quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Irozuku Sekai no Ashita kara - Episódio 4


BEM-VINDA, VOVÓ!


No episódio anterior: Após os elogios de Yuita, Hitomi se interessou um pouco a aprender mais sobre magia, e descobriu que o Pocky pode ser um bom catalizador. O Clube de Artes e Fotografia fez um evento para atrair novos membros, e Hitomi foi a modelo fotográfica que devia andar sobre a água usando um pó mágico, mas ela pegou o frasco de cor errada. Yuita percebeu que Hitomi não pode distinguir cores, e ela confessou sua condição ao rapaz. Yuita falou sobre fotografias monocromáticas, e isso foi mais um incentivo para Hitomi entrar no clube...

Vovó tem boa reputação!

 A Vovó finalmente chegou para causar geral! Legal que ela já sabe toda a situação da Hitomi, isso poupa a Hitomi de um possível drama de ter que ficar escondendo coisas da Vovó,e também significa que a Vovó do futuro contava com ela própria para ajudar a Hitomi. Talvez ela queira que a Hitomi passe pelas coias ao lado dela para ver como a magia pode ser divertida e usada para ajudar os outros. Mas é claro que a Hitomi vai acabar é vendo como a Vovó causa confusão hehehe!

 O gordinho da sala da Hitomi realmente morre de medo da Vovó hahahaha! Eu fiquei pensando como seria engraçado se ele fosse o futuro avô da Hitomi hehehe! Pior que é uma possibilidade mesmo, já que não falaram nem o nome do avô e nem o do gordinho. Se bem que a Hitomi já deve ter ouvido o nome dele na chamada, aí ela ia acabar tendo alguma reação.

 Bom, agora dá para entender direitinho o motivo de terem pedido para a Hitomi assinar aquele termo, já deu pra ver que a escola sofre nas mãos da Vovó, nem mesmo o professor escapa. Apesar que de certa forma foi a Hitomi que causou a confusão, mas foi a Vovó que começou hehe 😄

Encher a galera de comida é bem coisa de vó mesmo!

 Novamente vimos sinais de que a magia da Hitomi é poderosa, mas que ela a usa sem perceber. Aquele trem de cinzas é um sinal de que ela pode fazer coisas grandiosas, o que pode até ser meio perigoso caso ela não aprenda a controlar. Mas acho que ao ver a Vovó fazendo coisas divertidas com magia, como brincar com o Clube de Artes (vamos chamar só de Clube de Artes senão fica muito longo) e até mesmo fazer arte com magia, ela deve acabar querendo aprender mais e mais, até conseguir controlar melhor.

 Além da chegada da Vovó, outra coisa muito importante nesse episódio foi a galera do Clube descobrir que a Hitomi é do futuro, algo que é ótimo para a Hitomi, que não precisa mais ficar escondendo dos amigos. Só espero que ninguém acabe deixando escapar para o pessoal da escola.

 A partir desse episódio eu comecei a ficar um pouco preocupado com a Asagi. Nos outros episódios ela já tinha aparecido com uns olhares meio estranhos, e dessa vez além dos olhares, ela falou sobre ter certa inveja de quem usa magia. Espero que ela não acabe se tornando a menina amargurada do grupo, pois gosto dela como a fofinha querida da turma, e seria muito triste se ela acabasse se fechando. Algo me diz que ela gosta do Shou, e o Shou vai acabar gostando da Hitomi, e aí tá feita a bagunça.

Acabou o segredo!

