quarta-feira, 13 de abril de 2022

FIGURE REVIEW: Makai Kado - Saejima Kouga, Ver.3 (GARO)


 Olá povão louco!

 Fazia muuuito tempo que não pintava um Figure Review por aqui hehehehe!
 Já tem alguns anos que estou com a figura, e esse review tava na gaveta há um tempão também, agora que encontrei ele aqui 😅
 É figura antiga, mas tá valendo 😁


SOBRE O PERSONAGEM

 Para informações sobre o universo de GARO, confira o Guia Garoverso!

 Kouga Saejima, interpretado por Ryosei Konishi, é o protagonista da primeira série da franquia GARO. Kouga perdeu a mãe aos três anos, e toda sua infância foi na base dos treinamentos para se tornar um Cavaleiro Makai, instruído por seu pai Taiga Saejima (Hiroyuki Watanabe), o Cavaleiro Dourado de sua época. Logo cedo ele já aprendeu sobre a maldade dos horrors, quando uma dessas criaturas tentou enganá-lo como um vendedor de brinquedos e Kouga teve que ser ajudado por seu pai, que lhe deu uma preciosa lição. Kouga acompanhava Taiga nas caçadas, mas quando Taiga partiu para enfrentar um inimigo chamado Barago, ele deixou Kouga para trás, mas o garoto o seguiu e acabou se atravessando na luta, e para proteger Kouga, Taiga foi atingido por um golpe fatal. Taiga ainda conseguiu deixar o anel Zaruba com Kouga, mas como o garoto não conseguia manusear o metal espiritual, a espada GaroKen foi abandonada na floresta.
 Kouga completou seu árduo treinamento, sempre guiado pelo mordomo da família Saejima, Gonza (Yukijiro Hotaru), e aconselhado por Zaruba. O garoto conseguiu superar aos obstáculos, tornando-se um homem diligente e corajoso. Com seu treinamento completo, Kouga voltou ao lugar da morte de seu pai, onde finalmente ergueu a espada GaroKen, e herdou a armadura e o título do Cavaleiro Dourado Garo.

 Kouga é um homem frio e anti-social, que vive apenas para o seu trabalho de destruir horrors, mas no fundo tem um bom coração e um grande desejo de proteger os outros. A situação de Kouga começa a tomar um novo rumo quando ele salva Kaoru Mitsuki (Mika Hijii), mas nessa ocasião ela acaba manchada por um horror, e se torna um chamariz para as criaturas. Isso leva Kouga a tomar uma decisão bem questionável, de usar Kaoru como isca, o que faz ele parecer ainda mais frio do que antes, mas ao longo de sua convivência com Kaoru e o desvendar de uma trama mais complexa, descobrimos que no fundo Kouga tinha outras intenções, e ele até se arrepende de alguns de seus meios. Gonza percebe que Kaoru está mudando Kouga, fazendo ele finalmente se abrir e expressar seu desejo de proteger os outros, deixando marcada sua frase "Não vou deixar ninguém morrer." Mas as dificuldades na vida do Cavaleiro Dourado estão apenas começando, e ele vai ter que enfrentar pesadelos do passado e fazer algo que seu pai não conseguiu...

 Ryosei Konishi foi o rosto da franquia por um bom tempo, estrelando o GARO original de 2005 a 2006, o filme GARO: Byakuya no Maju em 2006, o filme GARO: Red Requiem em 2010, a segunda série GARO: Makai Senki de 2011 a 2012, e o filme GARO: Soukoku no Maryu em 2013. Ele também era o apresentador do GARO TV, um programa estilo um mini jornal onde ele fala sobre a série e apresenta alguns vídeos dos bastidores. Quando um novo Cavaleiro Dourado foi anunciado para uma nova série, os fãs questionaram o sumiço de Konishi, e até levantaram boatos de que ele havia brigado com a produção. Com o lançamento da série GARO: Makai no Hana, foi deixado claro que seu personagem não foi esquecido, pois essa nova série acompanha o Cavaleiro Dourado Raiga Saejima (Masei Nakayama), filho de Kouga e Kaoru. Porém, nessa série, o paradeiro de Kouga é um mistério, e ele não dá as caras, o que voltou a gerar boatos entre os fãs. Mas em 2016, Kouga fez uma aparição especial na mini série que comemora 10 anos da franquia GARO: Makai Retsuden, gerando um crossover com o universo do Garo de Ryuga Dougai, e essa aparição já foi o suficiente para fazer a alegria de muita gente. Por fim, Konishi retornou como Kouga em 2019 no filme GARO: Gekkou no Tabibito, ao lado de Masei Nakayama.



