quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Irozuku Sekai no Ashita kara - Episódio 13 (Final)


UM MUNDO COLORIDO!


No episódio anterior: Chegou o aguardado Festival Escolar, e Hitomi deixou as tristezas um pouco de lado para poder aproveitar esse momento com seus preciosos amigos. Asagi mostrou que está mais confiante, vendeu seus cartões postais, deu umas indiretas para o Shou, e até incentivou Hitomi e Yuito. A atração Magical Art Illusion foi um sucesso, e mais sucesso ainda foi a arte de Yuito, que deu até autógrafos. Com o fim do Festival, os amigos curtiram os fogos de artifício, que Hitomi enxergou cheios de cores em um de seus momentos mais emocionantes. Mas está na hora de Hitomi voltar para seu tempo...

Pensar que foram essas memorias que trouxeram ela até esse tempo!

 Chegou! Chegou o último episódio desta viagem colorida! O momento de se despedir da galera do Clube, assim como a Hitomi se despediu deles. Foi bacana que todos tiveram que participar para realizar o feitiço de viagem no tempo, e isso também deu espaço para cada um ter sua despedida, até porque essa também foi a despedida deles com a gente, já que eram as últimas cenas deles.
 Engraçado que o Chigusa foi o que menos interagiu com a Hitomi, então ele improvisou uma frase, e teve até high five hehehe!

 Acho que todas as despedidas foram boas, mas claro que a gente já esperava ver algo especial para o Yuito, pois ele é o grande motivo da Hitomi estar ali. No comecinho ele deu uma arregada e preferiu não expor seus sentimentos nessa despedida, mas depois das palavras da Hitomi e da reação do artefato do tempo ele tomou coragem e até pulou para tentar ajudá-la. Nessa parte até pensei que ele ia acabar caindo no futuro com ela, o que até seria um final interessante.
 Yuito acabou caindo nos sentimentos da Hitomi novamente, mas dessa vez ao invés de encontrar a pequena Hitomi, ele encontrou a Hitomi atual, perdida, e ao lado do peixe dourado, ele conseguiu atravessar os abismos do coração dela.

Não deixe a garota partir sem expressar seus sentimentos!

 Como esperado, Hitomi recuperou suas cores ao encontrar a verdadeira felicidade, tirando a camada cinzenta que cobria seus sentimentos. E interessante que no final das contas foi ela que inconscientemente ativou o artefato de magia do tempo, apesar da Vovó não ter contado pra ninguém.
 Legal que a Vovó recebeu uma mensagem de sua versão do futuro, com o nome de "Kohaku Level 77", ótimo nome hehehe!

 Deu para entender os motivos da Vovó do futuro ter enviado a Hitomi para o passado, mas nessa parte temos que ter a mente aberta para as questões de loops temporais e outras paradas do tipo. A Vovó já sabia que a Hitomi precisaria dessa viagem, pois ela conheceu a Hitomi em sua juventude! Ela sabia que a garota ia mudar muito, pois ela estava ao lado dela, mas a Vovó do Futuro sabia que só poderia enviar a Hitomi quando ela completasse seus 17 anos, que foi a idade que ela encontrou a Hitomi no passado. Parece complicado mas é até bem simples hehe.

 Nesse episódio dei um pulo e gritei um "RAAAAAA!!!!" (como sempre, os vizinhos devem ter adorado)! Eu estava certo sobre a questão do livro ilustrado! A pequena Hitomi realmente leu um livro ilustrado publicado pelo Yuito, aquela rápida frase no episódio 8 não foi por acaso! O mais legal é que esse livro é uma fábula que basicamente envolve toda a galerinha do Clube, provavelmente foi feito para a própria Hitomi. E adorei como a história do livro foi contada ao mesmo tempo que tivemos pequenos flashbacks de cada personagem.

Quase foi o final perfeito!

