quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Touken Ranbu: Hanamaru - Primeiras impressões


Samurais bishonens! Samurais bishonens aos montes!


Fantasia
Estúdio: Doga Kobo - Direção: Takashi Naoya - Roteiro/Composição: Pierre Sugiura

Sinopse: No ano de 2205. Os “revisionistas históricos” começaram ataques ao passado em seu plano de mudar a história. Os Saniwa, que foram encarregados de proteger a história, podem imbuir vida em objetos. Os mais fortes entre eles são os Touken Danshi. A história foca na vida alegre deles.


 Esse com certeza é o anime para chamar as fujoshis e as otomes! Bom, o jogo é um Otome Game, então já era de se esperar. Mas a ideia por trás de Touken Ranbu é muito boa! Espadas ganham vida e a função deles é proteger a história dos seus mestres, as pessoas que empunharam essas espadas. Então a série conta com uma boa carga histórica, e as missões dos Touken Danshi envolvem os fatos históricos, onde eles devem viajar no tempo através de um artefato e impedir que os vilões (uns samurais de sombra bem monstruosos) destruam certos eventos importantes na história do Japão, como o famoso "Incidente da Hospedaria Ikeda" que é um importante fato histórico envolvendo a tropa Shinsengumi. E o legal é ver as referências dos mestres nas espadas, como por exemplo os dois protagonistas, Yamatonokami Yasusada e Kashuu Kiyomitsu, ambos foram as espadas de Souji Okita. Yasusada tem o visual mais famoso do Shinsengumi, com azul e branco, já o Kashuu tem um visual que remete bastante ao período onde o Shinsengumi usou trajes ocidentalizados. E os personagens até falam coisas que tem a ver com a história de seus mestres.

 O problema é que a ideia é muito boa, mas a promessa da série não é focar nela, e sim no dia a dia dos Touken Danshi. Eles vivem como se fosse uma república cheia de rapazes zoeiros, então dificilmente vamos ver lutas, talvez uma coisinha que outra como foi nesse primeiro episódio. Fica parecendo mais uma comédia slice of life com um toque de fantasia. Isso é ruim? Não necessariamente. Se for bem conduzido pode ser divertido e interessante como qualquer anime. Mas de fato não tem muito apelo para o público masculino, a não ser que o cara curta as paradas históricas, sendo que elas também parecem que não vão ser o foco...

São ciladas Bino! São ciladas!

 Os personagens são bem carismáticos, mas o visual deles pode incomodar quem não curte bishonens, e aqui eles são bem extravagantes, tipo tem cara que pinta as unhas e tal. Mas a série não dá sinal de yaoi ou shonen ai, até porque isso nem está descrito na ficha do anime. Pra mim, o visual não incomoda, já estou acostumado com glam rock e visual kei, então são só mais uns caras emperiquitados hehehe. Alguns ficam até legais, o Kashuu mesmo todo pintado e delicado é bem legal, e é até engraçado ver ele assim e chutando bundas como qualquer herói porradeiro!

 A animação e os traços estão bem caprichados, Doga Kobo costuma mandar bem. A trilha sonora é bem legal, a abertura é bem divertida e mostra bem que a proposta do anime é ser engraçado, com os personagens dançando e fazendo poses engraçadas.

 Definitivamente as garotas são o público alvo. Pode ser que a série seja interessante e engraçada, mas fica a preocupação de acabar sendo somente caras bonitões fazendo coisas fofas, o que pode desagradar até mesmo o público feminino. Se o ritmo for o mesmo desse primeiro episódio, acho que a série vai ser bacana. Pretendo assistir pelo menos até o terceiro episódio para ver que ritmo vai seguir, e confesso que estou curioso para saber se tem algum cara que é a espada doToshizou Hijikata, se tiver provavelmente vai acabar sendo o meu favorito hehehe.

2 comentários:

  1. Fui dar uma olhada, mas vi que não era para mim. Gostava de UtaPri e por isso resolvi dar uma chance, só que não teve o mesmo apelo. Talvez por não ter gente que eu conheça (só tinha o Kaito Ishikawa, mas bom, ele está em todas).

    As partes sobre a História do Japão são legais e se colocassem mais peso nesse aspecto poderia ser melhor. Mas vou deixar esse de lado por enquanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Ainda tenho dúvidas se vale a pena assistir, vou dar a chance dos três episódios para ver se me cativa, mas acho meio difícil. Também esperava mais vozes conhecidas, seria bem legal o Daisuke Ono como o cara de tapa olho.

      Essa parte da história acho que vão deixar para o Touken Ranbu da Ufotable que estréia ano que vem, que vai ser mais de ação.
      Ah, talvez aquela sua amiga fujoshi possa gostar desse Hanamaru hehehe.

      Abração!

      Excluir