sábado, 8 de outubro de 2016

Soushin Shoujo Matoi - Primeiras impressões


Meninas Mágicas? Não! Meninas Exorcistas!


Magia
Estúdio: White Fox - Direção: Masayuki Sakoi - Roteiro/Composição: Yousuke Kuroda

Sinopse: Duas garotas estão em treinamento para se tornarem sacerdotisas do Templo Tenma: Matoi Sumeragi e Yuma Kusanagi. Desde que foi separada da mãe na infância,  Matoi vive com os avós por parte de pai, mas três meses atrás, ela finalmente passou a viver com seu pai Shingo.  Matoi apenas deseja uma vida simples e pacífica. Yuma é filha de uma família que vive no templo e a maior candidata a se tornar sacerdotisa. Ela descobre que seus ancestrais usaram Taimakou, uma técnica de exorcizar espíritos malignos, e desafia Matoi em um ritual chamado Kamikagari, usando as técnicas do Taimakou. Certo dia, após a escola, Matoi e Yuma chegam no templo onde encontram os pais de Yuma feridos. O pai de Matoi, que é um policial, investiga o caso, e encontra um homem que parece insano. Quando ele captura o homem, Yuma começa o ritual Kamikagari. Mas algo estranho acontece com Matoi, a garota que queria apenas uma vida simples ganha os poderes de uma deusa para banir espíritos malignos. Para voltar a sua vida simples, Matoi deve realizar exorcismos!

Adorei o visual!

 Engraçado como a sinopse praticamente conta o primeiro episódio inteiro. Mas apesar da previsibilidade do episódio por conta da sinopse, a forma como as coisas funcionam meio que me surpreendeu. É bem interessante como o conceito de Meninas Mágicas foi misturado com exorcismos e casos policiais, e funcionou muito bem. Como eu imaginava, não é um Mahou Shoujo lá dos mais leves pois pelo menos o caso desse primeiro episódio tinha um que outro detalhe meio pesado. Com certeza não vai se tornar algo sombrio como Madoka, mas o público alvo claramente não é o infantil. Apesar da parte mais sombria do caso policial, há um bom espaço para humor, o que dá um bom equilíbrio no clima. Há até uma que outra ceninha de fanservice bem leve, apesar de uma cena envolvendo o pai da protagonista ter sido um tanto bizarra hehehe, mas tudo sob controle por enquanto.

A Yuma é uma figura!

 A Matoi é bem interessante por ela ser uma garota bem normal, a interação dela com o pai é muito boa e promete ser fundamental para o desenvolvimento da série. E também tem o mistério sobre a mãe dela que deve ser um dos pontos principais, ainda mais pelo fato da Matoi ficar igual a ela quando se transforma, mostrando que há uma grande ligação entre a mãe e os poderes. Já a Yuma é bem diferente do que eu esperava, pois eu jurava que ela seria a garotinha muito seria e competente, mas ela é uma moleca baderneira e atrapalhada, com algumas cenas bem engraçadas. Ela provavelmente vai ser o alívio cômico da série. Talvez role um lance meio Card Captor Sakura, com a Menina Mágica acompanhada de sua parceira sem poderes. O papel de personagem séria e competente fica com a garota interpretada pela Haruka Tomatsu, que deve ser aquele tipo de personagem que é rival e mentora ao mesmo tempo.
 A participação forte de personagens adultos é o que deve dar um toque diferente nessa série Mahou Shoujo, pois já deu pra ver que o pai da Matoi e uma moça misteriosa de uma certa organização vão ser muito importantes. É legal ter participações adultas em um gênero que não é de dar espaço para esse tipo de personagem (pelo menos nas séries que eu assisti adultos são praticamente inexistentes hehehe).

Essa dona é bem legal!

 O visual é um dos pontos fortes, bem estilizado, quase cartunesco em algumas personagens como a Yuma. É bem louco como a Yuma parece uma personagem saída de uma série cômica e o pai da Matoi parece de uma série de investigação, mas os dois combinam bem na tela. A animação está aceitável, nada de espetacular mas não é ruim, nas cenas de comédia ela funciona muito bem. Os cenários estão muito bonitos! Tem um pouco de CG na série, o que pode desagradar os muitos que têm implicância com CG em animes. A trilha sonora é excelente, principalmente na parte em que a Matoi se transforma!

 Tudo indica que esse vai ser ótimo, com boas doses de magia, aventura e comédia, e até um pouquinho de policial. Vale a pena conferir! Esse eu vou acompanhar certo!


2 comentários:

  1. Esse teve uma pegada boa no primeiro episódio. Já com todas as cartas na mesa e uma premissa clara. Vários mistérios já foram colocados também, instigando a curiosidade.

    A fórmula básica é clichê, com uma menina que quer levar uma vida normal, mas consegue poderes levada pelas circunstâncias. E foi bem executado, o que é o mais importante.

    Desde Sailor Moon (ou até antes) que as Meninas Mágicas Lutadoras fazem um tipo de exorcismo, já que muitos inimigos entravam no corpo de pessoas, animais ou objetos ou surgiam de seus sentimentos negativos. Daí era tirar o bicho de lá, seja Youma, Zakenna, Akanbey ou o que fosse. Essa, por enquanto está banindo, e é interessante ver que querem primeiro ver quais as intenções do inimigo antes de matá-los.

    A ideia de que menina de cabelo azul é séria e inteligente é pura ilusão. A Erika e a Hime não me deixam mentir (e elas são muito mais doidinhas).

    ResponderExcluir
  2. Grande Usys!

    Isso mesmo, já deixou o terreno preparado sem entregar muita coisa, assim dá vontade de continuar assistindo.
    E clichê bem executado é sempre bem-vindo XD

    Faz sentido mesmo. Vai ver Soushin Shoujo resolveu levar a coisa mais ao pé da letra hehehe.

    Acho que no fundo, todas as meninas de cabelo azul são bem loucas. Algumas apenas tentam esconder hahahaha!

    Abração!

    ResponderExcluir