quarta-feira, 6 de julho de 2016

Sakamoto desu ga? - Episódio 12 - Final


Adeus, Sakamoto!


No episódio anterior: A neve cobriu a cidade, e Sakamoto que nunca tinha visto a neve (?) aproveitou para se divertir um pouco. Atsushi aproveitou sua experiência com neve para tentar superar Sakamoto em algumas disputas com neve, mas Sakamoto precisa apenas de alguns segundos para se adaptar e vencer todas as disputas facilmente. Impossibilitado de chegar ao mesmo nível que Sakamoto, Atsushi ficou deprimido e Fukase aproveitou para botar ele contra Sakamoto. Parece que essa era a oportunidade que Fukase esperava para fazer Sakamoto sumir...

Esse já é um leal seguidor!

 Chegamos ao final da história de Sakamoto! O episódio 13 já está confirmado como um extra em OVA.

 Como Sakamoto é foda, o cara é escolhido para fazer o discurso dos formandos, apesar de ele não ser um formando hehehe! É possível que ele tenha sido escolhido também por estar em seus últimos dias na escola, e como ele é um aluno destaque ele pode ser considerado um formando. E claro que o Sakamoto já chega abafando resgatando uma bola que estava presa no teto XD
 E detalhe que até na cerimonia o Sera está de cueca...

 O Kakuta foi bem inútil! Eu jurava que ele seria o professor durão, mas bastou o Atsushi estragar o penteado dele que ele não fez mais nada. Era o ponto fraco hehehe!

E mais uma das técnicas supremas de Sakamoto!

 Sakamoto prefere não envolver a galera nos problemas, o sinal que ele fez pro Hayabusa mostrava que a treta era entre ele e o Atsushi, e era o Sakamoto que ia resolver.

 Bom, na postagem anterior eu tinha imaginado dois futuros para essa situação, Sakamoto simplesmente desviaria do golpe, ou ele forjaria sua morte. Como é o Sakamoto, desviar dos golpes é mais elegante, e Sakamoto usou um pouco de sua habilidade para desviar com muita elegância, continuando o discurso, e até fez o Atsushi de touro hehehe. Vale até teleporte com o Sakamoto!!
Mas Sakamoto não pode controlar as cagadas alheias, e logo o Atsushi acabou se ferrando! Sorte a dele que o heroico Sakamoto estava lá para salvá-lo! Mas isso só deixou o Atsushi mais revoltado por estar sendo inferior novamente.

 Me pergunto o que a Megumi pretendia fazer para parar a situação. O Yoshinobu é realmente o cara que já conhece o nível de poder do Sakamoto e sabe que ele pode resolver tudo.

 Mesmo nos momentos de perigo, Sakamoto não deixa de fazer um belo discurso para inspirar os colegas, e num momento de extrema nobreza ele até mesmo tira as calças para poder salvar o Atsushi! E até mesmo limpou a barra do Atsushi fazendo tudo parecer uma encenação. Sakamoto é mesmo um símbolo de bom coração e heroísmo!

Fukase, te apresento minha amiga, a zoeira!

 Chegou a hora de todos se unirem contra o Fukase! Nem mesmo os delinquentes aguentam mais viver com essa sob essa opressão! O Fukase é mesmo o chefão final da história hehehe!
 Antes do grande embate tivemos um poderoso debate entre o herói e o vilão, preparando para o clímax! E o nobre Sakamoto tem um jeito de acabar com a opressão de Fukase sem precisar de violência.

 A cena foi simples, mas épica! Os delinquentes sob comando do Sakamoto armando um grande golpe para o Fukase, não para feri-lo, mas para ferirseu ego, para mostrar que ele é um reles mortal como qualquer outro, e que está sujeito a zoeira como qualquer estudante! O cara jurava que aquilo não significava nada, mas então Sakamoto usa sua devastadora técnica Knee Destruction, que desequilibra completamente o oponente sem causar danos na pobre vítima! Reza a lenda que Sakamoto ensinou essa técnica para o Hyoga usar na luta contra o Dócrates, mas como Hyoga era fraco demais não conseguiu usar a técnica e teve que apelar para aquele fiasco que vimos lá em Cavaleiros do Zodiaco.
 Enfim, após ser derrubado pela Knee Destruction, Fukase é completamente devastado pela onda criada pela galera da zoeira, e a última lembrança da escola do até então inatingível Fukase é a imagem dele sendo zoado como um estudante qualquer! Acabou a pose de fodão hehehe!

Essa galera vai deixar saudades!