FIGURE
Fabricante: Bandai
Linha: Makai Kado
Origem: GARO
Personagem: Kouga Saeijma
Material: PVC, ABS
Escala: N/A (aproximadamente 19cm)
Preço de lançamento: ¥8,500
Data de lançamento: Novembro de 2015

 A caixa é bem volumosa e bonita! Essas imagens da figura como se fosse uma pintura em dourado ficaram show demais e deixam a caixa bem elegante. Na parte da frente dá pra ver o logo do décimo aniversário da série.

 No blister, que é duplo, já podemos ver o conteúdo. Figura, espada, bainha, uma boa quantidade de mãos, e a volumosa capa, que é separada em partes. Infelizmente não vem com base.

 Com a figura livre, vamos para a básica voltinha!
 Definitivamente é uma figura bem vistosa, cheia de pequenos detalhes. Realmente tem cara de um design feito para comemorar a franquia, dá pra ver que foi usada a base do design original e acrescentados detalhes que remetem a outros Garos que vieram depois do Kouga. É o tipo de figura que se mantêm por si só, nem é necessário se esforçar muito com poses para ele ficar legal no expositor, mas claro, uma boa pose sempre melhora tudo. O problema é que o equilíbrio da figura não é muito bom, e isso faz com que a ausência de uma base faça muita falta na hora de poses mais elaboradas.

A escultura da cabeça é bem impressionante, absolutamente todos os detalhes são moldados, não há detalhes que são apenas pintura. Os olhos verdes se destacam bastante, quase como se estivessem iluminados, diferente do design original onde muitas vezes nem se percebe que os olhos são coloridos. A gola mais aberta e com essa curvatura é inspirada na armadura do Ryuga, o GARO da série paralela Yami o Terasu Mono, e que gerou uma sequência chamada Gold Storm.
O formato da cabeça dificulta bastante para fotografar com foco, mas a gente faz o possível hehehe.

 Ele pode abrir a boca, algo que a armadura do Kouga não faz na série, provavelmente porque seria muito difícil acrescentar esse detalhe ao traje, e fazer um movimento em CG poderia ficar estranho, além de elevar os custos de produção. Esse recurso foi introduzido na armadura de Leon, o protagonista de GARO: Honoo no Kokuin, a primeira animação de GARO. Essa figura foi lançada mais ou menos um ano após Honoo no Kokuin, então fica claro que a inspiração veio de lá. E esse recurso funcionou muito bem na figura, ajuda muito em poses que requerem mais fúria. O único problema é que depois requer certo trabalho para deixar a boca completamente fechada.

 A releitura do tronco ficou excelente, as formas parecem mais definidas como em Gold Storm, assim como as ombreiras possuem pontas e curvaturas que lembram aquela armadura. Mas os ornamentos pretos são exatamente como o design original, e as ombreiras em camadas também são um traço marcante do clássico. O símbolo do Cavaleiro Dourado (esse tipo de triângulo vermelho na cintura) ganhou ainda mais destaque com tantos relevos. As partes maleáveis agora parecem um tipo de armadura mais leve e flexível, diferente do visual original onde essa parte era uma simples malha texturizada. Detalhe que a joia bem no centro do tronco agora é incolor, sendo que originalmente ela seria de um verde vibrante, que na figura é a cor dos olhos. 
 Os adereços pretos das ombreiras nas costas podem ser girados, e tanto eles quanto a peça triangular no meio das costas são removíveis, como veremos mais pra frente.


 Detalhes das pernas, tudo muito bem feito. Ainda bem que as peças dos joelhos não são removíveis, assim não caem ao usar as articulações. Os pés lembram patas, seguindo o design da armadura do Leon.

