sexta-feira, 12 de julho de 2019

Temporada de Primavera 2019: A Conclusão


Olá povão louco!

Sim, atrasou muito, mas estamos de volta com "A Conclusão"! Quadro onde dou meu parecer sobre os animes que assisti na temporada que acaba de fechar, comentando o que achei das séries e se acho que vale a pena assistir, e também dou uma nota marota (basicamente mini reviews). Aqui reúno os animes que terminaram nessa temporada, então aqueles de 24/25 episódios que começaram na temporada anterior estão na matéria, e os de 24/25 episódios dessa temporada que continuam na próxima vão estar na matéria da próxima temporada.


Midara na Ao-chan wa Benkyou ga Dekinai
 Essa comédia de 12 minutos tinha tudo pra dar certo, os dois primeiros episódios foram ótimos e engraçados com a imaginação bizarra da Ao, uma garota que tem dificuldade de interagir com a escola por causa de seu envolvimento com o mundo erótico, culpa de seu pai que é um famoso escritor de contos eróticos. Mas infelizmente depois a série passou a focar em uma romance um tanto sem graça com diálogos e situações repetidos exaustivamente, e o fato do casal de protagonistas não ter lá muito carisma fez esse romance se tornar ainda mais enjoativo. Não que a série tenha caído em desgraça, uma que outra piada se salvava, principalmente quando o pai da Ao (o melhor personagem, fácil) entrava em ação, pois esse cara sempre garante umas risadas. De resto, o elenco de apoio é bem fraquinho e eu nem lembro os nomes deles.
 Não chegou a ser ruim, mas com certeza ficou abaixo da média. Tem comédias bem melhores para assistir.
Nota: 4


Senryuu Shoujo
 Eu não consigo não comparar Senryuu Shoujo e Midara na Ao-chan, pois os dois são comédias curtas com romance. Só que Senryuu Shoujo acertou em tudo que sua semelhante errou! É uma série bem simples, acompanhando a o dia a dia escolar de uma da Nanako, uma garota muito simpática que só se comunica através de Senryuu, e que é muito próxima de um colega delinquente chamado Eiji.
 A comédia é certeira e bem pontual, o romance é bonitinho, e o casal protagonista é muito carismático. Detalhe que em Senryuu Shoujo o pai da protagonista também é o personagem mais engraçado hehehehe! O legal é que todos os personagens são divertidos e possuem umas peculiaridades bem engraçadas. Kino, a menina que fala usando desenhos, é simplesmente espetacular e cuida muito bem da parte comédia absurda da série, junto com o pai da Nanako, lógico hehehehe. A Nanako é fofa demais, aquele rostinho sorridente enche a tela e faz você querer que ela fique mais tempo em cena, fora que a Kana Hanazawa mandou muito bem falando no estilo dos poemas. E o Eiji é um carinha que de delinquente só tem o visual, pois ele é muito gente boa!
 Pra quem procura uma comédia leve de qualidade, esse não tem erro. O único problema é ser curto, mas vale cada minuto!
Agora pra finalizar... Vamos lá!

Esse maravilhoso anime
Da menina fofa do Senryuu
De uma segunda temporada precisa

