segunda-feira, 15 de julho de 2019

Given - Primeiras impressões


GUITARRAS SENTIMENTAIS!

Drama, Música, Romance, Shonen Ai
Estúdio: Lerche - Direção: Hikaru Yamaguchi - Roteiro/Composição: Yuniko Ayana
Adaptação: Mangá

 Quando falam em anime de banda, já chama minha atenção, pois geralmente anime de banda é coisa boa que fica marcada na memória. E por isso, mesmo eu que não tenho o costume de assistir shonen ai fiquei curioso para conferir Given.

 Nessa série temos dois protagonistas, Mafuyu Satou e Ritsuka Uenoyama. Mafuyu é um rapaz quietão e solitário, sempre com uma expressão meio melancólica, e carrega consigo uma guitarra com as cordas avariadas. Ritsuka é um rapaz meio casca grossa e impaciente, que é ótimo guitarrista. Certo dia, Ritsuka encontra Mafuyu ocupando seu "espaço da soneca" na escola, e enquanto pensava em formas de fazer o Mafuyu se mandar, ele vê a guitarra de Mafuyu e acaba a consertando, o que faz Mafuyu ficar fascinado, e pedindo insistentemente que Ritsuka o ensine a tocar o instrumento. Apesar de reagir meio mal-humorado, parece que Ritsuka fica animado ao saber que alguém aprecia sua técnica com a guitarra, e Mafuyu acaba visitando a banda de Ritsuka no estúdio, onde o rapaz com olhar de cachorrinho pidão vê um novo mundo.

Ritsuka não tem muita paciência com o Mafuyu!

 Um detalhe curioso é que a sinopse destaca bastante o fato do Mafuyu cantar, mas isso não apareceu nesse primeiro episódio, que focou mais nas questões das guitarras e os dois caras se conhecendo. Então acho que isso é um sinal de que a série vai caminhar em um ritmo mais devagar, e digo isso em um bom sentido, pois o devagar nesse episódio foi ótimo, mostrando muito bem as personalidades dos dois protagonistas e já deixando vários ganchos para o desenvolvimento da série. Já vemos que a guitarra do Mafuyu possui um grande significado e que algo muito importante aconteceu no passado, e isso está relacionado com as cordas danificadas. E também já vimos como o Ritsuka entrou no mundo da música, e nessa parte já dá pra entender porque ele ajudou o Mafuyu.

 A série começou apresentando poucos personagens, os dois protagonistas mais a irmã do Ritsuka e os dois caras da banda, e já dá pra ver que a interação dos personagens é um ponto forte, pois é algo muito bem trabalhado, com ótimos diálogos. E os personagens são bem carismáticos!

 O que mais me surpreendeu com certeza foi a grande quantidade de cenas engraçadas! Eu achava que seria algo mais melancólico, principalmente quando apresentaram o Mafuyu. Mas logo que as interações começaram, eu vi que eu estava errado, e inesperadamente dei várias risadas ao longo do episódio. Não que a série esteja rumando para a comédia, apenas ocorre que esse primeiro episódio tem um humor com timing perfeito. Tudo foi muito bem dosado, a direção está de parabéns!

Os caras da banda curtem uma zoeira!

 O shonen ai é bem discreto, mas já dá pra perceber onde ele está presente. Vamos lembrar que shonen ai é diferente de yaoi ok? Não é algo focado na pegação entre rapazes, e eu vi uns comentários sobre o mangá que falam que o que rola em Given é muito mais um encontro de sentimentos por causa da música. Então acho que as fujoshis que buscam uma pegação podem acabar decepcionadas.

 O visual está fantástico! Os personagens estão bem expressivos e os instrumentos recebem uma atenção especial. Várias cenas possuem iluminação e ângulos tão bem pensados que é de encher os olhos, e eu torço que essa qualidade se mantenha ao longo de toda a série. E a trilha sonora é de primeira, principalmente pra quem curte um bom rock! Há até referências de bandas reais, algo que eu aprecio muito. A abertura é fodástica e o encerramento com o cachorrinho é bem bonitinho.

 Então, taí mais uma excelente opção de anime de banda, pra quem acha que apenas o excelente Carole & Tuesday não é suficiente para satisfazer seus gostos musicais semanais, pode adicionar Given. Estou confiante que esse vai ser ótimo, pois qualidade não falta nesse primeiro episódio!

E esse é o último primeiras impressões que faço para essa temporada! Agora vem a extremamente dificil decisão: Qual (ou talvez quais) vão estar no ABB semanalmente? O pior é que por enquanto eu não faço ideia hahahaha!

2 comentários:

  1. Fui lá dar uma olhadela e quando vi o Mafuyu indo ouvir a banda tocar, achei que ia rolar algo do tipo K-ON!, em que ele ia dizer que eles não tocam muito bem, mas que era muito legal, com um sorriso sincero no rosto. Pois ele também teria a audição apurada como a protagonista de K-ON!, a Yui. Mas ainda bem que não foi isso, pois senão ia virar plágio.

    Foi muito engraçado o Ritsuka grilado se o Mafuyu estava mesmo na escada e indo lá ver, para terminar decepcionado. E isso tendo influências na vida dele. Tá na cara que o Ritsuka viu alguma coisa no Mafuyu e não é só talento.

    Agora a primeira cena é bem intrigante. Quem será aquele que aparece enforcado na frente do Mafuyu? E interessante o encerramento mostrar só o cachorrinho andando. Uma boa representação do Mafuyu se maravilhando com o pessoal da banda tocando. Será que um dia ele vira um lobo como o Ritsuka? Mas aí o equilíbrio dos dois quebra. Melhor ficar assim por um tempo, dando espaço para o relacionamento deles se desenvolver.


    A apresentação semanal... Boa pergunta. Acho que o melhor é ver qual é mais fácil de descrever o episódio e mais divertido de comentar. Qual que rende mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Se o Mafuyu criticasse os caras após aquela ótima apresentação, acho que eles iam dar uns cascudos nele, e merecidos hahahahaha!

      O Ritsuka se apegou rápido a inocência do Mafuyu. Pelo visto ele está mais acostumado a lidar com um pessoal mais descolado, então o Mafuyu surgiu como algo novo em sua vida, e a paixão pela guitarra com certeza influenciou também.

      Acho que deve ser o pai do Mafuyu, e a guitarra provavelmente foi um presente dele, por isso o Mafuyu se importa tanto com ela. Mas vamos ver, esse ponto deve ser um dos principais no desenvolvimento do Mafuyu. O cachorrinho é muito simpático, e ele é bem parecido com o Mafuyu hehehe!

      Essa parte é que é complicada, às vezes vários dão uma baita vontade de comentar, mas o tempo não permite. Já assisti os segundos episódios de alguns e já estou deu vontade de comentar tudo hahahahaha! Vou ver se dessa consigo fazer pelo menos duas matérias semanais.

      Abração!

      Excluir