 Outra coisa que parece ser um futuro problema é a escolha do Yuito, parece que ele não tem planos de seguir com a arte, o que pode acabar sendo uma grande decepção para a Hitomi. Mas aí vem uma certa questão, e se a Vovó mandou a Hitomi de volta não apenas para ajudar a neta, mas também ajudar o Yuito? Só tem que tomar cuidado pois ele mesmo pareceu meio decepcionado ao saber que a Hitomi veio do futuro, tanto que ele perguntou se ela teria que voltar. Outra coisa que poderia acontecer é a série fazer um plot twist e o verdadeiro par romântico da Hitomi ser o Shou! O mistério sobre os planos da Vovó continua com tudo, e é legal que a série já está com um bom leque de possibilidades.
 Por falar em Yuito, adorei o comentário dele sobre fotos monocromáticas, e isso mostra que ele manja muito de arte, então é até estranho ele dizer que não quer trabalhar com isso. E ainda me pergunto o que significa aquele peixe que a Hitomi vê nos desenhos do Yuito, cheguei a pensar que poderia ser um familiar* da Hitomi tentando guiá-la, mas não sei se existem familiares no universo da série, até porque a Vovó e as outras mulheres da família não têm nenhum, ou ainda não mostraram que têm.

 Uma das coisas que eu mais queria ver era a interação entre a Hitomi e a Vovó, e é realmente interessante, pois elas são bem diferentes. A Hitomi é bem tímida enquanto a Vovó é bem extrovertida, a Hitomi não gosta muito de magia e a Vovó é louca por magia. Mas elas já estão se dando super bem e a Vovó aceitou tranquilamente a história da Hitomi ser sua neta do futuro, e o mais legal é que a Hitomi chama ela de Vovó, então é mais um motivo pra continuar chamando ela assim por aqui! Que bom que a Vovó é exatamente a personagem que eu esperava que ela fosse 😍

Até o próximo episódio de Irozuku Sekai no Ashita kara!



Na cultura das bruxas, o familiar é um espírito guardião que toma forma de um animal para proteger a bruxa e possui um elo mágico com ela. Alguns desses familiares são animais normais que são possuídos pelo espírito guardião que voluntariamente escolhe a bruxa que deseja servir, outros familiares são criados através da própria magia em forma física (a maioria dos casos na cultura pop), e outros permanecem em forma espiritual (esse é o que eu associei com o peixe da Hitomi) e geralmente só a bruxa pode enxergá-lo. Inclusive acredito que essa cultura dos familiares seja a inspiração para os mascotes das séries Mahou Shoujo, onde um tipo de animal mágico ajuda uma menina que tem/ganha poderes mágicos. É muito comum as personagens que possuem magia terem algum animalzinho familiar, então é possível que em Irozuku usem esse recurso também.
Alguns exemplos de familiares na cultura pop: Salem Saberhagen, o gato da franquia Sabrina the Teenage Witch; Adelaide, a gralha da Morgana de Castelo Rá-Tim-Bum; Diaval (Diablo), o corvo da Malévola da Disney.

2 comentários:

  1. Então, Vovó. Pelo visto já voltou lá de Saga, depois de participar de alguns eventos para divulgar o turismo e as atividades do seu grupo idol. Pelo menos ela não voltou cantando rap e nem veio coberta de lama. Mas vai ter que voltar para lá de vez em quando. Kaede Hondo está fazendo jornada dupla na ABB! É muito bom poder acompanhar dubladoras em ascensão!

    Ei! Até que a Vovó aceitou de boa. Na verdade aceitou bem demais, sem ficar perplexa e nem nada. Só o fato de ser chamada de "Vovó", mas... A fama dela não é das boas, mas pelo menos é mostrado que ela tem uma boa razão para fazer travessuras de vez em quando: para ver o sorriso das pessoas.

    E também fiquei surpreso ao ver que o Clube aceitou bem o fato dela ter vindo do futuro. Considerando que é um mundo onde a Magia faz parte do cotidiano, então acho que foi fácil. E com isso automaticamente limpa a barra dela com o Yuito.

    Hitomi então tem um potencial bem grande. Talvez se ela superar a acromatopsia... E pode ser que o Yuito também tenha um talento escondido. Ainda acho que a avó da Hitomi a mandou para o passado sabendo que tudo isso ia acontecer e que tinha que ser assim. E só ela sabe o que vai acontecer.