Nota: 9


Dororo
 O MAPPA acertou novamente! Essa nova versão de Dororo está excelente e tem uma base bem fiel à obra original, apesar de não ser igual. A história de Hyakkimaru, o filho de um lorde japonês que "vendeu" o filho para demônios em troca de prosperidade para suas terras, e assim o garoto nasceu sem vários órgãos, que ficaram em poder dos demônios. Após algumas reviravoltas, a criança sem órgãos acaba caindo nas mãos de um artesão que lhe dá próteses e o ensina a lutar, e ao crescer, o rapaz parte em busca dos demônios para recuperar seus órgãos. Porém, ao conhecer um trombadinha chamado Dororo, que se torna seu sidekick, sua compreensão sobre as lutas e os sentimentos começam a mudar...
 Pois é, a premissa é bem interessante, e conseguiu se manter assim ao longo do desenvolvimento, que não é perfeito, mas que funciona muito bem. Talvez o que atrapalhe um pouco o desenvolvimento é que há alguns poucos fillers ao longo dos 24 episódios, que quebram um pouquinho o ritmo. O lado bom é que mesmo os fillers são interessantes, então não são episódios que você vai acabar querendo pular.
 O MAPPA não se segurou no peso da série, toda a crueldade e brutalidade da época foi representada, trazendo grandes doses de violência física e psicológica, em um cenário onde os pobres são tratados com desdém e os ataques de bandidos e monstros são frequentes. Outra coisa muito interessante é que há uma grande questão moral na história do Hyakkimaru. Até que ponto ele está preparado a ir para recuperar seu corpo? Será que algumas de suas ações brutais não fazem dele um demônio? O pai dele, Daigo Kagemitsu, é mesmo um vilão? Afinal, ele fez sim algo horrível com seu filho, mas foi visando o bem de muitas outras vidas. Questões como essas e várias outras nos fazem parar para pensar ao longo da série, coisa que poucos animes conseguem fazer.
 Os personagens são ótimos! Hyakkimaru é um clássico dos mangás, e está muito bem em sua nova encarnação. Um personagem com uma história muito impactante, e um desenvolvimento profundo, e que apesar de ser um cara praticamente sem expressão, mostra muito sentimento em suas ações. Dororo é aquele sidekick divertido que é fácil de adorar, pois é o personagem que empurra o herói para seu desenvolvimento e também funciona como os olhos do expectador no mundo da série. Dororo também recebe um bom desenvolvimento e parte da série que mostra seu passado possui a cena mais comovente de toda a série, na minha opinião. A forma como os dois protagonistas crescem juntos ao longo da série é um dos pontos fortes, e eu espero que essa dupla fique marcada na memória de muita gente como está marcada na minha desde que vi as antigas obras de Dororo.
O visual é ótimo, adorei as adaptações nos designs de personagens, que apesar dos traços bem diferentes, mantêm as características criadas pelo Mestre Osamu Tezuka. E outra coisa legal do visual é que enquanto Hyakkimaru é bem inexpressivo, Dororo compensa sendo expressivo por três pessoas hehehe! As lutas são ótimas, apesar de que dá pra ver que em determinado ponto da série a animação caiu consideravelmente, mas com um bom esforço o estúdio ainda conseguiu manter boas coreografias.
 Enfim, eu até falaria mais sobre a série, mais isso é uma matéria de mini reviews e já está ficando gigante, e também quero evitar acabar caindo em spoilers. Vale a pena conferir, uma ótima série de de época, com drama, ação, mensagens e reflexões, em uma ótima medida. Pode não ser perfeito, mas é foda, e o MAPPA também é!
Nota: Não sei, fica entre 9 e 10 😖