 Mas tudo que é bom tem um fim. Chegou o momento de Sakamoto se despedir da escola. Lógico que não pode ser uma despedida qualquer, e a galera começa uma guerra de tortas, com o Sakamoto como alvo principal. Mas o ninja Sakamoto não pode ser atingido facilmente, e as tortas arremessadas apenas atingem os outros estudantes. Todos os alunos levavam tortadas enquanto falavam o quanto Sakamoto significou na vida deles. O nobre Sakamoto ajudou muita gente, e sempre foi adorado por todos. Se despedir de alguém tão simbólico com certeza é difícil, e após todos os ensinamentos do Sakamoto sobre amizade e força de vontade, os colegas não querem que ele veja suas lágrimas, e todos aproveitam para chorar por trás das tortas.
 O Sakamoto escapando das tortas com um salto mortal foi hilário hahahaha!

 No fim, Sakamoto ainda tem uma rápida conversa com seu ex-rival Hayabusa, que parece ser o único a perceber que a história de Sakamoto não é bem como disseram. E Sakamoto também vê os rostos dos colegas mais uma vez, e pela primeira vez o gentil Sakamoto mostra suas emoções. Foi um final pouco explicativo, mas de certa forma foi até emocionante.

Até o poderoso Sakamoto ficou emocionado!

 O final deixa em aberto para cada um interpretar da usa maneira. Por que Sakamoto foi embora? Para onde ele realmente foi? Quem ou o que realmente é o Sakamoto? Acredito que cada um tem a sua resposta, mas com tudo de bom que o Sakamoto demonstrou e ensinou, acho que devemos pensar no final de uma forma boa, algo divertido talvez. Vi umas teorias de uma galera que diz que o Sakamoto sofria de uma doença terminal, que passou a vida toda em um hospital, e que seu último desejo era passar seu último ano em uma escola e fazer amigos. Pior que apontam vários sinais sobre essa teoria, mas eu acho exagerada, e acho que uma história triste assim acabaria com toda a graça de Sakamoto desu ga?! Se a própria autora confirmasse essa teoria eu ficaria muito decepcionado, e provavelmente até passaria a achar a série ruim. Mas eu acho muito difícil essa teoria ser verdade, pois uma pessoa doente não conseguiria fazer todas as peripécias do Sakamoto, e não estaria em tão boas condições em seus últimos dias.

E assim, encerramos o show!

 Sakamoto deu ga? para mim foi uma história de bondade, amizade, e lógico, comédia, muita comédia! Vimos Sakamoto ajudando a sociedade de várias formas, ensinando valiosas lições para seus amigos, e tudo sempre de forma extremamente divertida. Então por que transformar tudo isso em tristeza? Para mim, o Sakamoto é um alienígena ou alguma entidade sobrenatural, que veio para a Terra para interagir com os humanos e ensinar valores. Um dia ele teria que voltar para seu mundo, e esse dia era logo após a formatura. Os sentimentos que vimos do Sakamoto nesse último episódio com certeza foi por ele ter se apegado aos colegas! Ser um ser diferente também explicaria suas habilidades impressionantes. Alguns detalhes como as palavras do Sakamoto no segundo episódio, e o Yoshinobu em certo episódio (não lembro qual) onde ele falou que não sabia nada sobre a casa e a família do Sakamoto, dão muitas ideias de ele ser de outro mundo.
 Mas enfim, como já mencionei antes, acho que fica em aberto para cada um interpretar da sua maneira. Mas convenhamos né? Em uma série tão divertida e com mensagens tão positivas, não vamos sair com pensamentos tristes! Vamos sair felizes, rindo! E ser for para chorar, que sejam lágrimas de alegria, de tanto rir das peripécias do lendário Sakamoto!

 Até algum dia no OVA de Sakamoto desu ga?!

 Ah, quero aproveitar para deixar registrado um elogio para o compositor Yasuhiko Fukuda! A trilha sonora é simplesmente perfeita! Poucas vezes ouvi uma trilha que combinasse tão perfeitamente com uma série, e além de ser muito boa, sempre deixava os feitos do Sakamoto mais cool e os momentos mais emocionantes muito mais envolventes! Show demais!


4 comentários:

  1. Ah, foi muito bom! Sakamoto conseguiu salvar a alma do Acchan mesmo arriscando sua dignidade, mostrando que se importava com ele e que faria de tudo para que ele não morresse. E Sakamoto não só conseguiu livrar a escola de um ser maligno como também fez com que ele encontrasse seu caminho.