 Tivemos alguns detalhes bem interessantes, alguns dos jovens que apareceram na escola da Hitomi lembravam bastante a galerinha do Clube, o que pode significar que alguns ali são os netos e netas deles. O "Vovô" era mesmo o carinha da livraria, o que por um lado foi meio estranho, pois no passado a Hitomi não pareceu ter alguma reação ao vê-lo (talvez porque ela não queria dar pistas para a Vovó). E a grande dúvida é sobre a cena do cemitério! De quem será o túmulo que a Hitomi foi visitar? Talvez a primeira resposta que venha na cabeça é que era a mãe dela, mas parando pra pensar, eu acho que não é. Quando a Hitomi voltou ao seu tempo ela falou para a Vovó que queria visitar a mãe e conversar com ela, junto com a Vovó. Mas na cena do cemitério a Vovó não estava junto, então eu acho que o cemitério era um assunto só da Hitomi. Pra mim, aquele era o túmulo do Yuito. Tá certo que ele teria 77 anos, o que não é uma idade muito comum para um japonês morrer, considerando que o povo japonês tem provavelmente uma das maiores longevidades do mundo. Mas eu acho que na história faz mais sentido ser o túmulo do Yuito que o da mãe da Hitomi, fora o detalhe da Vovó não estar junto.

 Esse último episódio deixou alguns pontos que não me agradaram muito, como essa questão da mãe que infelizmente não ficou bem resolvida. Acho que eu já ficaria satisfeito só com uma cena que mostrasse a Hitomi encontrando a mãe e a abraçando, nem precisava diálogo, podia ser como as cenas da escola, que foram apresentadas apenas ao som da bela música tema. Isso já seria o suficiente para não deixar uma questão tão importante no ar, ainda mais que a Hitomi foi uma personagem que teve um desenvolvimento tão grande, que é quase um pecado não resolver esse detalhe tão importante para a personagem. Outro detalhe que deixou um pouco a desejar é que eu gostaria de ter visto a galera do Clube no tempo da Hitomi, saber direitinho o que aconteceu com eles, já que na parte da fábula ficaram só umas pequenas pistas. E fica uma grande dúvida: Será que o pessoal do Clube nunca visitou a Hitomi? Eles também eram amigos da Vovó, então porque será que ninguém manteve contato? Essa é uma parte meio estranha.

Missão cumprida, Vovó!

 Foi um final diferente do que eu esperava, com certeza foi. Eu esperava algo mais clichê, um "felizes para sempre", com Hitomi e Yuito juntos. Até estava preparado para um final que eles não ficassem juntos, mas realmente achei que seguiria um caminho mais clichê. Se é bom ou ruim? Essa seria uma das perguntas mais complicadas de toda a série. Como alguém que se apegou aos personagens, é claro que eu gostaria de ver um final com os dois juntos e felizes, mas dá pra compreender o motivo de eles não ficarem juntos, pois essas questões de linhas temporais podem ser bem difíceis de lidar, e eles ficarem juntos poderia acabar formando um certo furo na coerência da história. Acaba até sendo um final meio parecido com o do filme "Em Algum Lugar do Passado" (acabei de spoilar um filme de 1980).
 Mas então, eu proponho que a gente pense com o coração! Hitomi e Yuito estão juntos, pois ele é todas as cores do mundo dela 💕

 E claro que eu não ia deixar de falar sobre o peixe dourado, essa figura tão importante e misteriosa da história! Se teve algo que abriu muitas teorias na história, foi esse peixe! Com a conclusão da série, a minha teoria final é a seguinte: o peixe dourado é o espírito do Yuito do futuro! Yuito amava a Hitomi, e foi esse peixe que desde o começo guiou ela até ele e a ajudou com as cores. O amor deles estava representado nas cores, e o peixe estava sempre junto quando a Hitomi enxergava as cores. A cena do peixe guiando o Yuito através dos sentimentos da Hitomi e até falando com ele faz todo sentido se pensar por esse lado, pois quem melhor que o próprio Yuito amadurecido para dizer "Vai, você consegue!"? Essa teoria do peixe também faz sentido se lembrarmos lá do episódio 6 quando a Hitomi entrou na arte e nos sentimentos do Yuito, e havia aquele peixe que parceia morto. Naquele episódio o Yuito estava com muitas dúvidas, ele mesmo ainda não entendia seus sentimentos. Então nos sentimentos dele, o peixe, que o representa, estava naquele estado, e aquela sombra tentando pescar um peixe menor com uma rede, era a pontinha de esperança dele tentando encontrar uma razão, o seu "espírito", e foi a Hitomi que trouxe essa razão e fez ele virar o peixe de vez. O peixe sabia que para a Hitomi ser feliz, ele precisava que ele mesmo, Yuito, precisava se encontrar antes para aceitar seus sentimentos por ela. Foi naquele dia que ela libertou o peixe Yuito de 2018, o espírito do Yuito que não se aceitava se libertou ao se aceitar. E mesmo após a morte em 2078, ele ficou cuidando dela e a guiou na busca pela felicidade. Talvez esteja errado? Talvez. Mas eu gosto dessa teoria, gosto de pensar que o sentimento dele atravessou as possibilidades.


