terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Granblue Fantasy 2 - Episódio 8


LIBERTANDO A FERA!


No episódio anterior: Orchis virou alvo de Celeste, e Lyria e Io tentaram protegê-la, mas as três garotas acabaram engolidas pela Fera. Dentro de Celeste, as garotas se viram em um estranho cenário florido, que ia mudando conforme elas atravessavam portas. Logo elas descobriram que aqueles cenários eram das memórias de Io, que uma entidade maligna dentro de Celeste estava roubando, ao mesmo tempo que controlava a Fera. As garotas tentaram enfrentar a entidade, mas em desvantagem de território a situação ficou ruim rapidamente. Enquanto isso, o pessoal da Grandcypher planeja como resgatar as garotas, com a ajuda de Ferry e os mercenários. E a ligação entre Gran e Lyria pode ser a chave...

Gran não derrota suas mágoas!

 Eu achava que todo mundo na ilha, tirando a Ferry, era zumbi. Mas pelo visto eu estava enganado, algumas pessoas ainda eram normais, acho que foi uma informação que eu deixei escapar nos episódios anteriores. Ou os moradores que correram de Celeste também eram zumbis mas acabaram desenhados normalmente, o que seria um errinho do estúdio hehehe.

 Na hora ficou meio confuso como a Io escapou de dentro da Fera, mas depois ficou claro que foi o próprio Celeste que a libertou, contrariando os poderes da entidade maligna. Uma pena que a participação da Io basicamente se encerrou aí, eu achava que por ser a pessoa que saiu de dentro da Fera ela teria uma importância e participação bem maiores. E também pensei que a Ferry teria participação maior, até em algum combate, pois ela está até mesmo no game de luta Granblue Fantasy Versus, mas não vimos ela lutar nenhuma vez. Uma pena...

 Pô, o povo zumbi é daquele tipo que aumenta nossa fé na humanidade! Quando a Ferry falou sobre o que aconteceria com a cidade caso eles acabassem com a névoa eu jurava que eles iam surtar e geraria um caos na cidade. Mas não. Eles reconheceram que era o melhor caminho e que já tinham vivido o suficiente. Gente boa esse povo!

Parece que a Lyria finalmente conseguiu se aproximar da Orchis!

 Quem brilhou mesmo nesse episódio foi o nosso guerreiro heroico, Gran! O cara tava com tudo, pulou de um navio pro outro (com uma forcinha do SugiDrang que resolveu bancar o herói também hehehe), encarou seu passado, enfrentou sua própria sombra, e usou toda sua força e coragem para salvar as meninas. Gran definitivamente é um herói à moda antiga, e isso é que é legal. Pior que eu até pensei que o SugiDrang ia cair lá dentro da Fera com o Gran, e lá a gente ia ver as memórias dele sobre a Ferry, o que eu acho que teria sido mais interessante que a forma como foi feita a revelação. Tudo bem que eu gostei das cenas do Gran lembrando do passado, mas era coisa que a gente já sabia, então acho que as coisas poderiam ter sido diferentes nessa história, o tempo usado nessas cenas podia ter sido usado para outras coisas que eu acho que faltaram nesse episódio.

 Bem, mas o importante é que as cenas de ação foram ótimas. Ok, o desenho ficou meio deformadinho aqui e ali, mas a animação fluida compensou, e as coreografias também, pois se tem algo que sempre fica fodástico em Granblue Fantasy são as cenas em que o Gran corre contra as Feras Primais, sempre há um capricho na composição dessas cenas que as deixam bem cinematográficas, e essa não foi diferente.

Ferry se despede da galera! Será que é temporariamente?

 No final das contas a entidade maligna era o pesquisador que invocou Celeste, o cara ficou tão maluco com a ideia de buscar a vida eterna que acabou se tornando aquela coisa, e parece que a verdadeira vida eterna que ele buscava acabou indo pra Ferry, apesar de que essa parte não foi muito bem explicada. Essa parte da Ferry é que eu acho que podia ter sido melhor desenvolvida, até pra deixar aquelas cenas finais mais emotivas, tanto que até a revelação do SugiDrang não teve o mesmo impacto que eu esperava, apesar da surpresa ao descobrir que ela não é irmã dele, e sim tia-avó.
 Apesar de eu não ter gostado tanto do pouco desenvolvimento dessa história da Ferry, um detalhe eu achei legal, foi mostrado ela escrevendo cartas para a irmã que foi embora da ilha, então isso explica o que era aquela carta que o SugiDrang mostrou no episódio 5.

