segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Shirobako - Vamos fazer um anime!


Fazia tempos que não rolava um ANIME REVIEW! Esse estava no forno há algum tempo hehehe. Acho que dá para dizer que esse é um tanto especial, ao ler você vai entender o motivo.
Anime completo é sempre bom para fazer aquela bela maratona, ainda mais com as férias de fim de ano. Mas como eu sempre digo: Ou não né? Vai que o anime é ruim. Não é o caso aqui.

Sem spoilers, lógico XD



Comédia, Drama, Slice of Life - Episódios: 24
Estúdio: P.A.Works
Direção: Tsutomu Mizushima
Roteiro/Composição: Michiko Yokote, Reiko Yoshida, Tatsuhiko Urahata
Anime original

 Você já imaginou como é o processo de criação de um anime? Pois Shirobako vai te mostrar exatamente isso! É um anime sobre fazer animes! O próprio nome Shirobako já faz referência ao processo de criação de um anime. O termo "Shirobako" significa "Caixa Branca", e no ramo da animação essa caixa se refere a um vídeo que é distribuído entre a equipe de produção. É um vídeo de teste, sem arte final, que é assistido pela equipe para analisar coisas como sincronia de cenas quadro a quadro, e também movimentos (dá para entender bem como isso funciona ao assistir a série). A principio, a caixa branca era uma fita VHS branca ou dentro de uma caixa branca (varia de estúdio para estúdio), mas mesmo com as mídias de hoje em dia esse vídeo ainda é chamado de caixa branca. Em Shirobako por exemplo, a caixa branca é em DVD, que aparece algumas vezes durante a série, e é até mencionado o termo "Shirobako" em certos momentos.

A galera da Musashino Animation comemorando mais um trabalho bem feito!

 A história de Shirobako começa com cinco amigas que estudam na mesma escola e compartilham o mesmo sonho: fazer animes. Elas até mesmo possuem um clube de animação na escola, onde cada uma já mostra talento em uma determinada área, ilustração, computação gráfica, roteiro, e atuação vocal. Antes da formatura, as cinco garotas prometem se reunir um dia para criar um anime de verdade. E é alguns anos após essa promessa que a história do anime se passa. Porém, a realidade é mais complicada do que as garotas imaginavam, o mercado de animação é realmente complicado, e o sonho de todas trabalharem juntas parece muito distante!

 Além das protagonistas, a base da história é o estúdio Musashino Animation, onde Aoi Miyamori, a personagem principal, trabalha como assistente de produção. É através da Musashino Animation que vemos a trabalheira de criar um anime, e como isso é complicado. Vemos todo o processo de como um anime sai do papel e vai para as telas, de uma forma bem realista. Claro que tem umas tiradas mais cômicas e surreais, como a forma que Aoi dirige, o fato de dois mascotes falarem na cabeça dela, ou o épico episódio 23. Então considere que Shirobako trata a questão de bastidores e desenvolvimento de uma animação com realismo, mas os personagens são mais "anime" mesmo.

Da esquerda para a direita: Misa "Mii", Shizuka "Zuka", Aoi, Ema, e Midori "Rii-chan"

 Vamos falar um pouco sobre as protagonistas!

 Aoi Miyamori, a personagem principal da história, que trabalha como assistente de produção na Musashino Animation. É uma garota otimista e extremamente esforçada. Diferente das outras garotas do clube de animação, ela não possui talento para áreas específicas de uma animação, e após se formar era a única que não possuía uma meta, e acabou entrando para a Musashino Animation mais pela experiência. Mas ela descobre que leva jeito para organizar e unir as pessoas, e por ser muito esforçada ela demonstra ter um futuro promissor na área de produção. Várias vezes ao longo da série, os pensamentos e conflitos de Aoi são representados por dois bonecos que representam o lado negativo e positivo, e é através desses dois que muitas vezes temos explicações sobre alguns termos e como funciona a indústria da animação. Aoi é interpretada por Juri Kimura.

 Ema Yasuhara, que trabalha na área de ilustração/animação na Musashino Animation com Aoi. É uma talentosa desenhista, muito doce e gentil. Mas é muito introvertida e sensível, o que a faz ser gravemente afetada quando ouve críticas. Para a sorte de Ema, ela trabalha ao lado de um experiente ilustrador que vai ser muito importante em sua carreira. É interpretada por Haruka Yoshimura.

