quarta-feira, 10 de julho de 2019

Cop Craft - Primeiras Impressões


BORA ACABAR COM A MALOQUERADA!


Ação, Fantasia, Magia, Policial, Sci-Fi
Estúdio: Millepensee - Direção: Shin Itagaki - Roteiro/Composição: Shoji Gatoh
Adaptação: Light Novel

 Esse primeiro episódio de Cop Craft, a série de buddy cop sobrenatural, entregou exatamente o que eu esperava! A sensação que eu esperava sentir, e a dinâmica que eu queria ver!

 Cop Craft se passa em um mundo onde os humanos coexistem com seres sobrenaturais por causa de um portal dimensional que surgiu há alguns anos, e isso alterou muita coisa na forma como a população vive, e também teve influência no mundo do crime, pois muitos seres e poderes mágicos valem uma bela nota no mercado negro. Começamos a série acompanhando o policial Kei Matoba (ou será que o correto seria falar "Imatuba"?) e seu parceiro flagrando dois traficantes vendendo uma fada que parece ser bem importante. A situação acaba saindo de controle e o parceiro do Imatuba acaba morrendo, e agora o Imatuba quer resolver o caso tanto por seu trabalho quanto pela memória de seu parceiro. Como a coisa é complicada e envolve magia, a polícia recebe a ajuda de uma cavaleira vinda do outro lado do portal, Tilarna Exedilika, e o chefe do Imatuba bota ele para trabalhar com a cavaleira baixinha, e é aí que começa aquele buddy cop clássico.

Vai ter que abreviar isso aí!

 Apesar de envolver alguns nomes complicados, a premissa parece ser simples e acho que não será necessário decorar tudo que é nome de gente e de coisas para entender o que está acontecendo. O lado bom é que usam alguns seres já conhecidos da cultura pop, como fadas por exemplo, que facilitam para a gente entender o universo da série. Dá pra sentir uma vibe meio Kekkai Sensen, com o lance do portal e os seres sobrenaturais, mas o mundo parece mais simples, sem todo aquele caos de Kekkai Sensen. Acho que a melhor comparação seria com o filme Bright, que tem essa mesma premissa de buddy cop em um mundo que mistura nosso mundo com o sobrenatural, e os protagonistas acabam se envolvendo em um caso com muitos poderes.

 A primeira impressão da série é muito boa, achei muito bem apresentada e já dá para sentir bem como vai ser a série. Os dois protagonistas conquistam logo de cara, e a dinâmica entre eles é ótima. Imatuba é o típico policial durão que passou por problemas e agora reluta em trabalhar com alguém. Um personagem que qualquer um que gosta de filme policial vai reconhecer seu estereótipo logo de cara e jpa vai gostar. Já a Exedilica parece meio frágil e inocente com toda sua curiosidade sobre o mundo humano, mas quando a coisa fica feia ela também mostra que é bem durona, e que não porta uma espada apenas para enfeite. Mas ela também parece ser bem impulsiva! Acho que ela vai ser a responsável por trazer mais fãs de anime para a série, até porque ela tem um visual mais típico de anime, principalmente comparando com o Imatuba, que tem um visual mais "americanizado".
 Uma coisa que me chamou a atenção é que parece que os dois vão ser bem eficientes, pois mesmo que a Exedilica tenha alguns poderes, ela parece ser vulnerável como um humano, então ela não vai ser super poderosa e ofuscar o Imatuba em combate, e a cena final do episódio mostrou bem isso.

Está formada uma dupla de tiras da pesada!

 O visual está bem caprichado e já tivemos umas cenas de ação bem legais, além de CGs que parecem estar bem integrados. A trilha sonora já se destacou bastante e acho que vai trazer bastante estilo para a série. Por falar em estilo, a abertura tem isso de sobra! Dos novos animes que vi até agora, Cop Craft tem a melhor abertura, fácil!

