quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru - Primeiras Impressões

 

O ARTESÃO E A NERDOTAKU!


Cotidiano, Escolar, Romance, Seinen
Estúdio: CloverWorks - Direção: Keisuke Shinohara - Roteiro/Composição: Yoriko Tomita
Adaptação: Mangá

 Quando se é criança, algumas palavras podem deixar cicatrizes, principalmente quando elas criticam aquilo que está em nossos corações. No caso do protagonista Wakana, essa cicatriz se formou quando, em sua infância, ele foi atacado por uma garotinha que disse que ele era um merda por gostar de bonecas, que deveriam ser "coisa de menina". Wakana foi criado pelo avô, um artesão de bonecas tradicionais japonesas, que sempre o ensinou seu ofício, o que fez Wakana se apaixonar por essa arte e se especializar em fazer roupas para as bonecas, então ouvir um ataque daqueles foi devastador para o garotinho. O trauma fez ele se tornar recluso, sem amigos na escola, e ele permanece assim até agora na adolescência. Mas certo dia, Marin Kitagawa, uma garota muito popular na escola, e nerdotaku declarada, flagra ele costurando na sala de economia doméstica da escola, e Wakana se surpreende quando, diferente do que ele esperava, ela fica admirada com seu trabalho, e pede para que ele a ajude com seus cosplays.

O trauma de Wakana o impede de interagir com os outros!

 É uma premissa bem bacana e que se desenvolve bem rápido nesse primeiro episódio, apresentando muito bem os dois protagonistas. Logo de cara é fácil se identificar com o Wakana, pois nós que gostamos de coisas "diferentes" como nerdotakices já fomos, pelo menos alguma vez na vida, criticados por nossos gostos. Isso realmente faz alguns acabarem se isolando, o que é normal, pois você acaba se sentindo sozinho, e para muitos é difícil mudar essa situação. Porém, entra em cena a Marin, que pelo que eu tinha visto nas prévias, eu achava que ela escondia sua nerdotakice e acabava revelando só pro Wakana, mas não, ela é nerdotaku declarada! A garota tem orgulho de seus gostos, e não leva desaforo de quem a crítica! Isso é MUITO legal, pois logo passa uma mensagem de que não se deve ter vergonha de ser quem você é. Isso rende um encontro de paixões entre os dois que é bem bonito.

 Apesar de já chegar recheado de reflexões, Bisque Doll não deixa de ser divertido, pois as reações da Marin são bem engraçadas, só a chegada dela já é uma baita cena cômica, caindo de cabeça na mesa do Wakana explosivamente. Já vemos uma interação bem dinâmica dela com o Wakana, que lembra um pouco Runway de Waratte, com o introvertido e a gatinha extrovertida que pede ajuda. 
 Os dois protagonistas já se mostraram ótimos, o Wakana parece ser bem reflexivo, e a Marin é adorável, o fato dela ser uma forte "defensora do movimento" faz qualquer um que assistir esse anime gostar dela. Há uma cena em que ela detona um babaca em uma estética que é puro ouro. Nem é necessário quebrar a cara de ninguém ou ofender brutalmente, é só tratar como o babaca merece na própria moeda, pra ele perceber que fez merda, e é assim que é na vida real, o que mostra que nesse anime há um certo pé no chão.

Marin por outro lado, expressa seus gostos e os protege fervorosamente!

 Ajuda muito que o visual desse primeiro episódio está lindíssimo, dá pra ver que há uma atenção muito grande nas expressões dos personagens, e no rosto bonito da Marin. As cores são bem vibrantes e a animação é bem suave, tá show demais. Além disso, a abertura é bem divertida!

 Foi um belo começo para Bisque Doll, adorei esse episódio! Fica a curiosidade pra ver como a interação com a Marin vai afetar o Wakana, se ele vai começar a se abrir mais e aceitar a si mesmo, sem ter vergonha de sua paixão por bonecas. Vai ser legal ver os dois descobrindo mais sobre o mundo um do outro, pois pela abertura parece que eles vão passar por várias coisas juntos, com a Marin mostrano o mundo nerdotaku pro Wakana, e ele mostrando o mundo das bonecas artesanais pra ela. E também tem espaço para um possível romance entre eles, que seria bem interessante.
 Vale a pena conferir o episódio e conhecer essa dupla, com certeza você vai sentir pelo menos uma pontinha de identificação com o Wakana, e orgulho ao ver a Marin lutando pela causa nerdotaku. Se a cada episódio ela detonar a moral de um babaca, já garante uma nota 10!

O divisor de águas na vida de Wakana, conhecer alguém que respeita seus gostos e admira seus dons!

4 comentários:

  1. Terminei de ver e é muito simpático! Realmente todo nerdotaku já foi zoado, ostracizado ou até agredido devido aos seus gostos. Ainda mais por bonecas que são vistas como "coisa de menina". E nem adianta explicar que são artesanais.