 Misa Toudou, conhecida como Mii. Inspirada pelo talento de Ema, ela resolveu trabalhar com ilustração, mas acabou seguindo um caminho um pouco diferente, trabalhando com computação gráfica. Ela trabalha no estúdio de CG Supermedia Creation, mas parece infeliz com seu trabalho por porque a empresa só trabalha com modelagem de automóveis, e Mii quer ir além disso. É interpretada por Asami Takano.

 Midori Imai, conhecida como Rii-chan (e mais tarde "Diesel-san" hehehe). É uma aspirante a roteirista que sonha em criar um roteiro cativante, que fique na memória das pessoas. Ela é muito fofa, tem um coração de ouro, está sempre disposta a ajudar os outros e está sempre apoiando Aoi nos momentos difíceis, pois mora no mesmo condomínio que ela. Adora aprender e pesquisar coisas novas, mas seu sonho de ser roteirista parece mais longe do que ela imaginava. É interpretada por Hitomi Ohwada.

 Shizuka Sakaki, conhecida como Zuka. É uma aspirante a atriz vocal que acaba de ingressar na agência Akaonu Production. De todas as garotas, Zuka é a que mais enfrenta dificuldades, pois não consegue nenhum papel, sua carreira como atriz vocal parece que não vai pra frente, e ela tem que trabalhar como garçonete. Apesar de sempre ser amigável e simpática, ela é muito fechada com seus sentimentos e não se abre sobre suas dificuldades com ninguém. É interpretada por Haruka Chisuga

Ema com a mão na massa!

 Shirobako conta com MUITOS outros personagens, muitos mesmo! Na verdade, é até bem fácil se perder nos nomes e funções de todos na Musashino Animation. Mas entre os coadjuvantes há grandes destaques como o diretor malucão Seiichi Kinoshita (Nobuyuki Hiyama), a bela gothic lolita ilustradora, supervisora, e designer de personagens Rinko Ogasawara (Ai Kayano), e o mala Tarou Takanashi (Hiroyuki Yoshino), que nunca perde a chance de incomodar alguém. O diretor é provavelmente um dos melhores personagens da série, os delírios dele pensando nos personagens são demais, e ele também protagoniza algumas cenas bem emocionantes. Na verdade, todos os personagens, têm importância no desenvolvimento da história, não importa se aparecem pouco ou bastante. E as ótimas interações entre esses personagens deixam tudo mais dinâmico e interessante. Isso é um baita mérito de Shirobako!
 Detalhe que vários personagens são referências a pessoas reais que trabalham com animes! O próprio diretor é uma baita referência a um certo diretor aí hehehe. Tente identificar todos!

 O visual é muito bonito, é tudo sempre bem colorido, e a arte é caprichada na maior parte do tempo. O design de personagens é simples mas é bem marcante. E a série ainda conta com uma animação competente.

O diretor é uma figura!

 A trilha sonora cumpre bem sua função, nos momentos mais emocionantes então ela é maravilhosa, dando aquela carga mais poderosa nas cenas.

 As aberturas são bem legais! A primeira com a música "COLORFULL BOX" por Yoko Ishida é bem animada, e adoro a entrada com os personagens sendo desenhados. A segunda abertura com a música "Takarabako -TREASURE BOX-" por Masami Okui tem a cena das garotas nos aviões que é bem marcante e tem um grande significado na série. Confesso que não sou chegado no primeiro encerramento, tanto a música "Animetic Love Letter" (apesar de ser legal o fato de as intérpretes das personagens cantarem) quanto os mascotes dançando não me cativaram. Já o segundo encerramento, "Platinum Jet" por Doughnut Quintet é show! Tem tudo a ver com a série, e é legal que a cada vez é uma protagonista diferente a ser desenhada.

