quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Granblue Fantasy - Episódio 12 (Final de temporada)


MAIS PERGUNTAS, MENOS RESPOSTAS!

No episódio anterior: Freesia ativou o proto-reator, que fez Noa perder o controle e a população de Golonzo perder suas forças. Para impedir uma catástrofe, os heróis fizeram uma promessa para a Fera Primal Mithra, de salvar Noa e Golonzo. Os heróis conseguiram invadir a fortaleza criada por Noa e Rackam tentou apelar ao amigo, e com a ajuda dos poderes de Mithra eles conseguiram parar os efeitos do proto-reator. A Grandcypher foi restaurada e os heróis se preparam para se reunir em Golonzo, mas Gran e Lyria são surpreendidos por Apollo e Orchis...

Começam as pistas sobre o passado das duas!

 Eita! Eu achava que a Apollo só ia conversar, mas acabou que ela foi pra pancadaria, e deu uma baita escovada no Gran, até mesmo destruiu a espada dele usando uma mão! Pior que a Lyria nem conseguiu ajudar pois foi impedida pela Orchis. Eu achava que duas summoners não podiam ter as mesmas Feras Primais, mas agora já vi que não é bem assim, além da Orchis ter as mesmas Feras, ela as usa melhor que a Lyria. Pois é, a dupla de heróis estava muito na desvantagem.

 Finalmente vimos um pouco mais sobre a Apollo e a Orchis, em flashbacks que mostraram que elas se conhecem há muito tempo, quando a Apollo era mais novinha, mas a Orchis estava igual. Parece que a Orchis perdeu a memória, mas ao mesmo tempo também meio que parece que ela pode ser uma outra pessoa em um novo corpo, com a mente confusa. Mas o que ficou claro é que antes de seja lá o que aconteceu, ela era alguém muito próxima da Apollo, e vimos até o anel que tinha aparecido com a Apollo em outro episódio. Outra coisa que me chamou a atenção é que elas pareciam morar em um castelo, vai ver a mãe da Apollo era alguma rainha ou algo do tipo. Acho que esse flashback se passa mais ou menos no mesmo tempo que aquele do Rackam, então o Eugen estaria em Golonzo, mas porque ele deixaria a filha pra trás ainda é um grande mistério.

Pelo menos a Lyria conseguiu tocar o coração da Orchis!

 Acho que a falta de memória da amiga e a ausência do pai foram as causas da amargura da Apollo, e é possível que ela tenha perdido a mãe no meio disso, o que deixaria as coisas ainda piores.

 A Apollo busca poder, só não sabemos exatamente o motivo. Talvez ela busque o poder da Lyria para tentar restaurar a Orchis. Quem sabe com o poder da Lyria a Orchis fique "completa"? É algo que até faria sentido, e considerando que ela busca Feras Primais também, acho que isso também é para completar a Orchis. E talvez o poder das Feras também seja para impedir a Freesia, pois ela já deixou claro que não tem os mesmos objetivos que a vilã.

 Mesmo com todas as dificuldades, Gran ainda conseguiu reagir e golpear a Apollo, tirando seu capacete. Na hora eu jurava que o Eugen é que tinha atingido ela e revelado seu rosto, mas o Eugen só chegou depois, para encerrar a luta. A Apollo acabou me lembrando a Samus de Metroid, pois se a gente parar pra analisar, a anatomia dela não fica muito certa na armadura, em termos de volume da pra ver claramente que a armadura que é muito parruda, tanto que os braços nas partes leves são finos, mas o comprimento dos braços e do tronco claramente não batem com a cabeça dela, são compridos demais, estão desenhados para combinar com ela de capacete, que tem uma cabeça bem maior. Isso não é uma reclamação, ainda acho o visual da personagem um dos mais legais da série e até já esperava que o desenho dela sem capacete ficaria assim, a Samus é assim há anos e nunca foi um problema, afinal, em ficção e fantasia faz parte dar umas distorcidas para as coisas ficarem mais legais. O ponto mesmo que quis destacar é a semelhança nas ideias dos designs das personagens. 😉

Gran é o protagonista que nunca desiste!

 Pena que o encontro entre Eugen e Apollo não durou quase nada, eu esperava algo mais dramático. Não teve nem conversa, o Eugen já apareceu direto na Grandcypher, claramente frustrado por não ter conseguido falar com a Apollo.

 Putz! A Rosetta e o Noa conhecem o pai do Gran! Não foi algo tão na cara, até porque quando eles começaram a falar que "os olhos são os mesmos" poderia ser algo relacionado ao Eugen e a Apollo, mas vendo a cena mais de uma vez deu pra entender direitinho que era sobre o pai do Gran. Pelo visto eles tentaram ajudar o pai do Gran com alguma coisa no passado, mas o Noa não conseguiu ir ajudar por causa da promessa com o Rackam. E nisso ainda temos a Freesia falando que o pai do Gran é o "Assassino Primitivo". É, os mistérios estão cada vez maiores...

 Apollo foi capturada por uns tais "Aplicadores"! Infelizmente não vimos o que aconteceu, mas é algo que deve ser mostrado em flashbacks quando tiver uma possível terceira temporada, e precisa ter essa temporada! Apollo vai ser julgada e os heróis vão estar lá para ver, esse é um baaaaita gancho pra uma continuação, a curiosidade pra saber o que vai acontecer e o que será revelado nesse julgamento é imensa, ainda mais que esse último episódio da temporada deixou mais perguntas do que respostas, então precisamos urgentemente de alguns esclarecimentos!

