quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Lovely★Complex - Tamanho não é documento!


Os ANIME REVIEWS estão de volta! As análises detalhadas daqueles animes ótimos para fazer uma bela maratona! Ou não né, vai que o anime é ruim :P
E é sem spoilers!



Comédia, Romance, Shoujo - Episódios: 24
Estúdio: Toei Animantion - Direção: Kounosuke Uda - Roteiro: Takashi Yamada
Baseado no mangá de Aya Nakahara

 Lovely Complex acompanha o dia a dia da bela e divertida Risa Koizumi, uma estudante com uma característica pouco comum entre as garotas japonesas, ela mede 1,72m (nos primeiros episódios ela tem 170,m)! Essa é a altura média de um homem japonês, enquanto a média da mulher japonesa é 1,58m! Para o desespero de Risa, que sonha em ter um grande amor, mas não consegue encontrar um cara que seja mais alto que ela, já que ela tem vergonha de sair com um homem mais baixo (esses problemas com alturas é que compõem o complexo do título). A coisa fica ainda pior para Risa, pois ninguém leva ela a sério, já que ela é vista como a palhaça da turma, junto com Atsushi Ootani, um rapaz baixinho de 1,56m que está sempre batendo boca com ela. As trapalhadas e os tamanhos dos dois fazem com que o professor deles os chame de "All Hanshin Kyojin", que é uma dupla de comediantes (que existem no mundo real) com um cara alto e um baixinho. Risa e Ootani (chamam tanto ele só de Ootani que eu me acostumei) passam tanto tempo juntos falando besteira até que Risa percebe que ela tem sentimentos por Ootani (não é spoiler, isso faz parte da sinopse oficial) mas seu complexo de alturas a impede de aceitar seus sentimentos.

Risa se derretendo pelos gatões

 Com certeza é uma premissa interessante. Uma abordagem diferente do shoujo onde a garota é apaixonada mas não confessa seus sentimentos apenas por ter vergonha da confissão. Aqui existe uma situação de uma garota que precisa primeiro aceitar a si mesma, superar seu complexo com sua altura para depois superar o complexo com a altura do rapaz que ela gosta. E a magia de Lovely Complex entra quando tudo isso é abordado de forma extremamente divertida, de forma que rolam várias piadas entre pessoas altas e baixas sem passar dos limites, nunca apelando para ofensas ou humilhações. É aquele tipo de "piada chula e carinhosa" que fazemos entre amigos. Ao mesmo tempo que trata das dificuldades de pessoas com estaturas incomuns, e um romance complicado.

 É importante lembrar da questão da média de altura para se envolver melhor com Lovely Complex. Aqui no Brasil é bem comum ver mulheres entre 1,65m e 1,70m, e homens de 1,80m. Então pode parecer que a Risa não é tão alta assim, mas botando ela na média da mulher japonesa ela realmente é bem alta para os padrões, e o Ootani é um cara baixo. Detalhe que a série faz questão de demonstrar a altura da Risa, sempre deixando ela destacada no meio de uma galera menor que ela, logo na primeira cena já mostra ela dormindo em pé (é, a Risa é assim) no final de uma fila e já dá pra ver a diferença de tamanho.

Risa e Ootani sempre se tratando com carinho!

 Vamos falar um pouco mais sobre os personagens!
 Risa Koizumi, a protagonista mais alta que o normal. É uma garota de belas feições, que até seus colegas admiram, mas nenhum sente atração por ela pois todos veem ela como um alívio cômico, por ela ser muito palhaça e bobona. A coitada da Risa fica na friendzone com todo mundo hehehe. Sempre no mundo da lua, ela sonha em encontrar seu príncipe alto e encantado ao som do rapper Umibozu, o qual ela é uma grande (sem piadas hehe) fã. Ela não é muito boa nos estudos, até porque passa tanto tempo jogando e pensando em video game que esquece os estudos, mas ela entende muito de roupas e até ajuda as amigas nas compras. Detalhe que Koizumi significa algo como "Pequena Primavera", sendo que pequena não combina muito com ela hehehe. Essa personagem tem um carisma fora do normal, e quando você a conhecer, vai querer que ela esteja sempre na tela. Risa é interpretada de forma hilária pela fantástica Akemi Okamura (famosa pela voz da Nami de One Piece), que faz questão de interpretar Risa falando como se fosse uma comediante barulhenta, sinal que ela entendeu perfeitamente a personagem XD

 Atsushi Ootani, também protagonista, mas de altura menor que o normal. Um rapaz meio esquentadinho mas de bom coração, que sempre cumpre suas promessas. Apesar da baixa estatura, ele é um excelente jogador de basquete e é uma das estrelas do clube de basquete. Está sempre batendo boca com a Risa e não suporta ser chamado de baixinho. Detalhe que Ootani significa algo como "Grande Vale",  mostrando que o nome não combina muito com ele, o mesmo azar da Risa. Ootani é interpretado por Akira Nagata, que não é exatamente um dublador, e sim cantor, mas ele também é ator nas horas vagas, e já fez até um papel em Kamen Rider Den-O. Assim como Akemi Okamura, Akira Nagata também faz um trabalho hilário com um estilo de comediante barulhento, mostrando que ele também entendeu perfeitamente o personagem. Imagina esses dois gritando besteiras juntos hehehe.