Tate no Yuusha no Nariagari
 As fantasias medievais andam bem representadas atualmente. Não faz muito que tivemos o ótimo Goblin Slayer, e logo depois já veio esse Tate no Yuusha, que já tinha uma premissa interessante, mas que acabou me surpreendendo por apresentar uma história de superação bem desenvolvida, sendo que eu achava que seria pura aventura.
 Naofumi Iwatani é um cara que tem uma vida sem graça, até que um dia acaba caindo em um mundo de fantasia onde ele é um herói, junto com outros três caras. O problema é que os três heróis são cheios de poderes e recebidos com glória, enquanto o Naofumi é o herói do escudo, um cara que só tem um escudo para se defender e é ridicularizado por todos, e pior, ele acaba sendo cruelmente traído e se torna praticamente um pária nesse mundo.
 Pois é, a base é meio sombria, tanto que em determinado momento dos primeiros episódios dá até a impressão de que estamos vendo a história de origem de um vilão, pois o mundo faz tudo para jogar o Naofumi nas trevas. E é aí que a coisa fica mais legal, pois o Naofumi manda geral tomar nas profundezas anais, tanto heróis quanto trevas! Ele vai fazer o que ele bem entender, mesmo que todos estejam contra ele, mas no fundo ele é um cara do bem, então de uma forma não tão heroica ele faz o bem, e o bem que ele faz é muito mais eficaz. Sim, Naofumi é foda! Acho que ele é um dos melhores protagonistas que apareceram atualmente. E acho muito legal como o mundo dá a ele várias oportunidades para fazer maldades, e como ele reflete sobre isso. Sinceramente, dá até vontade de falar com spoilers sobre os caminhos do Naofumi, mas vamos parar por aí hehehe.
 Achei os personagens muito bem apresentados. Temos três protagonistas, além do já mencionado protagonista, temos a Raphtalia, uma demi-humana (um tipo de humano com alguns traços de animais) adorável que conquista a simpatia do público rapidamente, e acho que muitos, assim como eu, acabam considerando ela a personagem mais legal, pois além de adorável ela tem um visual fantástico e luta muito, fora que ela possui sentimentos tão críveis e uma história tão emocionante que dá gosto ver seu desenvolvimento. E a terceira protagonista é a Filó (ok, o nome é Filo, mas pra mim vai ser sempre Filó hehehe), uma baixinha divertida e porradeira, mas sem o mesmo desenvolvimento profundo do Naofumi e da Raphtalia. A Filó acaba sendo mais o alívio cômico, o que não é problema nenhum, pelo contrário. Acho que Tate no Yuusha trabalha tão bem seus personagens que você acaba investindo mais emoções na série, e não digo só no quesito de torcer pelos protagonistas, mas também odiar aqueles que merecem ser odiados. Na moral, são pouquíssimas as séries que conseguem te fazer detestar tanto alguém ao ponto de querer dar um chute na tela quando eles aparecem, que é o caso aqui com uma desgraçada chamada Malty e um panaca chamado Motoyasu!
 A série tem um ótimo desenvolvimento e uma história bem envolvente, mas em certo ponto, um pouco depois da chegada da Filó, vem alguns episódios meio chatinhos, eu me lembro de pensar "Pô, tava tão mais legal antes.", e eu até comecei a questionar se o brilho da série tinha acabado, mas ainda bem que depois a série volta para os trilhos e fica ótima novamente, inclusive introduzindo ótimos coadjuvantes (Mirelia é foderosa!).
 Com um ótimo visual, ótimas cenas de ação, um mundo interessante, e personagens bem desenvolvidos. Esse é um baita anime de fantasia medieval, quem curte uma boa aventura certamente vai ficar satisfeito, e se curtir um bom e velho RPG é melhor ainda, pois elementos dessa mídia não faltam (inclusive o que o Naofumi faz no final é praticamente o Suikoden II em forma de anime). Vamos torcer pela continuação, Naofumi e Raphtalia merecem muito mais!
Nota: 9