Pô Eugen, é uma história longa mas todo mundo quer ouvir!

 Como Granblue Fantasy já é da casa acho que não precisamos de longas considerações finais. Simplesmente foi uma boa continuação para a história desse mundo tão interessante e com personagens tão legais. A troca de estúdios não foi um problema, já que o MAPPA é um ótimo estúdio e se virou muito bem. Ok, talvez eu gostasse um pouco mais dos rostos e contornos da outra temporada, mas acho que em algumas partes da animação o MAPPA conseguiu dar mais fluidez. Essa temporada trouxe bons desenvolvimentos para a Katalia e o Rackam, e até um pouco para o Gran, que mostrou que está amadurecendo. Tivemos a apresentação de personagens bem legais e uma nova vilã que parece ser melhor que os anteriores. Tá certo que não tivemos muitas resposta para a história principal, mas os acontecimentos foram interessantes e sempre deixaram um hype para os próximos episódios, fora esse gancho do final, acho que finalmente vamos ter respostas sobre uma das das personagens que mais chama a atenção na série. Agora é torcer pela terceira temporada!


Obrigado por acompanhar! Vamos continuar viajando nos céus de Granblue Fantasy!

2 comentários:

  1. Esse é o final da temporada? Pensei que era um daqueles de 24 episódios! Pena, mas tudo bem. Não sei em que pé está o jogo, mas acho que é preciso acumular um pouco mais e ir liberando aos poucos.

    Mas é um bom ponto a se considerar. E se a Lyria e a Orchis na verdade eram uma só e se dividiram? E juntando as duas seria possível reconstituir a "Orchis" que a Apollonia conhece? Talvez para isso ela passou a adotar esse caráter mais frio e cruel. E também pela amargura de ser deixada para trás pelo Eugen. Agora por que ele faria algo assim é uma boa pergunta, já que o Eugen definitivamente não é uma pessoa desse tipo.

    Gran também levantou outro ponto bom ao perceber que o que ele está enfrentando, nesse caso Orchis e Apollo não são realmente maus. E sim que eles estão lutando pela mesma coisa que ele: para proteger alguém. E exatamente por isso que no fundo eles são iguais, embora em lados opostos. Para vencer é preciso força, mas o Gran tem consciência de que isso é só um meio e o fim é o de convencê-las ou de se entender com elas. Isso já mostra o caráter dele.

    Já dava para perceber que a Rosetta conhecia o pai do Gran, mas o Noa também? E o que quer dizer "Matador de Feras Primais"?! O que será que aconteceu?

    Um tremendo gancho esse e incrível que conseguiram capturar a Apollo. Ou ela se deixou prender, pensando em alguma coisa. Agora é que provavelmente vêm as maiores revelações, mas só em alguma eventual próxima temporada. Bom, o negócio é esperar.

    Eu mesmo achei legal ver como a MAPPA segurou as coisas. O movimento da Apollo de armadura em especial eu achei bem legal, combinando computação gráfica com animação convencional. Digo... a Apollo era computação gráfica, né? Pela movimentação pareceu. E talvez aquela armadura seja algo como um daqueles trajes cibernéticos, já que ela é grande demais e não lembra em nada a fisionomia da Apollo nas lembranças. Conseguir rachar uma lâmina só com a mão também precisa de muito reforço. Não sei se é assim com a Samus, mas deve ser o mesmo princípio.

    Nessa temporada foi dado foco para os personagens. Agora vamos ver se avançam a história e contam sobre os objetivos da Apollo e da Freesia. O que significa essa "Guerra" e a tal "História" a ser reescrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Alguns sites até tinham listado a série com 13 episódios, mas acho que é porque estavam incluindo o especial da Djeeta.

      Considerando que até agora as duas são as únicas com esse poder, é muito possível que a ligação delas seja maior do que parece. Acho que a Apollo também ficou frustrada por a Orchis não ter recuperado a memória como ela esperava, tanto que ela acaba chamando a Orchis de "boneca". O Eugen tá misterioso demais, o Gran precisa arrancar algumas respostas dele logo!

      Pior que eu acho que o pai do Gran só deve aparecer lá pro final da história, então esse mistério deve demorar para ser respondido. Mas já podemos perceber que o cara é muito importante.

      É possível que os Aplicadores sejam bem fortes, ou talvez a Apollo acabou capturada ao defender a Orchis. Brabo é ter que esperar pelas revelações, é muito hype!

      Em algumas partes a Apollo estava em CG mesmo, foi uma boa sacada misturarem os dois tipos de artes. Nas lembranças ela era mais nova, então deve ter dado uma encorpada com o tempo, mas mesmo assim dava pra ver que ela estava sobrando na armadura atualmente hehehe. Bem, a Samus provavelmente tem que se esforçar muito para caber naquela bolinha, então as capacidades físicas delas devem ser similares XD

      Pois é, o único personagem que ainda não foi muito desenvolvido é o Eugen, mas o desenvolvimento dele deve vir junto com a história da Apollo, e acho que a história dela deve dar uma balançada na história principal, então tá tudo pra próxima temporada, que promete ser um estouro.

      Abração!

      Excluir