sexta-feira, 31 de março de 2017

Gintama. - Episódio 12 - Final de temporada


CONTRA O UNIVERSO!


No episódio anterior: Os piratas da Harusame saíram de cena após declararem que não estão do lado do Corvão. Umibozu continua vivo e agora tem braços ainda mais perigosos! O pessoal do Yorozuya acertou suas contas, e Gintoki nos lembrou que Yorozuya é a pior empresa para se trabalhar. A treta de Rakuyo não podia acabar sem o acerto de contas entre Takasugi e Oboro! Ao longo da luta vimos a história de Oboro ao lado de Corvão (e também ao lado de seu amigo de infância Kuririn, que acabou morrendo nas mãos dos Yatagarasu), e como ele teve papel importante para a criação da Shoka Sonjuku. Após ser derrotado por Takasugi, Oboro prometeu contar mais sobre Corvão/Shoyo Yoshida...

Corvão brincando com action figures de tamanho real!

 Quando o episódio começa com o encerramento é porque lá vem final de saga! É aquele momento que dá empolgação de ver o desfecho, mas tristeza por Gintama estar acabando.

 Shoyo é realmente uma outra personalidade do Corvão, mas uma personalidade criada por conta própria. Na verdade, uma das várias personalidades criadas pelo Corvão, que ele criou para escapar dele mesmo, em uma tentativa de ser o que ele quer, e não o que fizeram dele (o que lembra a lição do Logan, se você ainda não assistiu vá assistir pois é um baita filme). As personalidades do Corvão são como a luta dele contra ele mesmo, coisa que essa temporada enfatizou bastante ao mostrar o Kamui enfrentando um problema similar, mas no caso do Corvão o problema é aparecer alguém capaz de ajudá-lo a derrotar o "Corvão dentro dele". É um personagem deveras complicado, mas bem interessante. Que bom que não é apenas um vilão daqueles "ele simplesmente é mau".
 Detalhe que a arte diferente para contar a história foi um toque bem legal.

O último desejo de Oboro!

 Caramba, o Corvão usou o Tendoushu como um titereiro, só puxando as cordinhas hehehe! Eles dançaram a música dele da forma mais perfeita possível! Se ferraram hehehe! Quando começaram a explicar o lance das chaves bem que imaginei que ele teria feito algo parecido, mas eu achava que ele teria arrancado os braços dos líderes e depois usado o sangue. Mas da forma que aconteceu foi bem mais legal, bem mais manipulativa e astuta.

 O Corvão tem um plano de proporções monstruosas, e intenções monstruosas também! Incontáveis inocentes morreram nos planetas que ele destruiu, e mais gente vai morrer se essa guerra do universo se concretizar.

 O Oboro se foi mas deixou claro seu desejo que o Corvão seja destruído para que o Shoyo possa descansar em paz. E acho que é exatamente como o Zura falou, o Shoyo criou a Shoka Sonjuku para que um dia os discípulos pudessem pará-lo (se não me engano isso já tinha sido comentado aqui no blog, mas minha memória não funciona muito bem).

Paz entre a família, finalmente...

 Pô eu achava que o Umibozu já tinha passado a informação sobre a vulnerabilidade do Corvão, mas pelo visto há mais um detalhe que ele ainda precisa descobrir. Isso é sinal que o Umibozu ainda não vai se aposentar. Quem sabe ele aparece ao lado do Kamui na batalha final? Seria bem louco hehehe.

 Agora começam os preparativos para a guerra universal! Agora não tem desculpa, todo mundo vai ter que se unir para defender a Terra enquanto Gintoki e cia encaram o Corvão (provavelmente nas ruínas da Shoka Sonjuku)! Pode ter certeza que dessa vez o Shinsengumi não vai ficar de fora hehehe!

 Detalhe que o anúncio que disseram no episódio anterior é sobre reapresentações dos episódios no Japão. Altas trollagens hahahaha! Pelo menos terminou com aquele estilão bem divertido! Muita gente disse que não viu essa cena do anúncio, parece que não incluíram am algumas plataformas como o Crunchyroll. Então segue um link maroto (com legendas em inglês).

Frase do episódio: "As lutas de Shoyo Yoshida criaram vocês. E suas lutas criaram todos nós e nossos colegas. Agora, há mais do que um só raio de esperança." by Tatsuma Sakamoto

Isso é que eu chamo de treta!

 E assim encerramos mais uma excelente temporada de Gintama. Aqueles episódios de comédia bem loucos fazem falta? Com certeza. Mas isso não diminui nem um pouco a qualidade da temporada, pois estamos assistindo uma ótima história, envolvente, emocionante, e com ótimas cenas de ação. E convenhamos que o humor nunca foi deixado de lado, sempre tem um espacinho para uma boa piada daquele jeito Gintama de ser. Fato é: uma história que começou precisa ser desenvolvida, e precisa ser encerrada. Nós já acompanhamos mais de 300 episódios de Gintama, onde sempre teve de tudo um pouco, e no meio disso a história e os personagens sempre vinham sendo desenvolvidos aos poucos. Com o mangá (e consequentemente o anime) chegando ao fim, é óbvio que esse é o grande momento de amarrar todas as pontas e desenvolver os personagens para o encerramento da série.
 Nessa temporada tivemos respostas para dúvidas que estavam pendentes há anos, e um baita desenvolvimento para a família da Kagura. Também tivemos o desenvolvimento do chefão final da série, e um importante desfecho para a treta com o Oboro, além da reunião do Joui 4 que foi extremamente importante.