Rii-chan é fofa demais! 😍

 O enredo é extremamente interessante. Acompanhar a produção de um anime e o desenvolvimento dos personagens envolvidos é simplesmente sensacional!  A correria para produzir os episódios é emocionante e é impossível não ficar na torcida pelas protagonistas e a galera da Musashino Animation em suas empreitadas. É uma série envolvente do começo ao fim Minha única crítica quanto ao desenvolvimento do enredo é que as protagonistas que não trabalham na Musashino Animation ficam meio sumidas, eu esperava que elas tivessem uma participação maior. A Rii-chan é a única que ainda ganha mais destaque depois. Mas por outro lado, é interessante que isso faz parecer que o verdadeiro protagonista da história é o estúdio Musahino Animation. E a forma como tudo se amarra no final também é muito interessante e emocionante!
 A série está em boas mãos experientes, tanto o diretor como os roteiristas possuem currículos bem longos, e com várias séries boas nas costas. Tudo bem que o Tsutomu Mizushima fez merda em Mayoiga, mas ele compensa tranquilamente em vários outros, como o maravilhosos Prison School! Reiko Yoshida já trabalhou em outro "anime de bastidores", Bakuman, e acertou em cheio em K-On!. Tatsuhiko Urahata trabalhou no roteiro de Cardcaptor Sakura e no divertido Dagashi Kashi. E Michiko Yokote é apenas uma das melhores roteiristas do mercado! Olha esse time! Definitivamente não tinha como dar errado!

 Um mangá de duas edições chamado Shirobako: Kaminoyama Koukou Animation Doukoukai foi lançado um pouco antes da estreia do anime, e conta um pouco mais sobre a vida das protagonistas na escola. Uma mini novel de uma edição foi lançada durante a exibição do anime, essa história conta um pouco mais sobre as cinco protagonistas após a formatura.
 Sobre colecionáveis, há apenas essa maravilhosa figura da Ema fabricada pela Alter. É até estranho ainda não ter uma figura da Aoi, já que ela é uma personagem que todo mundo gosta.

Aoi é uma trabalhadora nota 10!

 Esse é um anime para quem gosta muito de anime, e quer se aprofundar ainda mais no assunto. Na verdade acho que é até mais do que isso, pois vemos um processo de animação que é padrão, não apenas para animes, então todo mundo que curte desenhos de qualquer parte do mundo vai poder apreciar a forma como eles são feitos. Ainda toca no nosso emocional, pois todo mundo pelo menos quando era criança tinha aquele desenho que adorava, e aqui vemos como as pessoas que fazem esses desenhos se sentem. E pode ter certeza que a série guarda uns momentos especialmente para quem tem essa paixão nostálgica, aquele momento para os clássicos.
 Confesso que após assistir Shirobako vejo a indústria de animes de uma forma um pouco diferente, e acho que isso vai acontecer com muitos outros que assistirem. E até valorizo mais algumas profissões, não fazia ideia que um secretário de produção tinha um trabalho tão árduo. Para quem não tem interesse em bastidores e slice of life, talvez Shirobako possa perder um pouco o brilho, mas ainda assim recomendo pela história e personagens, e quem sabe tal pessoa pode até acabar se interessando mais pelo que acontece por trás das animações.

 Há várias referências a outros animes soltas pelos episódios, é bem divertido sair catando hehehe. Detalhe que não foram poupadas críticas à indústria! Em certos momentos há críticas duras sobre adaptações que distorcem suas fontes e também adaptações apelativas que sexualizam personagens desnecessariamente.

 Imagino como deve ter sido divertido para a equipe fazer um anime sobre suas profissões. Bom, nem precisa imaginar, o resultado está aí. Dá pra ver a paixão que há nesse projeto, como ele mostra os altos e baixos da indústria, mas como o resultado final é satisfatório quando feito com carinho e dedicação. Shirobako é uma grande homenagem aos animes, aos que os produzem, e aos que os assistem. Um anime que deve ser assistido por todos que amam animes e animação em geral, e que com certeza vai entrar para a lista de favoritos de muita gente! Um dos melhores animes dos últimos anos!

Nota: 10/10

Ah, você duvidou quando eu disse que Shirobako tem MUITOS personagens?

6 comentários:

  1. Esse parece ser bom pra caramba! Com a Dupla de Ouro Tsutomu Mizushima e Michiko Yokote não tem como dar errado! Reiko Yoshida cometeu um escorregões, como em Innocent Lilies, mas Shirokuma Cafe foi bom e pelo que soube Girls und Panzer também é legal.

    Eu gosto desse tipo de obra que fala dos bastidores. E também gosto dos que mostram que o que a gente sonha quando é mais jovem acaba tomando rumos diferentes na realidade.

    Essas histórias de bastidores são bem divertidas e ajudam a expandir a nossa visão. Saber como são feitas as coisas fazem a gente ver as coisas com outra perspectiva. Vejo isso nos vídeos de "making" de filmes de Ultraman, em livros sobre cada ramo e até em quadrinhos. Tem um mangá muito bom nesse sentido, que conta de maneira bem escrachada e até ácida sobre a profissão de desenhista.