 As inclinações da cabeça são bem limitadas, mas ela se move bem para os lados. O Pescoço também é móvel, mas bem limitado, ajuda a deixar as poses mais naturais mas não ajuda muito no movimento, e é meio difícil centralizar após ser movido.

 O tronco tem bom movimento em todas as direções. Há articulações tanto no peito quanto no abdômen, e ambos podem ser girados separadamente.

 Por causa das ombreiras e das peças dos bíceps, os movimentos dos braços para frente, para trás, e em abertura são meio limitados. As ombreiras têm leve movimento para cima, para trás e para frente, o que ajuda um pouco, mas ainda assim é limitado.

 O braço pode ser girado nos cotovelos, nos bíceps, e nos ombros, então não há o que reclamar nessa parte.

As articulações dos cotovelos são excelentes e ajudam muito nas poses. Há uma articulação borboleta nos ombros que também ajudam bastante nos movimentos, mesmo com a interferência dos círculos prateados no peitoral.

 Para minha surpresa, o movimento dos pulsos é excelente também, em todas as direções. Os braceletes prateados podem ser girados, e até removidos, como veremos mais pra frente.

 A abertura das pernas é o grande ponto fraco dos movimentos da figura, o visual estiloso cobra um preço caro nessa parte. Há uma articulação adicional entre a parte maleável do traje e a armadura, mas ela não ajuda muito.

 O movimento das pernas pra frente e pra trás é melhor do que o esperado.

 Já o movimento dos joelhos é excelente, permitindo até poses como essa. Como já mencionado, as joelheiras prateadas são fixas, ainda bem.

 Os pés podem inclinar bem pra baixo, mas não tanto pra cima. Também é possível girar os pés. Os pés praticamente não inclinam para os lados, e esse é o ponto que mais dificulta no equilíbrio da figura, além de que não há articulações nas pontas dos pés.

 Ele vem com um par de mãos abertas de forma que ele possa segurar a bainha e outros objetos. Há ainda uma terceira mão aberta com os dedos um pouco mais fechados, que é a mão principal para segurar a bainha.

 E óbvio, há as mãos para empunhar a espada.

 A troca de mãos é de fácil manuseio. Eu levei um susto quando vi o conector de bolinha, mas ele é diferente dos outros conectores de bolinha da Bandai. Como mencionado anteriormente, os braceletes são removíveis, facilitando os movimentos dos pulsos, mas tem que tomar cuidado para não deixar cair na hora de trocar as mãos, pois são peças pequenas que podem ser facilmente perdidas, e não vem com peças reservas.

 Um detalhe que deve ser destacado, em todas as mãos esquerdas há o Zaruba esculpido direitinho sobre o dorso, exatamente como na série.

 O acessório principal que não podia faltar, a GaroKen, a espada do Cavaleiro Dourado. A escultura e o acabamento são magníficos! Todos os ornamentos na lâmina são em baixo relevo, o que deixa a peça muito bonita.
 Para encaixar a espada na mão da figura é necessário tirar a ponta com a joia do cabo. Os encaixes são todos simples e firmes.

 A bainha também está presente, e é bem bonita. É bem fácil embainhar e desembainhar a espada, e há uma travinha leve entre a boca da bainha e a guarda da espada, o que impede que a espada caia da bainha com os movimentos.

 E aí está o Cavaleiro Dourado empunhando sua espada. Com isso já dá pra fazer umas poses legais.

 Dá pra fazer ele segurar a bainha, mas tem que encontrar o ponto certo para não cair.

 Por fim, temos a imensa capa, que é dividida em cinco partes, com pinos que permitem uma boa movimentação e diferentes poses.

 A capa montada fica bem imponente, e é cheia de detalhes em relevo. Uma peça realmente muito bonita.

 Para encaixar a capa é necessário remover as peças que mencionei antes.