    Também concordo que deve-se deixar o espectador pensar no que era o Sakamoto, no que ele veio fazer exatamente na escola e para onde ele foi. Deixar margem para a imaginação às vezes é o que faz uma obra ser boa.

    A música não foi só muito boa, como foi bem colocada. Ela fazia parte mesmo do desenho, dando o clima certo para cada situação. Mas também elogiável é a performance do Shinji Takamatsu como diretor e roteirista. Ele conseguiu mesmo driblar o fato do desenho acabar com um episódio faltando e concluir no penúltimo. E ele soube coordenar tudo para criar uma obra de comédia, dando encanto e carisma a uma história que poderia ser sem graça nas mãos de quem não soubesse fazer.

    E o que será o capítulo 13? Será que ele conta o que aconteceu com o Sakamoto depois (o que tiraria a graça)? Ou um outro fato corriqueiro que ficou para trás? Vamos aguardar...



    ... Considerando que ele disse nunca ter visto neve e aquele papo de que "os humanos são muito interessantes", assim como essa despedida com ele demonstrando afeição por seus companheiros, nada me tira da cabeça que o Sakamoto era um Ultraman.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Acho que o Sakamoto estava tranquilo em tirar as calças, pois a mulherada pira e os homens invejam a bundinha sarada do Sakamoto hahahaha! O Atsushi com certeza nunca vai se esquecer dos ensinamentos (e da bundinha) do Sakamoto! E é incrível como Sakamoto conseguiu até convencer o Fukase a buscar umas ondas hehehe.

      Acho que a intenção da autora é essa, deixar a pulga atrás da orelha da galera, e cada um vê o Sakamoto da forma que preferir. Sakamoto é tão foda que se adapta a qualquer tipo de pensamento!

      Com certeza o diretor também mandou muito bem, até na questão de tempo de cada história, onde nada ficava arrastado e sempre tinha uma piada fresquinha.

      Acho que deve ser alguma história de comédia que ficou pra trás. Até seria interessante se fosse um episódio mostrando como ficou a escola após a partida do Sakamoto, mas um episódio sem as peripécias do Sakamoto não teria graça hehehe.

      É possível! Vai ver o Sakamoto já tinha derrotado todos os monstros antes de chegarem na Terra, e aí aproveitou para conviver um tempo com os humanos até que o dever o chamasse para defender um novo planeta!

      Abração!

      Excluir
  2. Nobre Ronin!

    Chegou o inesperado final de nosso mito Sakamoto... Confesso que quase chorei quando vi o preview desse episódio no anterior... até cheguei a pensar que Sakamoto seria derrotado por um simples humano! Que bom que isso não aconteceu!

    Quase me emocionei com a bola de vôlei. Sakamoto só estava no primeiro ano por conta da idade, eu acredito. O cara simplesmente arrancou sorrisos com este pequeno gesto. Fora que associou ao momento!

    O teletransporte. Foi ele quem ensinou àqueles ETs que por sua vez ensinaram ao Goku. Sakamoto é o cara. Já a cena de Hyoga apanhando do Dócrates foi agonizante. O urso tinha sido mais fácil!

    As tortas sendo lançadas na velocidade do som não são nada perto do Sakamoto, que superou o sétimo sentido.

    E assim acabou o anime. Gostei bastante, ri demais com as coisas sem noção, me surpreendi com as lições de moral do Sakamoto, fora que aprendi que não devemos menosprezar ninguém, mas lembrá-las que elas possuem o seu devido valor! É um anime muito bacana e vou recomendar ao meu filho e a meus amigos!

    E que venham mais animes como esse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Adelmo Veloso!

      Em momentos como esse tem que lembrar das palavras do Yoshinobu e ter fé no majestoso Sakamoto XD

      Só o Sakamoto para fazer tanto com gestos tão simples! Se bem que para acertar aquela bola precisa de habilidade, então acho que só o Sakamoto mesmo.

      Bem lembrado! Em suas viagens pelo vasto Universo Sakamoto deixou vários de seus ensinamentos com os diversos seres que encontrou! Se o Hyoga tivesse treinado mais para usar a técnica do Sakamoto ele não teria passado por aquilo...

      Se duvidar o Sakamoto até degustou umas tortas que passavam por ele, de tão poderoso que ele é!

      Sakamoto nos divertiu e ainda nos ensinou grandes lições, o cara realmente é fenomenal! Temos que compartilhar os ensinamentos do grande Sakamoto com todos, tenho certeza que muitos ainda vão se divertir com os feitos do Sakamoto, e se emocionar com suas palavras gentis!

      Abração!

      Excluir