 Claro que eu queria que absolutamente tudo fosse adaptado, por mim poderiam ter feito uma temporada de comédia com as histórias que pularam, é só explicar no começo que os episódios estão fora dos acontecimentos atuais. Mas acredito que seja uma questão de orçamento, o estúdio tem um orçamento x para o anime, e faz completo sentido eles usarem o orçamento para adaptar o final da história ao invés de episódios aleatórios de pura comédia. É por isso que acho que não adianta reclamar por terem pulado os episódios de comédia, e Gintama não deixa de ser Gintama por não ter esses episódios. As pessoas que andam dizendo que "essa foi uma temporada entediante" com certeza não entendem Gintama, assistem apenas em busca de uma simples comédia. Mas Gintama nunca foi uma simples comédia, e sim muito mais do que isso, muito diferente e muito mais ousada. É uma comédia com uma baita história, ou uma baita história com comédia hehehe! Mas isso é algo que apenas os verdadeiros fãs enxergam, gente que fala o tipo de bobagem já mencionada nunca enxergou a alma de prata da série.

 Enfim, tomara que façam pelo menos uns OVAs com episódios de comédia, mas de qualquer forma acho que a próxima (e última) temporada deve demorar pois vão esperar o mangá terminar. Mas o filme estreia em breve para preencher o vazio de Gintama em nós hehehe!

TAMO JUNTO!! ATÉ A PRÓXIMA, SAMURAIS!!!

2 comentários:

  1. Quem disse que essa temporada foi entediante? Mesmo eu que há uns dois anos não sabia nada de Gintama consegui acompanhar numa boa e ainda por cima me empolguei! E deu para entender tudo! Gintama é bom demais! Estou impressionado!

    E quem diria? Todos no Tendoshu eram traidores e se deixaram levar pelas palavras do Corvão que usou a ganância deles contra eles mesmos. Só podia ser alguém que já viveu há tanto tempo e sabe como são as pessoas.

    Uma coisa interessante é que não é só o Corvão que é manipulador. O Shoyo também arquitetou sua própria morte para que surgissem aqueles que pudessem impedi-lo. A diferença é que Shoyo fez isso com amor, para que seus discípulos pudessem prosseguir mesmo depois de seu fim. O Corvão quer só explodir tudo e o resto que se dane, algo totalmente oposto.

    E agora é a luta... ou melhor, a guerra final. Já está tudo posicionado, todas as cartas já estão na mesa. Agora é só apertar o botão... Mas vai ficar para a próxima temporada?! OK. Tudo bem. E para mim também não apareceu esse anúncio no final. Com esse link eu pude conferir. Obrigado!

    Os atores do filme interpretando os do anime ficaram um pouco estranhos (com exceção do Pattsuan), mas o contrário, com o Sugita fazendo a voz do Oguri ficou legal. Ia ser interessante se no Blu-Ray colocassem uma trilha de áudio com os dubladores do anime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Pior é que tem um pessoal que disse isso mesmo... É como eu disse na matéria, eles com certeza não entendem Gintama, e estão de birra só porque queriam episódios de pura comédia. Como você mesmo está dizendo, foi bem empolgante, passou longe do tédio!

      O engraçado é que eles sempre zombaram os humanos por serem gananciosos e covardes, mas foi só o deles ficar na reta que eles agiram da mesma forma sem pensar duas vezes. O Corvão sabe que no fundo eles são apenas uns bundões hehehe.

      Eles podem ser personalidades diferentes mas o cérebro é o mesmo hehehe. O Corvão tá bem maluco já, querendo confusão com o universo inteiro, ele quer morrer e levar o Tendoshu junto!

      Quero ver como a Terra vai se virar para aguentar toda aquela tropa do universo. Sinto que o Sho-chan vai ser um dos pontos importantes na salvação da Terra, talvez aquela reunião que ele fez antes de morrer possa render bons frutos, pois tinha gente de tudo que é lugar, vai ver ele já tinha preparado o terreno, e se duvidar ele até deixou algo para o Nobunobu fazer algo nessa situação (aliás, nem sinal do Nobunobu no final hehehe). Pior que esse anúncio faz falta, não pelo anúncio em si, mas sim pelos diálogos muito engraçados hehehe.

      Acabei esquecendo de comentar na matéria, mas eu tinha pensado exatamente isso de os dubladores fazerem uma dublagem para a versão doméstica! Seria muito engraçado!!

      Abração!

      Excluir