 E com isso temos a figura montada com a capa, que dá um belo impulso no visual, e fazer poses com ela é bem legal. Um lado bom é que com a capa reta serve de ponto de apoio para a figura. Por outro lado, deixar ela aberta desequilibra bastante a figura, e uma base acaba sendo necessária, e como a figura não dispõe de uma a gente acaba tendo que pegar emprestada de outras figuras. Outro detalhe é o grande volume da peça, que pode ser um problema pra quem não dispõe de muito espaço, como eu. Dá pra cortar um pouco do volume tirando algumas das partes da capa, mas além do visual não ficar tão imponente, de alguns ângulos você acaba vendo os encaixes dela, que são meio feios.

 Usando todos os acessórios, temos uma peça de muita presença!

 Comparação de tamanho com uma figura da linha S.H.Figuarts e uma figma, que supostamente são em escala 1/12. Dá pra ver que o Kouga é consideravelmente maior que elas.

 Já ao lado de uma figura da linha ARTFX+ e uma da linha Art Scale dá pra ver que ele se encaixa perfeitamente, concluindo que apesar de não ter nenhuma indicação de escala no produto, a figura está na escala 1/10 (e sim, a Jyn Erso fica menor do que ele fora da base, mas isso é porque a Felicity Jones é bem baixinha hehehe).


 E isso conclui nosso review! Taí uma bela figura para os fãs de GARO, e ela é praticamente várias em uma, já que possui elementos de diferentes séries da franquia. É visualmente impactante e se destaca facilmente, com escultura e pintura muito caprichadas, no quesito decoração é nota 10. As articulações são um tanto limitadas, o que reduz um pouco o fator diversão, mas ainda assim dá pra fazer poses legais que valorizam ainda mais o visual da figura, fora que tirando o pescoço, é muito fácil manusear as articulações e acessórios, o que encoraja a troca de poses com regularidade. Com certeza é uma figura que vale muito a pena e compensa seu preço de lançamento. É uma pena que atualmente é difícil encontrar a preços aceitáveis, mas quem tiver a oportunidade, pode pegar sem arrependimentos.
 Também fizeram o Zero nessa linha comemorativa, mas esse é uma figura exclusiva e eu infelizmente não consegui pegar, mas ainda está na minha lista de caça.



EXTRAS

 Vamos brincar de poses e ângulos!


- Garo Kick!
 Pegando um golpe emprestado dos colegas heróis.

 - Não vou deixar ninguém morrer!

- Kaoruuuuuuu!!

Após certo trabalho, consegui representar o pulo que o Kouga sempre faz na série.



Aproveitei pra fazer umas fotos fresquinhas com figuras mais recentes 😁
- Você é um tipo de horror inseto?!
- Espera um pouco amigo, eu sou herói como você!

- Eu odeio insetos!
- Cadê o Cap pra me salvar?!

 Na verdade, Ryosei Konishi tem é medo de insetos, mas não vamos fazer o Cavaleiro Dourado passar essa vergonha.


- Olha amigo, é só um capacete, eu não sou um inseto...
- Ah, perdão. Acho que eu me exaltei, são muitos inimigos, sabe como é...


- Carai, ainda bem que ninguém viu esse cagaço!
- Vou pedir pro meu mordomo fazer um chá para você se acalmar.

- Estou chegando, humanos de bosta!
- Zaruba, aquela criatura... É um horror?
- Não sei Sr. Kouga, mas ela tem uma aura extremamente caótica.

4 comentários:

  1. Oba! Review de figura! E um ótimo trabalho!

    Então essa armadura é o grande resumo das outras da série, misturando elementos de várias. E a figura é uma pequena obra de arte com todos esses detalhes. Atualmente sairia pelo dobro da faixa de preço original. No mercado de usados então deve estar valendo uma fortuna!

    Essa articulação na boca faz uma tremenda diferença, mesmo não abrindo tanto. A foto gritando pela Kaoru ficou bem mais convincente do que se estivesse fechada. Ajuda muito a dar expressão para a figura.

    Acho que o GARO não precisa mover tanto as pernas, então por isso, e também pelo design da armadura, não deu para colocar abrindo muito as pernas. E pena que não conseguiram colocar articulações extensíveis nos ombros. Mas os pulsos realmente surpreendem! Olhando de primeira nem parece que move muito. E é imprescindível para algumas poses com a espada.

