sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Hotel Del Luna - Episódio 1


O HOTEL DAS ALMAS PENADAS!


Origem: Coréia do Sul
Direção: Oh Choong-Hwan
Roteiro: Jeong-eu Hong e Mi-ra Hong (conhecidas como as Irmãs Hong)
Disponível oficialmente na Netflix Brasil com legendas em PT-BR

Sinopse: Bem no pujante centro de Seul, há um hotel estranho, do tipo que ninguém viu antes. Antigo além da conta, o prédio foi construído há milênios, uma evidência clara de que as coisas nem sempre são o que parecem. Quem toma conta deste hotel é Jang Man-wol, uma alma gananciosa e desconfiada que passou os últimos mil anos atuando como diretora executiva do estabelecimento.
Porém, as coisas ficam interessantes quando Koo Chan-sung aparece. Chan Sung, que já foi o mais jovem gerente adjunto da história a trabalhar em uma rede hoteleira multinacional, vê-se forçado a administrar o Hotel del Luna por causa de um acordo que seu pai fez com Man Wol anos atrás. Um fã ardoroso de regras e regulamentos, ele é extremamente perfeccionista, mas talvez seja exatamente o que esse bizarro estabelecimento e sua diretora executiva amaldiçoada precisam.

O hotel realmente se destaca sob o luar!

INTRODUÇÃO DO ABB
 Olá hoteleiros! Eu disse que teria matéria fantasmagórica no ABB nesse começo de setembro, e aqui estamos! O seriado coreano Hotel Del Luna finalmente estreou na Netflix, estrelando o carismático Yeo Jin-goo como Koo Chan-sung, e minha musa Lee Ji-eun 😍, mais conhecida como a cantora IU como Jang Man-wol. É uma comédia romântica sobrenatural com toques de mistério e suspense que foi ao ar em 2019 na Coréia e fez um enorme sucesso. Eu, como um admirador da maravilhosa Ji-Eun, assisti o primeiro episódio pela "locadora da internet" logo no lançamento, fiquei maravilhado, e logo senti que essa série tinha um "jeitinho de ABB" hehehe. Por isso, resolvi aguardar esse tempo todo até que a série estivesse disponível de forma oficial, e em uma boa plataforma (já tinha no VIKI, que não é lá essas coisas e nem funciona direito no meu pc), para realizar essas matérias. Ah, e o outro motivo é que a qualidade do "alugado" não era tão boa assim, e eu me recuso a ver o rostinho perfeito da Ji-eun em uma imagem de baixa qualidade. Obs.: Hoje em dia já tem na "locadora" com alta qualidade, tanto que o vídeo que usei para pegar as screens estava ótimo (não tem como tirar screenshots da Netflix), mas apoiem a série e assistam pela Netflix que é a plataforma oficial!
 Só estranhei a Netflix não ter providenciado uma dublagem para essa série, sendo que ela traz uma baita bagagem de popularidade. Tá certo que eu não assistiria dublado pois prefiro ouvir a voz original da minha musa, mas séries dubladas atraem mais público, então acho que a Netflix deveria ter feito um esforcinho extra e disponibilizado uma dublagem pra galera.

 Sim, a série saiu há 2 anos e já deve ter todos os spoilers disponíveis, mas eu consegui evitar todos e assim vou poder trazer comentários e teorias fresquinhos a cada matéria. Sim, a Netflix já disponibilizou todos os 16 episódios e quem quiser maratonar e ver o final logo de uma vez já pode fazer isso, mas eu vou assistir devagar, tranquilamente, até porque os episódios são bem longos (de 70 a 90 minutos cada), então eu nem conseguiria dar conta de tudo em um só tapa. Então a ideia é que eu vou fazer matérias por episódios individuais, não sei se vai ser uma por semana, porque eu posso me empolgar e fazer mais de uma na mesma semana, o que também depende de tempo disponível, claro. E sim, eu poderia assistir tudo sem contar pra ninguém e depois só fazer uma matéria completa como fiz com Princesa da Mafia, mas eu sinto que esse é especial e vai render matérias bem legais, e oras, eu não esperei dois anos para agora mudar os planos 😅
 Mas chega de perder tempo com as minhas razões, vamos falar sobre o episódio!