Kenja no Mago
 Esse acabou sendo um pouco diferente do que eu esperava, pois achei que seria a aventura de um protagonista overpower, mas logo acabou aparecendo uma avalanche de personagens e se tornou uma grande série de treino, o que é até meio estranho.
 Na premissa, Shin era um cara normal do mundo moderno que morreu e acabou reencarnando em um mundo de fantasia e foi adotado por Merlin e sua esposa Melinda. Os dois ensinaram magia para o garoto e ele se tornou absurdamente poderoso. Mas chega o dia que Shin deve ir para uma escola, e sua diferença de poder para seus colegas acaba chamando atenção.
 É uma premissa bem simples, e a série acabou levando a simplicidade um pouco ao extremo, pois no momento que começa o treinamento da galera é basicamente só isso que acontece durante uns 8 episódios, e muitas vezes parece que nada de mais acontece na série e ela fica parada. O lado bom é que isso poupou orçamento para fazer um último episódio muito bem produzido, com altas pirotecnias e bela animação. Mas no geral temos os dois primeiros e os dois últimos episódios interessantes, e uma imensa barriga entre eles. E há algumas questões no enredo que não fazem diferença nenhuma, como a questão do Shin ser um reencarnado de outro mundo, se ele fosse uma criança perdida nesse mundo de fantasia daria na mesma, pois essa reencarnação não influencia em nada.
 Os personagens são ok, nada de grande destaque, e como são muitos é bem difícil lembrar o nome de todo mundo, tanto que eu só lembro os nomes que já mencionei e a Sicily.
 Eu esperava mais, algo mais movimentado, e mais engraçado com a questão overpower. Mas o resultado é uma série de treinamento com um que outro momento dinâmico. Uma fantasia ok, mas meio esquecível. Se quer uma boa aventura de fantasia, assista Tate no Yuusha que vale mais a pena.
Nota: 5


Shingeki no Kyojin Season 3 Part 2
 Incrível como essa temporada foi basicamente para cobrir uma unica grande batalha! Acho que foram uns 7 ou 8 episódios só nisso. E não, não estou dizendo que foi ruim, eu curti muito. Foi uma batalha com muita tensão e expectativa, e eu fico muito aliviado de ver que finalmente os inimigos começaram a cair. Já estava ficando cansativo eles sempre darem um jeito de escapar! Ok, alguns realmente escaparam, mas se pelo menos um for eliminado, já é sinal que o roteiro está indo pra frente. Essa parada de superproteger os antagonistas é algo que pode afundar uma história, como aconteceu com D.Gray-man, onde os vilões inimigos sempre escapam e o ciclo se reinicia, deixando a história sem fim e cansativa. Afinal, quem quer ver uma história que não chega em lugar nenhum? Ainda bem que SnK está finalmente desviando desse caminho.
 Além da grande batalha, tivemos respostas extremamente importantes para a história desse universo dos titãs, e a série está encaminhada para seu grande final. Sim! Já anunciaram que a quarta temporada será o fim de SnK! Estou bem curioso pra ver como vai terminar.
Nota: 9


Bungou Stray Dogs 3rd Season
 Vou ser sincero, quando o primeiro episódio começou e percebi que se passava no passado, já fiquei preocupado, pois até então todas as vezes que focaram no passado do Dazai eu não gostei. Mas dessa vez foi diferente, usaram o passado do Dazai para contar a história do Chuuya, o personagem mais legal, aí sim fiquei feliz hehehehe!
 Além da história do Chuuya, foi interessante ver como o novo vilão abalou o mundo da série e trouxe grandes desavenças. Mas ao mesmo tempo o vilão em si não é muito legal, pois há um mistério tão exagerado sobre ele que a gente acaba até mesmo esquecendo do cara, e acho que bons personagens são lembrados, e não esquecidos. De qualquer forma, foi uma boa temporada, com ótimas batalhas, algumas parcerias interessantes, a ótima história do Chuuya, e também o retorno do magnífico  Fitzgerald, o cara que mostra que dinheiro literalmente é poder 😝
Nota: 8


One Punch Man 2nd Season
 Engraçado como nessa segunda temporada o Saitama meio que abraçou o papel de coadjuvante, e o papel de personagem principal meio que ficou nas costas do vilão Garo. Acho que esse é o problema de fazer um herói tão invencível, não tem como deixar ele nos holofotes sem que ele acaba com a série em cinco segundos hehehe. Por outro lado, isso contribui para o humor irônico da série. Foi uma continuação divertida, no começo parecia que o novo estúdio estava com algumas dificuldades, mas eles logo pegaram o jeito e a coisa entrou nos trilhos. Infelizmente teve quem condenou a série apenas pela troca de estúdios e logo rotulou essa segunda temporada como "decepção". Eu acho que o espírito da série foi mantido, o tom de comédia e ironia continua bom, e vou te dizer uma coisa, o novo estúdio conseguiu fazer um visual mais legal para o Genos, provando que com esforço dá pra ser tão bom quanto o Madhouse.
Nota: 8