 Pra quem curte aqueles filmes de buddy cop como Máquina Mortífera é uma boa pedida. Eu que curto senti aquela sensação desse tipo de filme ao ver esse primeiro episódio (bom, a comparação com Bright lá no começo não é por acaso), com o caso policial no ar, as perseguições, e a dinâmica de dois tiras que não possuem nada em comum. É ação das boas, se é isso que você está procurando, então bora acompanhar! E pra quem quer muita ação nessa temporada, misture esse com Enn Enn no Shouboutai e Kimetsu no Yaiba, e só deixe a tela explodir!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ronin!
    É a primeira vez que venho aqui, um conhecido meu, chamado Usys, o apresentou através desta postagem. Não sei bem como explicar, mas desde que foram feitos os primeiros anúncios de COP CRAFT, onde sigo o seiyuu Tsuda Kenjirou (Kei Matoba) no twitter fiquei intrigada com a história. Esta obra traz muitos elementos nostálgicos que via em animes que passavam no extinto canal Animax, como por exemplo "Speed Grapher" ou "Durarara" (este via na internet). Além disso, os personagens são bem interessantes assim como o tema de abertura.
    Poucas pessoas estão fazendo menção sobre este anime na temporada, mas este com certeza tá valendo a pena acompanhar!
    Excelente postagem, irei acompanhá-lo daqui em diante!

    Abraços

    Melissa M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Melissa M.!

      Usys é um grande amigo! Legal saber que você chegou até aqui através dele!
      É mesmo, Speed Grapher tem um clima meio parecido com Cop Craft, inclusive o Tsuda Kenjirou também estava em Speed Grapher. Ele parece gostar bastante de fazer esses animes estilo policial e investigação, pois ele tem vários no currículo hehehe.
      A música de abertura é bem viciante, além da animação ser muito estilosa!

      Acho que nessa temporada a galera está bem encantada com En En no Shouboutai e Dr.Stone, e por isso acabam não falando muito sobre os outros, sendo que tem muita coisa boa passando.

      Muito obrigado! Sinta-se sempre à vontade para comentar!

      Abração!

      Excluir
  3. Terminei de ver e gostei bastante! Logo dá para ver como é esse mundo e já existem pistas sobre o que aconteceu, como o fato do "Imatuba" ter enfrentado um guerra. Com isso dá para perceber que houve muitos percalços até firmarem um acordo. Mas existem alguns problemas ainda, especialmente de segregação. O próprio Imatuba chama os caras de "Alienígenas".

    O clima é muito bom, de policial mesmo, mas misturado com fantasia. Lembra um Blade Runner fantástico. E outro ponto é que os dois têm uma boa química. O chefe soube arranjar bem para deixar o Imatuba no caso.

    E é engraçado que a Exedilica tem pouquíssimo conhecimento das coisas da Terra. Uma estranha em uma terra estranha, com muita coisa para aprender. Como por exemplo, que os conceitos de "justiça" e "crime" não são tão simples como em seu mundo. Às vezes é preciso sujar as mãos. E também gostei do fato dela não ser tão poderosa. Os dois já são bem integrados e percebi isso na luta, quando ele tira ela da linha de fogo.

    A abertura é muito boa, com um quê de nostálgico. Me lembra canções do fim dos anos 1980 para começo dos 1990. O encerramento é mais próximo dos temas de anime atuais. É como se contrastasse os temperamentos dos dois personagens. No encerramento também dá a entender que a Exedilica vai se maravilhar com muitas coisas do mundo dos humanos como hambúrgueres. Quero ver quando ela encontrar os donuts...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      É legal que já deram essa rápida explicação sobre o mundo da série, assim a gente já entende como funciona e ainda deixaram uma margem para desenvolvimento. Realmente, o Imatuba parece não gostar muito dos seres do outro mundo, acho que ao longo da série devem desenvolver bastante a forma como ele vai aceitar a Exedilika.

      Eu até achava que o Imatuba seria um policial que lida só com o sobrenatural, tipo Blade Runner, mas no começo ele e o parceiro esperavam lidar com dois caras normais, então já quebraram minha ideia hehehe. O legal dessas histórias de buddy cop é que sempre é o chefe que tem que livrar a cara do policial veterano fazendo ele trabalhar com o novato XD

      Parece que no mundo da Exedilika não tem muito espaço para conversa, já que ela já chegou na cena do crime sacando sua espada e correndo pra cima do criminoso! Mas curiosidade pra conhecer o mundo não falta nela, quer mexer em tudo hehehehehe!

      A abertura tem uma pegada meio noir que é show demais! Pelo visto a Exedilika tem muito o que conhecer, até aparece ela com roupas dos humanos. Nossa, é mesmo, trabalhando com a policia ela tem que conhecer donuts!Aí acho que ela não vai mais querer voltar para o mundo dela hahahahaha!

      Abração!

      Excluir