    Pensando bem eu nunca vi uma fita VHS branca. Acho que rosa eu vi uma vez e até azul, mas branca não. E não conhecia esse jargão "Shirobako". Gostei de como arranjaram isso no tema de abertura como "COLORFULL BOX" ou "Takarabako".

    ...... Notei uma coisa na última foto, nos cantos inferiores. Aqueles trequinhos não estão vivos... certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Esse é bom demais, vale a pena ver mais de uma vez! Acho que uns errinhos todo mundo comete durante a carreira, mas sempre dá para compensar com bons trabalhos, e Shirobako com certeza entra como um grande acerto na carreira de todos os envolvidos.

      Também gosto bastante, inclusive tem um recente chamado Gi(a)rlish Number que é sobre a industria de atuação vocal, e estão dizendo que é bem legal. Pretendo conferir.

      Com certeza! E isso vale para diversas mídias como séries, filmes, e games. É um dos motivos que eu sempre gosto de assistir os extras dos BDs e DVDs, e em alguns casos até compro os livros dos bastidores.

      Eu lembro de ter visto uma há muitos anos atrás, mas não lembro qual era o filme. Pior que já vi VHS de várias cores, os desenhos da Disney geralmente tinham VHS coloridos. Pior que no primeiro esboço da matéria (levei algumas semanas para terminar essa matéria hehehe) eu tinha resolvido deixar a explicação sobre o "Shirobako" de fora, para não ficar muito longa. Mas depois me dei conta do quanto essa informação era importante e precisava estar ali logo de cara XD

      Eles só estão vivos na cabeça da Aoi hahahaha!

      Abração!

      Excluir
  2. Nobre Ronin!

    Como alguém apaixonado por desenho, não poderia deixar de ver essa obra de arte. Na verdade, ainda estou na metade, porque me empolguei com Nanatsu no Taizai e outras séries! Mas pretendo terminar em breve.

    Shirobako é muito divertido e lembra em vários aspectos outra obra de arte: Bakuman, só que mostrando os bastidores da produção de um anime. Esse tipo de anime faz com que a gente passe a valorizar mais o trabalho desse pessoal, foi quando li Bakuman e decidi COMPRAR os mangás ao invés de baixar scans. Ainda falta eu me regularizar com a Crunchyroll, mas a conta básica eu já tenho!

    A história, até onde vi, é bem envolvente, mesmo. Sou péssimo para guardar nomes, mas lembro muito bem dos rostos das pessoas, e também notei que as amigas da protagonista quase não aparecem. Agora fiquei curioso para terminar! Excelente review e indicação!

    Feliz ano novo, fera! Que 2017 traga mais e mais matérias bacanas como essa! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Adelmo Veloso!

      E pensar que esse foi daqueles que não assisti na estreia porque nem me dei ao trabalho de ler a sinopse. Hoje em dia me sinto um tolo hehehe. Também sou apaixonado por desenhos desde criança, e por isso Shirobako se torna ainda mais especial. Ah, eu também demorei para terminar, mas era porque ficava reassistindo alguns episódios. Sou louco hahahaha!

      Quando temos contato com o "dia a dia" dos profissionais acho que tudo muda, vemos todo o esforço por trás do trabalho, e que não existe trabalho fácil, tudo requer dedicação. Comprar mangás pra mim é quase um vício hehehe. Eu só não tenho Crunchyroll porque assistir algo com mais de 10 minutos por streaming com a internet da minha casa é uma batalha que já começa perdida. Então tento compensar comprando algumas tranqueiras das séries hehehe.

      Quando você chegar no episódio 23 é bom colocar um cinto de segurança, pois o bagulho é tão emocionante que dá vontade de pular na tela hehehe. Eu sou mais ou menos com nomes, o tenso em Shirobako é que todo mundo tem nome e sobrenome japonês, algo meio complicado. Então acabo lembrando de cada um mais pelo cargo mesmo hehehe.

      Feliz ano novo pra você também! Que tenhamos muita energia para muitas matérias XD

      Abração!

      Excluir
  3. nao achei o link pra download onegai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá H.a.l!

      Aqui no blog só tem comentários e reviews de animes, não tem downloads.

      Abração!

      Excluir