 E assim encerramos a temporada de Primavera 2019 no ABB! Com algumas piadas mais ou menos, com algumas piadas muito boas e fofas, a busca por partes do corpo, a ascensão de um herói, um herói apelão, a verdade sobre os titãs, máfias sobrenaturais, mais um herói apelão, e claro, viagens espaciais!
 Apesar de dois animes mais ou menos, de resto foi só alegria e mais uma vez fiquei satisfeito com os animes que assisti 😁

 Também assisti Fairy Gone, mas como terminou completamente aberto e já volta em outubro, vou deixar para comentar após a segunda parte. Já dos que assisti e seguem para a temporada seguinte estão os excelentes Carole & Tuesday, Fruits Basket, e Kimetsu no Yaiba. Recomendo acompanhar os três!

 Agora bora acompanhar a nova temporada que já tem muita coisa boa no ar!

Vou sentir falta dos meus amigos medievais!

6 comentários:

  1. Nobre Ronin! Cara, finalmente, depois de um bom tempo, estou aqui de volta!

    E até que enfim, consegui acompanhar 3 desses aí, além de estar concluindo Atack on Titans por esses dias. Dororo foi demais! Consegui assistir um monte de uma vez, até acompanhar o lançamento semanal, assim como One Punch Man. Também peguei quase que de uma tacada só o famoso Herói do Escudo!

    Cara, pra mim esse foi o melhor até o momento! Gostei bastante do Naofumi, porque ele ficou no meio de várias enrascadas e se saiu muito bem delas, apesar de que em algumas ele pagou um alto preço. Dororo foi excepcional, também, não tenho do que me queixar. Já One Punch Man, percebi que a animação deu uma queda e achei o Garou bem interessante, além de absurdamente poderoso. Gostaria de ter acompanhado outras séries, mas minha lista só aumenta!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Adelmo Veloso! É sempre um prazer recebê-lo por aqui!

      Fez ótimas escolhas! E essa de assistir vários episódios até alcançar os semanais eu também fiz com One Punch Man hehehe.

      Tate no Yuusha foi melhor do que o esperado, esse desenvolvimento do Naofumi foi surpreendente, e foi legal que ele teve que resolver vários perrengues de diferentes formas. O primeiro episódio de One Punch Man deu mesmo uma escorregada na animação, que eu me lembre no segundo aconteceu isso também, mas depois ficou bem caprichado, com algumas coisas até melhores que o estúdio anterior. Espero que um dia o Garo se torne o grande oponente do Saitama, mas nessa temporada foram bem engraçadas as formas como os dois se encontraram sem importância hehehehe!
      Conseguir montar uma agenda do que assistir é bem complicado, sempre acaba ficando coisa de fora, eu também não consegui acompanhar alguns outros que tinha interesse.

      Abração!

      Excluir
  2. Desses eu só vi os dois primeiros capítulos de Dororo em paralelo com a série clássica. Foi uma experiência bem incomum, ver a mesma história sendo contada de modos diferentes. Na versão clássica a cena do bandido sendo comido pelo monstro de lodo é mais detalhada e tem outra em que Dororo se esconde atrás do cadáver de um mendigo que morreu sentado, cheio de moscas. E mais uma em que se encontra com um monge que escolheu morrer de fome, como humano, ao invés de se tornar uma besta como todos ao seu redor em busca de comida, sonhando com um mundo melhor. Hyakkimaru já fala desde o início e tira os olhos para assustar Dororo e começa matando uns bandidos em sua primeira aparição.
    Mas gostei mais da caracterização de Hyakkimaru na versão moderna, em que ele vai recuperando as partes de seu corpo. Fica difícil dizer qual das duas ficou melhor. E posso ver que na moderna os personagens têm mais profundidade.