 Nobuko Ishihara (Saori Higashi) e Heikichi Nakao (Yasuhiko Tokuyama), um casal que é puro açúcar. Ela é a melhor amiga de Risa e é quem incentiva Risa a lutar por seus sonhos, e ela também é responsável por dar uns belos cascudos na jaca da Risa quando ela está no mundo da lua. Ele é o melhor amigo de Ootani e seu parceiro no clube de basquete, e apesar de ser meio desligado ele acaba dando bons conselhos (sem perceber) para Ootani. O jeito que esse casal se conheceu é bem engraçado e é uma das surpresas da série.

Algumas vezes os trapalhões unem forças

 A interação entre os personagens é um ponto que deve ser destacado. É incrível! A química entre Risa e Ootani é perfeita e gera momentos envolventes e vários momentos hilários, sempre com umas caretas muito loucas. Todos os personagens são bem carismáticos, e você acaba entrando na turma rapidamente, se divertindo e se preocupando com cada um. Há mais personagens importantes e interessantes, que eu prefiro não comentar para não estragar a experiência de quem for assistir. Entre esses outros personagens, está uma garota que tem a cena mais chocante da série, a Kotobuki. Assista e descubra!

 A trilha sonora é agradável, não tem aquela música que fica marcada na cabeça, mas cumpre sua função com competência. As aberturas são muito boas, a música "Kimi + Boku = Love?" da primeira abertura é bem divertida. O primeiro encerramento tem a música "Kiss ~ Kaerimichi no Love Song" que é muito bonita, então vale a pena deixar os créditos rolarem. Não recomendo assistir a segunda abertura e o segundo encerramento pois eles podem mostrar umas ceninhas que podem ser consideradas spoilers.

 A série é de 2007, então com certeza a arte e animação são meio datadas, o formato de tela é até o 4:3. Seria injusto comparar com os animes atuais. Mas o importante é que apesar das limitações a animação cumpre sua função, até porque não é uma série que precisa de uma animação tão caprichada mesmo. E a arte tem um estilo bem característico, com destaque para as caretas que os personagens fazem nas cenas de comédia, e o rosto da Risa é muito bonito.

A Risa é uma fofura!

 O enredo é muito bom, apesar da história principal parecer um pouco arrastada em alguns momentos, mas isso é remediado com ótimas cenas de comédia. Os personagens são muito bem desenvolvidos, e isso é um dos pontos mais fortes da série, você realmente vê os personagens amadurecendo, lidando com as dificuldades da vida de forma muito convincente. E mesmo nos momentos mais dramáticos, a série nunca esquece de ser divertida, conseguindo emocionar e fazer rir ao mesmo tempo, o que é quase inacreditável. A direção e o roteiro são de tirar o chapéu!

 O mangá está completo no Japão (concluiu alguns meses antes do anime) e ganhou o Prêmio de Mangá Shogakukan em 2004 como melhor shoujo. No Brasil, o mangá está sendo publicado pela Panini e terá um total de 17 volumes. Uma visual novel para Playstation 2 foi lançada em 2006, e no mesmo ano também foi lançado um filme live action (antes do anime!), que eu ainda não vi, então não sei se vale a pena.

 Confesso que eu só assisti esse anime porque minha namorada insistiu para assistirmos juntos. Porém, eu me surpreendi muito, no primeiro episódio já estava cativado! Lovely Complex é uma série maravilhosa, extremamente envolvente e divertida, e que no fundo ainda guarda uma mensagem de não ter vergonha do seu corpo e não se prender a pré-conceitos sobre casais certos e errados! Que tamanho, seja alto ou baixo, não é documento! Uma obra maravilhosa que merece ser assistida por todos!

Nota: 9/10

O desafio está lançado!

Detalhe engraçado: Eu sou  um homem de 1,72m (a mesma altura da Risa hahaha) e não me sinto muito alto, mas minha namorada (agora ex) tem 1,53m e eu me sinto um jogador de basquete ao lado dela hehehe. Vendo a nossa diferença de altura eu até entendo como a Risa e o Ootani se sentem hahahaha!

4 comentários:

  1. Esse parece ser bem divertido. Li a matéria da versão em quadrinhos no Sushi POP e fiquei curioso. E ainda mais sabendo que o roteiro do desenho é do Takashi Yamada.

    O desenho era de 2007? Achava que era mais recente. Esse negócio de complexos e de auto-aceitação... Agora tenho certeza de que Heartcatch Precure! foi o resumo da obra de Takashi Yamada. As situações parecem ser previsíveis, mas mais uma vez digo que "prever" e "ver de verdade" são coisas bem diferentes.

    Vou dar uma procurada de qualquer jeito, pois pelas cenas parece ser muito engraçado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      É bem divertido mesmo, e o Takashi Yamada mandou muito bem!

      Quando eu fui assistir também achava que era mais recente, por volta de 2010. Em alguns casos, mesmo que a gente consiga prever o que vai acontecer, não deixa menos divertido, e é o que acontece em Lovely Complex.

      Vale muito a pena conferir XD

      Abração!

      Excluir
  2. Nobre Ronin!

    Rapaz, achei muito interessante a história! É muito legal quando ela foge dos padrões, começando algo novo, ainda que tenha uma pontinha de clichê no meio. Sempre que me sobra um tempinho, procuro assistir a uma comédia romântica - mas já faz tempo que assisti o último (Golden Times).

    Esse vai pra minha lista! Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Adelmo Veloso!

      Um pouquinho de clichê no meio nunca faz mal hehehe. Se você quer uma boa comédia romântica com certeza vale a pena conferir Lovely Complex, que é uma das melhores. Golden Time é outro muito bom XD

      Abração!

      Excluir