Diva megera + trabuco = perigo absoluto!

COMENTANDO O EPISÓDIO
 A série começa mostrando um pouco do passado da Man-wol, e uma das origens do Hotel Del Luna. Digo uma das origens, pois parece que o hotel já existia antes, tanto que a Man-wol estava em busca dele. E parece que ele se refaz a cada novo dono, além de se reformar para combinar com sua respectiva época, pois vimos que no presente ele é um prédio bem diferente do passado. O hotel parece ter uma forte ligação com a senhora que recebeu a Man-wol, e ela até teve envolvimento na situação do Chan-sung depois. Apesar de não ser uma série focada em batalhas, as que tivemos nessa parte do passado foram bem legais e bem coreografadas. Aliás, a produção geral da série é muito caprichada, já dá pra ver porque ela foi tão aclamada.
 Com certeza teremos mais detalhes do passado da Man-wol nos próximos episódios, já que o desenvolvimento de personagem dela parece estar focado nisso. Eu me perguntava quantos corpos cabiam naquele caixão que ela estava carregando, mas eram apenas objetos das pessoas mortas, que deviam ser importantes para elas. Curioso que as almas aparecem com a senhora como vagalumes, e um deles acaba voltando em direção a Man-wol e o hotel, então talvez ele seja um dos funcionários do hotel.

 A situação da Man-wol é bem intrigante, ela disse que não está morta como os outros do hotel, ela apenas está ali. Isso significa que ela é um tipo de imortal, mas ela não é apenas uma mulher que não envelhece nem morre com o tempo, ela também tem grandes poderes sobrenaturais. E a personagem já conquista logo de cara! Tá certo que sou suspeito pra falar porque sou louco pela Ji-eun, mas só nesse primeiro episódio já vemos que a Man-wol tem muita personalidade, ela parece uma versão sobrenatural e divertida da megera Miranda Priestly do filme O Diabo Beste Prada, inclusive com vários modelitos estilosos como a clássica personagem vivida pela Meryl Streep. Outra coisa legal é que na sala dela dá pra ver várias fotografias emolduradas que mostram ela em diferentes gerações na frente do hotel, história pra personagem vai faltar, só tem que ver se vão contá-las.
 Agora fica a curiosidade sobre o que mantêm ela nesse mundo. Pode ser o hotel, ou a senhora sobrenatural, ou a árvore. Acho que a árvore é a aposta mais válida, pois pareceu que foi a partir dela que a Man-wol se tornou a dona do hotel. Já viu né, estão abertas as teorias, bem do jeito que a gente gosta aqui no ABB! 

Chegou  o herói do pedaço!

 É louco que só nesse episódio temos três linhas temporais, o passado bem passado com a Man-wol, o passado não tão passado com o pequeno Chan-sung e seu pai, e o presente com os eventos principais que vamos acompanhar. No passado do pequeno Chan-sung vimos as dificuldades do pai dele, criando o menino sozinho, onde ele precisou apelar para roubos para conseguir algum sustento. É um personagem interessante pois ele não é um bandido, é um cara desesperado que quer dar um futuro para o filho, e no final das contas ele consegue isso fazendo um acordo maluco com a Man-wol, que na verdade ele achava que não era real, mas ele estava em um estado entre a vida e a morte, sua alma não estava mais no corpo, mas ainda não tinha partido para o outro mundo, por isso ele conseguiu acessar o hotel e ainda voltar à vida.
 Ainda nessa segunda linha temporal, vimos como funciona o Hotel Del Luna, que é um lugar para as almas que ainda não conseguem fazer a "travessia" ficarem até tranquilizarem suas mentes e resolverem suas pendências para poder partir em paz. Nisso também vemos que o hotel fornece outros serviços com custos adicionais, para ajudar nas questões não resolvidas dessas almas penadas. Esses serviços podem ser até mesmo vinganças, mas sem mortes, e há regras envolvidas que afetam a travessia da alma, pois se ela se vingar causando o mal para os outros, o processo espiritual dela será penalizado, e no futuro ela pode reencarnar como um ser indesejado, ou até mesmo não reencarnar. É legal ver que a série se importa em dar esse tipo de detalhe, deixando esse universo mais imersivo.