    Tate no Yusha foi outra grande surpresa. Torci para que a Raphtalia conquistasse a felicidade depois de ver o que fizeram com ela. Mais uma vez digo que aquele patife merecia uma punição pior e mais dolorida. Pelo visual e pelo fato de ser um "Herói do Escudo" achei que o Naofumi ia ser um tipo de malandro, mas não foi assim. Ainda bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      É bom que a nova versão tem diferenças da antiga, assim realmente parece algo novo, e não apenas uma repetição. Esse detalhe do Hyakkimaru não falar desde o começo é algo que estranhei de início, mas depois entendi a ideia, que foi muito bem elaborada.
      Apesar de não lembrar 100% da versão clássica, também achei que uma das grandes diferenças é que os personagens têm mais profundidade, enquanto o clássico criava algumas situações um pouco mais inesperadas. Então as duas versões têm detalhes que fazem valer a pena assistir.

      Pois é, Tate no Yusha foi bem mais do que uma aventura. A Raphtalia emocionou e conquistou, e realmente deu vontade de ver coisa pior acontecer com aquele desgraçado. Isso é que é o mais legal no Naofumi, tudo empurrava ele para se tornar um cara ruim que descontasse suas frustrações nos outros, mas ele mandou tudo pra pqp e fez o que ele achava certo. O cara é foda!

      Abração!

      Excluir
  3. Escritora e bora pincelar umas palavras de mais uma temporada de animes. Dos que vão continuar, "Kimetsu no Yaiba" tá legal e "Fruits Basket" tá lindo demais e curtindo demais esta nova versão - e minhas esperanças para um novo anime de 'KareKano" deram uma aumentada, quem sabe - de não citados, curti muito "Karakuri Circus", foi uma história "diferente" das habituais; "Sarazanmai" foi a loucura típica do Ikuhara e minha primeira incursão em animes deste cara e "Sewayaki Kitsune no Senko-san" foi o anime semanal pra relaxar.

    Já dos citados, "Dororo" mereceu todos os destaques e não me senti muito prejudicada quando decaiu no início da segunda metade, por ter mais paciência com semanais; "Tate no Yuusha no Nariagari" foi muito bom, a história realmente seguiu bem o contexto usado e teve, dos semanais que peguei, a melhor conclusão, valeu e boto meio empatado com o anime do slime; já "Kenja no Mago" ganhou pela comédia, ri muito e pelo romance do casal principal não ter sido enrolativo e foi nos finalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Escritora!!

      Fruits Basket tem tudo pra ser um dos melhores do anos! Está tão bom, que acaba um episódio e fica aquela vontade de encontrar uma máquina do tempo para ir ao futuro assistir logo o próximo episódio hehehehe! Pior que nunca vi o clássico de KareKano, mas agora que vejo que nunca dei atenção para Fruits Basket e me surpreendi ao finalmente conferir, acho que o mesmo poderia acontecer com KareKano. Um amigo também falou sobre Karakuri Circus ser "diferente" e fiquei be curioso sobre isso. Parece que Sarazanmai surpreendeu bastante gente! Eu quase assisti, mas como já estava com a agenda cheia acabei passando. Sewayaki Kitsune no Senko-san parece que emplacou, já vi que anunciaram até algumas figures da série. Para relaxar também recomendo Senryuu Shoujo XD

      Dororo foi tão legal que mesmo quando decaiu um pouco continuou interessante, coisa que poucos conseguem hehe! A conclusão de Tate no Yuusha relamente foi ótima, muito satisfatória! Tá certo que eu já estava me sentindo muito satisfeito desde que a Malty teve o que merecia hahahahaha! Essa parte do casal de Kenja no Mago foi boa mesmo, até esqueci de mencionar na matéria. É bom ver que alguns animes não ficam naquela enrolação maçante com casais, e fazem a coisa realmente acontecer!

      Abração!

      Excluir