamente difícil de tocar. Seria show se o pessoal da Wagakki Band fizesse uma pontinha no filme e os personagens fossem fãs deles hehe.

      O Li You estava merecendo uma atenção, o cara se esforçou muito e sempre foi muito atencioso com a Chen, bem melhor que o Wang Wen. E também gostei que não rolou a grande reviravolta do Wang se apaixonar pela Chen, ele apenas passou a respeitá-la, assim como sua música. Seria muito forçado se ele se apaixonasse do nada, fora que ficaria muito triste para o Li You que se dedicou tanto.

      A China tem uns atores muito bons, tanto que alguns acabam até ganhando destaque no cenário ocidental, e não duvido que isso aconteça com a Xu Lu, acho que ela vai longe.

      Obrigado! Isso me encoraja a falar sobre mais filmes no futuro! E também fico feliz que pude ajudar a divulgar esse ótimo filme XD

      Abração!

      Excluir
  2. Nobre Ronin! Agarrei essa dica e conferi com a patroa. Gostei bastante da história, que é bem simples, mas deixa bem claro o valor da música tradicional, da amizade e de que não devemos desistir dos sonhos!

    A atuação meio caricata desses atores é que dão uma graça diferenciada. Primeira vez que vejo um filme chinês desse gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Adelmo Veloso!

      Cara, que legal que a indicação foi certeira! Fico feliz que você assistiu e gostou!

      Os chineses têm um humor bem característico, mas é meio raro ver misturado com música, geralmente as comédias deles misturam artes marciais ou romances (aliás, os chineses fazem ótimas comédias românticas). Na verdade, acho que é a primeira vez que eu vejo um filme chinês de comédia e música hehehe.

      Abração!

      Excluir
  3. Onde posso baixar? Me encantou a sinopse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Infelizmente não sei te informar onde tem pra baixar.
      Mas o filme ainda está disponível na Netflix, e vale muito a pena assistir.

      Excluir