Futuro, lá vamos nós!


 Irozuku acabou, e com certeza deixa boas memórias. Foi um anime maravilhoso, uma história bonitinha, com um visual bonitão. Foi gostoso de assistir, até porque ele tem aquela vibe meio anime de família, pois realmente é algo adequado para gente de todas as idades, é uma história boa e até simples de entender (apesar de ter suas partes mais complexas para os mais entusiastas teorizarem), com bom desenvolvimento e boas mensagens, não tem violência, e não precisou de bundas e peitões, definitivamente algo que dá para assistir com toda a família. Talvez os garotos mais jovens não vão gostar muito porque, como alguém que já foi desses, garotos não são muito de reconhecer sentimentos.

 Hitomi me surpreendeu, no começo eu achava que ela seria apenas a protagonista bonitinha meio sem sal que ia acabar apagada pelos outros personagens, mas ela mostrou ser uma personagem bem sentimental, e eu acreditei em sua personalidade tímida, e sim, personagens tímidas têm personalidade e não são sem graça só porque não fazem piadas nem peitam os outros, a diferença é que esse tipo de personagem precisa ser melhor trabalhado para se destacar, e a Hitomi foi bem trabalhada. Nós vimos uma garota completamente fechada em seu mundinho cinzento se abrindo para o verdadeiro mundo colorido, aceitando seus próprios sentimentos e reconhecendo os sentimentos alheios, descobrindo muitas coisas que podem ser boas se usadas para o bem dos outros. Isso foi desenvolvimento de personagem de qualidade, só não digo que foi perfeito pois infelizmente a questão da mãe não foi bem administrada.
 Apesar de um pouco menos detalhado, o desenvolvimento do Yuito também foi ótimo, ainda mais que ele é peça chave da história. Ele foi se abrindo mais ao longo da série, e assim como a Hitomi, foi descobrindo seus sentimentos. E o personagem carrega uma grande mensagem para aqueles que querem se aventurar pela arte, que é botar seu sentimento em seus desenhos, mostrar que sua arte é algo especial. Só acho que faltou ele dar pelo menos um beijinho de despedida na Hitomi hehehe.

Tantas memórias maravilhosas!

 Os coadjuvantes funcionaram muito bem, muito bem mesmo. Asagi me surpreendeu com o tempo de tela que ela teve, e acho que isso ajudou ela a conquistar a audiência, eu sou um dos que gostou muito dela, a fofinha do grupo. Shou desempenhou bem o papel de irmão mais velho do grupo, o cara com a cabeça no lugar e que ajuda seus amigos menos experientes, e fazer um episódio para mostrar os sentimentos mais profundos dele foi um toque especial na série, que melhorou muito o personagem que já era carismático. A Kurumi e o Chigusa foram os mais simples, eles não tiveram tanta história e desenvolvimento quanto os outros, mas eles completaram bem o time com carisma e seus momentos cômicos, e a Kurumi até teve uma historinha pra gente entender ela melhor. A fábula do Yuito deu a entender que Asagi e Shou viraram mesmo um casal, e Kurumi e Chigusa também juntaram os trapinhos, mas bem que podiam mostrar eles em 2078 como casais.
 E temos a Vovó! Ah, a Vovó! Pessoinha extremamente carismática e que representa muito bem o universo da série, colorida e mágica! A Vovó não é a personagem principal, mas definitivamente é uma das mais importantes, muitas vezes foi ela que botou a história pra frente e incentivou o desenvolvimento dos outros personagens. Com certeza é minha favorita! E tivemos dose dupla de Kaede Hondo com personagens importantes por aqui nessa temporada, sinto que ela está querendo ficar íntima do ABB hehehe!

Será que alguns desses são netos e netas da galera do Clube? Mas espera um pouco, e aquela garota ali igual a Vovó?!

 A parte técnica só tenho a parabenizar! Bom, todas as vezes que elogiei a arte e a trilha sonora acho que já deixaram bem claro o quanto eu achei esses dois detalhes excelentes, coisas lindas demais, se tem coisas que funcionaram perfeitamente na série foram a arte e a trilha sonora, que passaram as sensações certas nas horas certas e deram muito mais emoção para a série. Parabéns para a toda a equipe!
 A abertura "17 Sai" é muito bonita! Vou sentir saudades de ouvir ela a cada semana. Das aberturas da temporada, foi a que mais gostei!