    Mas fazer bonecas é uma arte. Dá trabalho, é preciso técnica e muita paixão pelo ofício, pois não é nada fácil. Desenhar os olhos, arranjar o cabelo... E às vezes não sai como a gente imagina. Então eu respeito o Wakana ao menos por poder costurar as roupas. Exige muito mais habilidade do que fazer em tamanho natural.

    Marin era o tipo de pessoa que não parecia o que era. E sim alguém muito melhor! Aquela detonação do biltre foi o ponto alto do episódio! Assim é que se faz! Desdenhar aquilo que uma pessoa gosta é pedir para levar um fora para o resto da vida.

    Uma coisa que achei legal é a parte em que o Wakana fala sobre esconder seus sentimentos e o vento bate e move a cortina, encobrindo-o. Foi um bom jogo de cena para representar o que ele sentia. Daí, quase literalmente a Marin cai do céu. E aquilo deve ter doído. Pena que não deu tempo dele segurar.

    Os dois têm personalidades bem diferentes, mas que podem render boas interações. E dá para ter grandes expectativas sobre como a relação deles vai se desenvolver. Tem bastante tempo ainda e tudo pode acontecer.

    Agora quem será aquela menina do começo? Será que ela vai voltar algum dia na vida do Wakana? Pode ajudar a agitar as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Esse ostracismo infelizmente é inevitável, sempre tem algum infeliz que quer fazer pouco do gosto dos outros. Essa das bonecas serem coisa de menina me lembra até uma história que um usuário contou lá no Fórum LE, quando ele falou para os amigos do trabalho dele que colecionava "bonecas" de personagens femininas.

      É uma arte bem complicada! Minha mãe pintava bonecas de gesso e eu via o quanto aquilo era trabalhoso, e o vô do Wakana faz elas do zero, o que deve ser absurdo de complicado. Fazer roupas com caimento certo pra essas bonecas requer muita precisão, o Wakana tem sorte de ter aprendido desde pequeno, agora ele já tem bastante habilidade.

      A Marin é exemplo de que as aparências enganam, a galera não espera ver uma nerdotaku descolada hehehe. Aquilo foi tratamento do jeito certo, com as palavras certas! Aquele babaca com certeza vai pensar duas vezes antes de desmerecer algo ou alguém novamente.

      Pois é, o Wakana já vem se sentindo coberto pela sombra há muito tempo, precisou uma pessoa literalmente cair de cabeça na vida dele pra quebrar um pouco essa sombra. O engraçado é a gente pensar como que a Marin foi parara tão alto no ar apenas caminhando pela sala de aula hehehe.

      O Wakana vai precisar de bastante ajuda pra "sair da toca", mas espero que a personalidade enérgica da Marin não acabe tentando apressar as coisas. Essa relação é muito promissora, vamos ver se o Wakana acaba virando nerdotaku também hehehe.

      Acho que ela pode acabar aparecendo mais para o final, pra dar aquela carga dramática quando o Wakana estiver em um momento bom, mas ter uma recaída com essa sombra do passado. Só espero que não inventem de dizer que a menina era a Marin e que ela mudou ao se arrepender do que fez, seria muito desanimador.

      Wakanda Forever!

      Excluir
  2. Nobre Ronin!

    Apesar de far uma olhada rápida nos animes da temporada, não sabia se iria acompanhar algum além dos clássicos Demon Slayer e Attack on titans, mas esse me chamou a atenção ao ver essa postagem aqui, então dei uma chance.

    Acabei de conferir e é muito legal! Também estava com saudades de poder falar sobre algum anime semanal que não fossem os clássicos citados acima, sem contar que não é qualquer amigo que comenta sobre animes que não são shonen!

    Curti a apresentação de ambos, já virei fã da Marin e, claro, a gente acaba se vendo no Wakana! Espero que o padrão de animação e da história se mantenha elevado até o final! Falo isso porque acabei me surpreendendo com Ijiranaide Nagatoro-san - comecei odiando, mas depois passei a curtir! Bisque Doll já comecei amando! Hehehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Adelmo Veloso!

      É sempre bom incluir na agenda alguns animes fora do nicho de pancadaria, apesar de que Kimetsu e SnK estão bem legais.

      A maioria da galera gosta mais de falar sobre os shonens e as lutas, por isso prefiro trazer uns diferentes pra tentar dar um destaque pra eles hehehe. E fico feliz que gostou de Bisque Doll, sinal de que a indicação aqui foi certeira!

      A Marin é simplesmente adorável, vai ter um monte de nerdotaku elegendo ela como waifu nessa temporada hehehe! Todo mundo que gosta de nerdice com certeza já teve seu dia de Wakana, se sentindo afastado por causa dos gostos. Geralmente eu faço o teste dos três episódios, se nesses três conseguir manter o padrão então vale assistir até o final. E tem esses casos que conseguem melhorar ao longo dos episódios. Falam bastante de Nagatoro-san, preciso assistir.

      Wakanda Forever!

      Excluir