    Ainda estou meio confuso com a Asagi. Por um momento pensei que ela tivesse uma queda pelo Shou, mas enrubesceu um pouco ao falar com a Hitomi. E tem essa possibilidade dela ter inveja de quem usa Magia e no fundo querer aprender também... Difícil dizer agora. E sinto que o Shou tem uma queda pela Hitomi, o que deve render uns bons momentos de comédia romântica. Mas o Yuito levantou uma boa questão: e quando a Hitomi voltar à sua época, se é que ela vai voltar?

    Yuito é outra incógnita. Pelo que vejo ele está disposto a abandonar seu sonho em busca de algo mais seguro. E até agora não vi o pai dele, o que significa que ele vai fazer isso para sustentar a mãe. Hitomi pode ser um catalizador para ele repensar seus atos. Acho que a Hitomi vai mudar a vida de um monte de gente, pondo tudo nos eixos, ao mesmo tempo em que supera suas deficiências. E essa é a intenção da avó dela.

    Boa a explicação dos Familiares. Deve ter gente que conhece de Castlevania Symphony of the Night, mas aqui tem uma explicação mais aprofundada e clara. E é bem isso mesmo. Os Mascotes são inspirados nesses Familiares. Tanto que muitos tem a forma de um gato. Era bem comum nas mais antigas, e agora tem mais variedades. Mas peixe é uma forma bem rara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Ah, acabei esquecendo de falar sobre a Kaede Hondo! Fazer dois papéis importantes na mesma temporada não é pra qualquer um! Interessante que os dois papéis são em animes originais, o que deixa ainda mais difícil porque não tem referências das personagens. E foi engraçada a coincidência dos dois papéis importantes dela estarem por aqui hehehe.

      Vovó será sempre Vovó, ela vai acabar gostando de ser chamada assim hehehehe! Acho que ela gosta tanto de magia que uma história como a da Hitomi não assusta ela, ainda mais que ela ficou sabendo que vai ser uma bruxa poderosa, então ela deve estar bem feliz. A fama de zoeira não é à toa, ela realmente faz zoeira para divertir a galera XD

      O fato da magia ser conhecida nesse mundo deve ter ajudado mesmo, o choque é menor já que o pessoal sabe que muitas coisas são possíveis.

      Talvez o potencial mágico seja algo que possa ajudar ela a superar sua acromatopsia. O Yuito é provavelmente o personagem mais misterioso até agora, ele deve ter algo de especial, algo que talvez só a Vovó do futuro sabe.

      Me parece que a Asagi é a mocinha delicada que enrubesce por qualquer motivo hehehe. Eu espero que essa pequena inveja de magia que ela mencionou não se transforma em inveja da Hitomi, mas acho que se a Hitomi continuar se aproximando do Shou a coisa vai ficar complicada. Essa parte da Hitomi ter que voltar é o que complica tudo na história, pois vai ser triste quando ela tiver que voltar, e se ela não voltar isso pode gerar uma baita bagunça! Acho que o final dessa série vai ter emoções explosivas!

      É possível que ele tenha falado aquilo para deixar a mãe mais segura mesmo, já que todo mundo diz que é difícil se sustentar com arte. Também acho que ajudar a Hitomi não era a única intenção da Vovó do futuro, ela também quer ajudar o pessoal do Clube de Artes, só espero que ela tenha calculado a possível confusão com a Asagi que comentamos.

      Em Symphony of the Nigh tinha vários familiares mesmo, a espadinha era show hehe! Acho que o gato é o mais simbólico entre os familiares, tanto que tem um monte de coisa onde as bruxas têm gatos, inclusive em Symphony of the Night tem umas inimigas bruxas que são acompanhadas por gatos e até se transformam em gatos pra fugir. Vejo que hoje em dia parece que os mascotes de Mahou Shoujo estão começando a ter uma forma mais própria, ao invés de um simples animal, é legal ver as variedades. Tem um jogo bem antigo onde o personagem tinha um peixinho voador, mas não consigo lembrar o nome...

      Abração!

      Excluir