 Apesar do furinho da história da mãe no último episódio, o enredo foi ótimo e bem dirigido, gostei muito do ritmo mais lento, mas que nunca deixou de desenvolver a história e os personagens. E não, ritmo devagar não significa série ruim, não sejamos tolos. Cada série precisa de seu ritmo, e o ritmo mais devagar funcionou em Irozuku, para desenvolver uma história leve e delicada, com uma protagonista igualmente delicada. Se fosse em ritmo acelerado não teria o mesmo sentimento e profundidade.

 É difícil dizer se esse foi meu anime favorito da temporada, pois assisti outros que também foram tão bons... Mas uma coisa é certa, esse com certeza foi o mais bonito, competindo com Violet Evergarden o posto de anime mais bonito de 2018! Vou sentir saudades dessa série, dessa galerinha do Clube, e desse mundo artístico maravilhoso, e se tem algo que não falta em Irozuku é arte!
Edit 2019: Por falar em arte, dá uma olhada nessa matéria, que compara os cenários da série com cenários reais do Japão, coisa linda 😁


Muito obrigado por acompanhar! Que todos vocês tenham um belo mundo colorido nesse ano de 2019 e em todos os outros que virão!

2 comentários:

  1. (Maldito lapso temporal! Demorei quase duas semanas para poder ver como termina!)

    Então terminou assim. Ficou bem explicado o porquê da Hitomi ter ido ao passado. Era a ego-trip que ela precisava. Para encontrar a si mesma e encarar o que a afligia. Só assim para poder quebrar o feitiço que ela própria colocou em si mesma. Essa cena dela se libertando foi muito bonita!

    E também para Yuito quebrar suas limitações, que ele mesmo se auto-impunha. Acredito nessa teoria de que o peixe seja o espírito do Yuito do futuro para guiar o Yuito do passado. No fim os dois eram parecidos e o encontro entre eles resolveu seus problemas. A sua descrição dele no "Primeiras Impressões" estava certa. Ele era mesmo o boy-magia da Hitomi. E em todos os sentidos.

    Hitomi pode não ter ficado com o Yuito fisicamente, mas o espírito continua. Ele se tornou as cores do mundo para Hitomi. Acredito que o túmulo era do Yuito mesmo. Por alguma razão, sinto que foi melhor assim.

    E o bom é que ele deixou sua mensagem, assim como todos do Clube. O pinguim era realmente o animal mais apropriado para a Hitomi. E só depois que eu me liguei que "Asagi" era um trocadilho com "Usagi".

    Então esse foi o caso em que tudo era predeterminado. Em que as coisas foram assim porque tinham de ser. Em que a Vovó sabia de tudo e por isso fez aquilo. Curioso que para ela não deve ter passado nem um segundo entre o primeiro capítulo e o último. E acho que a reação de surpresa da Hitomi no episódio anterior não foi ao ver o objeto, mas sim o rapaz que o trouxe, que acho que ela reconheceu, mas preferiu não dizer nada.

    Interessante que o "motorista" do ônibus do Tempo tem nome. É o "Espírito de Calabi-Yau". Até está escrito no ônibus. Pelo visto esse nome tem fundamento e fui pesquisar, mas não entendi lhufas... Me parece com um objeto que muda e assume várias cores de acordo com o lado em que se vê, mas é algo muito mais complexo que isso.

    De fato, um bom anime não precisa ter erotismo ou lutas em que planetas são destruídos e nem um ritmo acelerado. Basta uma boa história, bons personagens, e se tiver uma boa direção de arte, então fica melhor ainda. Mas boa música é fundamental. Uma que seja apropriada para cada cena. As de Irozuku em especial se mesclam com o ambiente, fazendo parte dele. A direção e a composição de série foram altamente competentes. A história pareceu lenta, mas quem vê bem percebe que acontecia algo importante em cada capítulo.

    Uma pena que a mãe da Hitomi acabou ficando de fora. Mas acredito que tudo tenha ido bem. O desejo da Vovó de fazer todos felizes foi realizado e ela finalmente conseguiu fazer isso com as pessoas mais próximas dela. Justo as que ela não tinha conseguido. Assim a Vovó também resolve seu maior problema.