 A fantasma da policial optou por punir o político corrupto que ela investigava, e o argumento dela foi muito bom. A Man-wol entrando na sala como diva com aquele belo figurino e carregando o trabuco e punindo o político foi show demais 😍 (sinto que vou usar muito esse emoji nessa série)! O cara acabou fazendo papel de louco, já que ninguém podia ver ela. A policial pode ter morrido, mas o cretino teve o que merecia.

Mas o herói já chegou caindo em uma baita enrascada!

 No presente fomos apresentados ao Chan-sung adulto, agora bonitão, formado em hotelaria, e um homem competente e responsável. Mas os dias tranquilos dele já chegaram ao fim, pois passaram os 20 anos do acordo entre o pai dele e a Man-wol, e agora a diva megera foi buscar o gerente hoteleiro que lhe pertence. Rapidamente a gente já sente que a dinâmica entre os dois é maravilhosa, e a Man-wol vai se divertir hostilizando o pobre Chan-sung, que em seu primeiro encontro com a dona do hotel já saiu amaldiçoado com a capacidade de ver os fantasmas, e ainda teve o azar de cruzar o caminho de uma fantasma sem olhos e o aterrorizou, apesar de que com os óculos ela parecia bem simpática 😁. Mas a aparição dela já serviu para gerar umas risadas com o Chan-sung correndo de susto.

 O político corrupto, agora em desgraça como morador de rua, voltou para se vingar da diva da hotelaria, mas se ferrou legal sob os poderes dela. O ataque dele só serviu para a Man-wol fazer um último teste com o Chan-sung, que surpreendeu a diva e mostrou seu verdadeiro caráter de bom homem, que não deixaria uma mulher ferida para trás (apesar de ela não estar ferida de verdade hehehe), mesmo que ela tenha lhe causado problemas. Quando ele era criança já tínhamos visto o bom coração e honestidade dele, e é exatamente um coração assim que o hotel precisa para ajudar as almas penadas, acho que não foi à toa que a senhora das flores tocou o Chan-sung e a árvore deu as flores para o pai dele. Esse cara está destinado a ajudar as almas aflitas!

 Esse é um beeeelo primeiro episódio, que já desperta a vontade de ver muito mais. O universo da série tá muito interessante e a produção tá muito caprichada, e claro, a Ji-eun é a coisa mais linda que existe hehehe. Agora imagina que eu esperei 2 anos pra ver o resto, nem sei como consegui resistir tanto, me sinto até poderoso 😝. Só sei que estou muito feliz de finalmente estar começando essas matérias, e agradeço desde já a todos que acompanharem!

Até o próximo episódio de Hotel Del Luna! Há vagas pra todo mundo! 

E o herói levando cagaço é nossa diversão 😆


Nota: Romanização de nomes coreanos é algo bem complicado. A romanização dos nomes da série varia bastante. A Wiki é de um jeito, o Google é de outro jeito, os sites com sinopse são de outro, e por aí vai. Como aqui estamos assistindo com a legenda da Netflix, vou usar a mesma romanização dos nomes usados na plataforma. Maaas como estou usando outros vídeos para as screens, pode ser que nelas os nomes estejam com outra romanização, então não se assustem se aparecer alguma screen com um Gu Chang Song ou Jang Mang Weol na legenda 😅
Romanização = Transcrição da escrita (carácteres), no caso coreanos, para a escrita ocidental. Exemplo: 아이유 na escrita coreana se torna IU na romanização (escrita ocidental). 👍
 
Nota 2: Assim como no Japão (e como vemos com frequência nos e animes), na Coréia os sobrenomes vêm primeiro. Então no nome do Koo Chan-sung por exemplo, Koo é o sobrenome da família, e Chan-sung é o nome próprio. Os empregados do Hotel chamam a Man-wol de Srta. Jang justamente pela formalidade de chamar pelo sobrenome 😉

2 comentários:

  1. Indicação da ABB, então fui lá dar uma checada. E acertou de novo!

    O que achei interessante é que a estrutura narrativa é bem diferente, por exemplo, de uma obra japonesa. No Japão, sinto que começaria com a policial morta falando com a Man-wol e depois ela indo pegar o político corrupto. Esse seria o prólogo. Depois iria para o meio do episódio, na cena com o Chan-sung na entrevista em seu novo emprego promissor. Daí Man-wol contaria no trem sobre como o pai dele fez o negócio, mas resumidamente. E o passado dela como guerreira ficaria para algum outro episódio, em flashback.