    Outra coisa legal é que dá para embainhar a espada mesmo. Não é aquilo de ficar só o cabo trocando a lâmina pela bainha. E tem até a trava! Isso é detalhismo! Legais também as poses de "paladino", segurando com a lâmina para baixo ou ajoelhado segurando a espada com as duas mãos.

    E estou vendo que mesmo GARO não é livre de especulação e fofoca por parte dos fãs. Disseram algo parecido com essa do Konishi ter brigado com a produtora em Ultraman X. Desta vez com o Yuichi Nakamura, que não tem interpretado o X, sendo que a voz tem sido a do ator do Daichi. Mas que bom que o Konishi já voltou desmentindo tudo e fazendo a alegria dos fãs! E ao lado do grande Masei Nakayama!

    Com uma cara dessas acho que até o Capitão América ia se assustar. Imagina alguém com um capacete de lobo tão medonho te ameaçando. Pelo menos foi desfeito o mal-entendido. Konishi não precisa ficar tão envergonhado. Tem vários heróis que têm medo de insetos e até de fantasmas. O bom é que ele consegue fazer piada com isso.

    E Kouga já vai enfrentar uma nova ameaça... que pode ser mais terrível que qualquer Horror!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Foi legal que fizeram esse tipo de celebração das armaduras em uma figura só. Acho que se fosse lançado atualmente seria bem mais caro mesmo, provavelmente uns 12000 ienes.

      Essa boca ajuda bastante, dá um ótimo impacto para algumas poses, e é legal como consegue dar expressão ao capacete.

      Pior que nas cenas de CG ele faz altas acrobacias, que não tem como representar na figura. Mas os movimentos normais dá pra fazer de boas, então já tá valendo. Os pulsos e os cotovelos são as articulações mais surpreendentes, não é qualquer figura que consegue fazer pose apoiando a arma no ombro como ele consegue fazer.

      Esse é um detalhe que eu gosto muito, dá pra fazer poses bem legais com ele desembainhando a espada. Essa pose estilo "paladino" não podia faltar, apesar de que o Kouga só faz isso sem a armadura hehehe.

      Acho que nenhuma obra tá livre desse tipo de coisa, e acho que o pessoal tem certa dificuldade de aceitar que os atores não ficam eternamente presos a um único papel. O caso do Ultraman X me parece um pouco mais complicado, já que o personagem do Nakamura ainda está aparecendo, mas sem ele. No caso do Konishi, os outros Garos são personagens novos, simplesmente passando o bastão.

      Com aqueles dentões é fácil confundir ele com um vilão hehehe! O Formiga até podia ter encolhido pra fugir, mas ficou tão assustado que não conseguiu pensar nisso. Pior de tudo é o Konishi passar vergonha na frente do rival, que acaba só zoando ele hehehehehe.

      Kouga se deparou com o caos encarnado e desbocado, vai precisar de muita paciência pra lidar com essa XD

      Valeu! Wakanda Forever!

      Excluir
  2. Nobre Ronin! Que show de review, cara! Que peça incrível esse Garo!

    Não manjo nada da franquia, até tentei conferir uma vez, mas comecei pela animação 3D que não me despertou o interesse.

    A figura tá incrível! São detalhes até umas horas e que demais que ele pode mover a mandíbula! Não sei por que, mas figuras que tem articulações aos montes me fascinam! heheheehhehe

    Pelo visto, a escala dele vai bater certinho com os Cloth Myth Ex, né?

    A zoeira com o Formiga foi da hora!

    Que venham mais e mais reviews como esse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Adelmo Veloso!

      A primeira série, que tem no Prime Video, é a melhor pra começar e entender a franquia. Das animações, tem duas muito boas e uma mais ou menos que é Guren no Tsuki, talvez você tenha começado por ela.

      A Bandai mandou bem demais nessa figura, a escultura é incrível, e até o acabamento é bom. Quando se trata de figura articulada, quanto mais movimento melhor XD

      Não tenho nenhum Cloth Ex pra comparar, mas pelas medidas acho que deve bater sim.

      O formigão não estava pronto pra ver um Cavaleiro de perto hehehe!

      Valeu! Wakanda Forever!

      Excluir