    Irozuku foi mais uma obra magnífica que conheci graças a este Blog. Seria mais um que eu provavelmente teria ignorado, mas que me pegou logo de cara! O clima aconchegante de uma cidadezinha japonesa, mas com uma atmosfera mágica foi o que me atraiu. Cheguei até a sentir saudades, pois morei em uma cidade assim. Mais uma vez foi beleza com substância. Excelente! E agora fico pensando em como deve ser Violet Evergarden. Acho difícil bater Irozuku, mas é o que todos dizem, então...



    Embora tenha votado em Zombieland Saga na enquete da Crunchyroll para Anime do Ano.😈

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Tinha que ter pedido ajuda da Vovó pra ver o último episódio antes hehehe!

      Hitomi precisava muito dessa viagem para sua auto-descoberta, só aqueles jovens do clube podiam fazer ela descobrir seus sentimentos. A cena foi muito bonita mesmo, aliás, acho que dá pra montar um episódio inteiro só reunindo as cenas mais bonitas da série, que foram muitas XD

      Acho que faz até bastante sentido o peixe ser o espírito dele, pois no final da viagem da Hitomi o Yuito se conscientizou do quanto aquilo mudou a vida dele, então o Yuito do futuro precisava guiar ele pra aquela felicidade, e claro, também ajudar a Hitomi. Pior que o termo boy magia acabou meio literal mesmo hahahahaha!

      É, por um lado também acho melhor que ele já tenha partido, pois assim podemos ficar com essa imagem de que ele ficou com a Hitomi para sempre em seu mundo colorido. Se mostrasse ele já como senhor de idade, seria meio triste ele vendo a Hitomi e sabendo que não ficou com ela.

      Nossa, essa detalhe de "Usagi" é algo tão simples, mas que eu também não tinha percebido! É curioso como damos tanta atenção para os detalhes complexos que acabamos deixando passar alguns mais simples.

      Pelo visto pra Vovó do futuro passou bem pouco tempo mesmo entre a viagem da Hitomi, já que ela estava lá no mesmo lugar e ainda estavam rolando os fogos de artifício.
      Pois é, como a cena logo focou no artefato deu a entender que ela se surpreendeu ao ver o objeto, mas acho que você está certo, ela ficou surpresa ao ver o Vovô no passado. Bom, a própria Vovó em outro episódio já tinha pedido para ela não contar sobre seu futuro marido, então acho que a Hitomi apenas respeitou o pedido.

      Esse detalhe do motorista eu também pretendia pesquisar e acabei esquecendo hehe. O pouco que olhei agora, parece uma referência bem complexa mesmo, muito científico pra minha cabeça. Mas algumas coisas que li indicam que isso também tem a ver com formas de espaço-tempo. Pelo visto é algo que tem bem a ver com a temática da série, mas para entender bem como funciona acho que precisaria de algumas horas de estudo.

      Exato! As coisas funcionaram muito bem e a trilha sonora transformou o mundo da série de uma forma incrível. O ritmo mais lento também nos ajudou a pensar bastante nos detalhes, se fosse corrido acho que um monte de teorias teriam ficado pra trás, e não teria a mesma graça.

      Infelizmente essa parte da mãe acabou sendo o ponto fraco da série, mas ainda bem que dá para relevar com todos os pontos fortes. Com o sucesso da viagem da Hitomi, a Vovó também alcançou seu objetivo, imagino que deve ter sido difícil pra ela aguentar por todos esses anos, ela é uma baita heroína!

      Esse eu senti que ia ser muito bom, acho que por isso ele foi até capa do guia da temporada hehe! Agora que você mencionou sobre o clima aconchegante da cidade da série, esses dias eu dei de cara com uma matéria beeeeeem legal, comparando cenários reais de uma cidade do Japão (acho que é Nagasaki) com os cenários da série.
      http://blog.livedoor.jp/touyokojunrei-yokofuji3/archives/77393445.html
      É show demais! Dá pra ver que a equipe de produção foi bem longe para deixar a série mais imersiva possível, e essas comparações de cenários provam que eles tiveram sucesso! Até a casa das Tsukishiro é real!!! Nossa, já bate até uma vontade de reassistir XD
      Bah, a briga entre Irozuku e Violet Evergarden é complicada! Na verdade, é linda hehehe! Difícil dizer qual dos dois é mais bonito, difícil mesmo...

      Ah, eu lembro que respondi algumas enquetes sobre melhores do ano, mas acho que a do Crunchyroll eu não respondi. Mas eu sempre acabo votando Gintama em tudo que é enquete XD

      Abração!

      Excluir