    Mas acho que do jeito que ficou deu para explicar melhor como são as coisas no Hotel Del Luna, como tudo funciona. A cena com as fotos da Man-wol através dos tempos foi um bom meio de mostrar que ela se tornou imortal sem precisar explicar com palavras. E assim ainda deu para ver que desde criança o Chan-sung é um "senhor certinho", que não faz coisa errada. No total ficou bom desse jeito mesmo.

    E também acho que a fonte de "vida" dela é a árvore, que parece ser um tipo de ente com vontade própria, já que deu aquelas flores quando segundo Man-wol, não desabrocharia nada nela. E quem sabe aquela vendedora não seja a encarnação da árvore... mas isso é pensar demais. Só não peguei se a atriz que faz a vendedora é a mesma da "antiga proprietária" do Hotel.

    A atuação da Lee Ji-eun foi incrível! Ela parece mesmo ser alguém que viveu por muito tempo e não se abala com implorações, como se já tivesse ouvido muitas. Dá para sentir que ela é um tipo de ser sobrenatural. Isso sem falar que a beleza dela também é algo que não é deste mundo!

    Ah, nas partes dela com o Chan-sung me escapou muitas vezes a palavra "FDP". Man-wol é de fato uma megera, que sabe manipular. Nessa parte também a atuação foi espetacular!

    Muito boa a indicação e vamos ver em que apuros o Chan-sung vai se meter. Um cara certinho nas mãos de uma megera geralmente dão boas histórias. E já dá para ver que ele vai sofrer muito. Não só com os fantasmas, como na mão dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Tomara que essa indicação se mantenha boa até o final hehehe.

      Realmente, essa forma como você descreveu se encaixa em uma narrativa japonesa. Provavelmente toda a parte do passado da Man-wol seria em um episódio só pra isso, talvez a gente visse um flash que outro ao longo da série só pra preparar para o dito episódio.

      Esse primeiro episódio foi ótimo como introdução, a gente já consegue entender como é esse universo. Agora é ver como vão desenvolvê-lo, o que parece bem promissor. O legal é que nas fotos também vemos as mudanças no hotel ao longo dos anos, mostrando que ela nunca deixou ele de lado. O Chan-sung já está sendo estabelecido como o "cavaleiro branco" do pedaço, ele só precisa se acostumar com os fantasmas e criar mais coragem hehehe.

      Acho que a árvore é a opção mais válida mesmo, até porque árvore e vida são coisas que possuem grande ligação. Essa flor da árvore me deixou pensando que talvez o Chan-sung tenha alguma ligação com a Man-wol, ou que ele pode ser alguma chave para ela finalmente partir, de repente até um substituto para ser dono do hotel. É bem possível que a senhora seja tipo o espírito da árvore. Sim, é a mesma atriz, Seo Yi-sook, nas duas épocas.

      Muitas vezes os cantores que resolvem atacar de atores acabam não se saindo muito bem, mas a Ji-eun surpreendeu com suas atuações e se tornou uma baita atriz. A intensidade dela na série My Mister rendeu inúmeros elogios e até nomeações a prêmios, e ela foi bem elogiada por Hotel Del Luna também. Agora, a beleza dela é simplesmente insuperável! Pra mim, ela é a top 1 das mulheres mais belas!

      Isso é algo que achei bem legal! Apesar de dividir o protagonismo com o Chan-sung, ela tem uns ares de vilã. Apesar de eu achar que ela não vai ser realmente a vilã, acho que ela vai sempre infernizar o Chan-sung e ser a megera do pedaço hehehe.

      Além da interação entre os dois, também estou curioso pra ver mais dos funcionários do Hotel. Por enquanto eles fizeram apenas pequenas aparições, não foram nem apresentados ainda, mas como eles estão até nos pôsteres da série devem ser importantes, e quero ver como eles vão reagir como fato do Chan-sung ser humano. E vamos ver que tipos de fantasmas vão aparecer para aterrorizar o herói hehehehe.

      Wakanda Forever!

      Excluir