 Agora fica a dúvida se vamos ver novamente a charmosa Ferry, e se o SugiDrang vai contar pra ela sobre eles serem parentes. Não tem motivo pra ele esconder isso agora, mas acho que é algo que vai acontecer fora da tela. E no pós-créditos tivemos as tramoias do Império, apresentando uma nova vilã. Será que isso significa que o Furias já era? Não falaram mais dele desde o ataque da Vira, então vai saber...

 No geral o arco foi bacana, apesar de que eu preferia que desenvolvessem partes diferentes nessa história. Mas foi bom que botaram os holofotes novamente nas questões dos Astrais e do pai do Gran, o que pode ser um sinal de que em breve pode haver alguma revelação sobre isso. Acho que o grande problema pra mim foi terem apresentado a Ferry e não aproveitarem ela tão bem quanto eu esperava, ainda mais que ela parece ser uma personagem importante na franquia. Mas quem sabe ela aparece novamente? Aliás, seria até engraçado se ela começasse a andar com o SugiDrang e acabasse no grupo da Apollo, já que eles são meio que o grupo paralelo da história.

Até o próximo episódio de Granblue Fantasy!

2 comentários:

  1. Precisou de um pouco de capacidade de interpretação para entender como a Io se salvou. Revi o começo e foi isso mesmo. Celeste conseguiu mandá-la de volta para fora.

    Essa situação dos habitantes da vila que são zumbis me lembrou uma parte de outro jogo, o Cosmic Fantasy 2, e o fim desse arco foi bem parecido. O povo de uma vila tinha feito um contrato com um demônio para conseguir a vida eterna. Mas a vila se tornou uma armadilha, prendendo todos que entrassem. O povo percebeu o que tinha feito e pediu ao herói que derrotasse o demônio. E assim todos se libertaram. O mais triste era que um homem de fora tinha conhecido uma criança da vila que queria ver o mundo, e prometeu levá-la para conhecer vários lugares, mas ela também teve que desaparecer.

    Por isso fiquei com medo que o mesmo acontecesse com a Ferry. Quando ela foi para aquele campo de flores, pensei que ela ia sumir em partículas de luz. Mas ela continuou viva. E quem diria que ela era a tia-avó do SugiDrang? Por um momento também pensei que ela era irmã dele, mas me lembrei que o SugiDrang não poderia viver tanto. Foi uma boa solução. Agora o que vai acontecer com a Ferry? O SugiDrang vai deixá-la em uma vila para viver em paz ou será que ela vai se tornar parte do time com a Sturm e a Orchis? E ela aparece no Versus? Então quem sabe?

    O tal pesquisador só tinha medo de morrer. Não dá para perdoar, mas também sinto certa pena dele. Bom, agora acabou e ele não vai mais fazer maldades. Gran falou bonito e é bem por aí. De nada adianta uma existência continuada e um poder ilimitado ao custo de sua própria humanidade, vivendo, ou melhor, apenas existindo.

    O episódio foi bem apressado e demorei para entender algumas partes. Ao menos não deixaram o mistério do SugiDrang no ar. Mas gostei da história. Foi bonita, embora a execução tivesse certos problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Depois a Io falou umas coisas que facilitaram um pouco a compreensão, mas na hora foi bem confuso mesmo.

      Pior que esses dias eu estava lendo uma história do Hellboy que também é nesse estilo. Pelo visto tem várias criaturas que gostam de fazer essas armações pra cima do povo hehehe.

      A Ferry eu não cheguei a pensar que ia sumir, já que ela aparece em bastante coisa da franquia, na verdade eu achava é que ela ia acabar lutando contra a entidade maligna. Bah, eu tinha certeza que ela seria irmã do SugiDrang, essa eu errei feio hehehehe. Espero que ela viaje com a galera do SugiDrang, seria bem engraçado. Só não sei se a Apollo aceitaria ela na trupe.

      O cara escolheu as formas erradas de buscar suas ambições, botou a ilha inteira em risco e ainda custou a vida de uma galera, no final das contas ele mereceu se ferrar.

      Pois é, parece que o tempo não muito bem administrado para esse arco, e quem acabou mais prejudicada com isso foi a Ferry. Mas no geral foi bacana, e deixou algumas questões para o futuro.

      Abração!

      Excluir