quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Garo: Guren no Tsuki - Episódio 5


E A QUARTA PARTE DO GUIA DO UNIVERSO GARO!


No episódio anterior: Foi um tipo de releitura do Conto do Cortador de Bambu (ou Princesa Kaguya/Kaguya Hime). O trio de heróis suspeitou de uma bela garota que deixava vários homens obcecados por ela, e muitos desses homens apareciam mortos. Após se infiltrarem na mansão e conhecerem a misteriosa Kaguya, Raikou passou a duvidar que ela era era um Horror, e inclusive acabou se apaixonando pela garota. Os Horrors na verdade eram os pais gananciosos da garota, que a usavam para atrair os homens e assim os devoravam. Raikou derrotou os Horrors, mas teve que se despedir de sua paixão quando Kaguya desapareceu em direção a lua...

Taí uma descrição bem criativa!

 Nossa, que susto na abertura, a música estava diferente! Quando começou pensei que fosse defeito, mas não, é só uma versão diferente com vocal feminino e um instrumental um pouco diferente. Ficou bem legal!

 Esse episódio teve certa similaridade com o episódio anterior, com os casais que não podem ficar juntos. A diferença é que o episódio da Kaguya Hime foi mais tocante, enquanto esse do Hakamadare Yasusuke foi bem trágico.

 Definitivamente, eu estava errado nas primeiras impressões, sobre achar que Guren no Tsuki usaria o Período Heian apenas como cenário. Cada vez mais mesclam o universo Garo com a história e o folclore do Período Heian.

O que será que a Seimei esconde?

 Agora foi a vez do ladrão Hakamadare Yasusuke ganhar sua versão no "Garoverso". Confesso que sobre essa figura eu não conheço muito, nunca parei pra ler as histórias dele, que eu saiba tem um filme também, mas nunca assisti. O que sei é que ele é tipo um Robin Hood/Goemon do Período Heian, e algumas pinturas baseadas nas histórias dele são bem famosas.

 Legal que o Yasusuke é interpretado pelo Daisuke Namikawa, foi ele que interpretou o protagonista Leon na animação anterior, Honoo no Kokuin! E lembrando que ele que fez o Joe no excelente Prison School, é uma baita diferença nas vozes, o cara manda muito bem!

 Eu pensei que depois de ter sua primeira paixão, o Rakou ia parar um pouco com as atitudes de virjão, mas não, o cara continua tendo chilique quando uma mulher encosta nele.

 É fácil simpatizar com o casal Yasusuke e Kosode. Yasusuke é um cara de bom coração que enxerga além das ações e títulos das pessoas, e que apesar de ser de família nobre, é um cara bem humilde. E a Kosode é uma mulher de vida difícil que após alguns erros tenta levar uma vida honesta. É realmente uma pena que nessa era existia todo aquele lenga lenga de não aceitarem a união de uma pessoa nobre com uma humilde.

😢😭

 A Seimei é muito maloqueira! O colecionismo sempre fala mais alto com essa mulher hahaha! E ela estava bem estérica nesse episódio, acho que a fome deixou ela alterada hehehe.
 O que a Seimei falou sobre os nobres talvez seja um dos motivos que fez ela se afastar desse meio, e provavelmente por liberdade também. A Seimei tem esse jeito de mulher independente, então é bem provável que ela tenha dado no pé para seguir o caminho que ela bem entender, e também acho provável que ela tenha fugido de algum casamento arranjado hehehe.

 Como eu não me lembrava do Yasusuke até a parte de ele se chamar Hakamadare, cheguei a pensar que os dois se transformariam em Horrors, mas só a pobre Kosode acabou tendo esse fim. De fato, o Yasusuke era motivado por uma causa nobre, por determinação e princípios, acho até que ele daria um bom Cavaleior Makai. Já a Kosode tinha medo de aceitar o amor do Yasusuke e acabar estragando a vida dele, ela queria poder vestir um belo kimono e viver ao lado do amado, mas era algo que parecia cada vez mais inalcançável e ela foi caindo cada vez mais no desespero. Ser humilhada pela nobre e surrada por um bando de um bando de mesquinhos foi o ápice do desespero da moça. A transformação da Kosode foi de partir o coração.
 Aquela cena da humilhação foi nojenta! A Kosode só foi fazer uma gentileza, e só porque ela é pobre a trataram como lixo, isso é coisa da mais alta podridão, essas pessoas sim são o verdadeiro lixo. E a nobre que humilhou ela foi a mesma que sorriu pra ela quando pensou que ela era uma nobre. Coitada da Kosode, no fim, ela se tornou um Horror com o belo kimono que ela queria vestir na sua vida com o Yasusuke, e que também remetia ao nome que ele deu para ela...

É o começo de uma lenda!

 Pelo visto o Yasusuke sabe que a Kosode morreu, mas não ficou bem explicado, ele foi até aquela cabana que ela morava e não encontrou ela lá, mas isso não diz nada sobre ela estar morta. Depois já aparece ele queimando a cabana com os carvalhos, como se naquela parte ele já soubesse que ela morreu, sendo que o Raikou ainda nem tinha enfrentado ela. Ficou bem estranho.

 Esse foi um episódio bem triste, mas a transformação do Yasusuke em Hakamadare foi bem badass. Assim como a Kaguya, é bem provável que ele apareça novamente, e como já mencionei, seria bem interessante se ele se tornasse um Cavaleiro Makai.

 Até o próximo episódio de Garo: Guren no Tsuki!


 Continuando o guia do Garoverso (agora vamos usar esse termo hehe), hoje vou falar de umas coisinhas indispensáveis na luta contra os Horrors...

Equipamentos dos Cavaleiros e Sacerdotisas Makai

 Existem muitos equipamentos, alguns deles são itens raros que são apresentados em séries específicas, sendo bem importantes nas respectivas histórias. Aqui vou comentar apenas sobre o equipamento básico, excluindo apenas as Armaduras Makai e o Metal Espiritual, que já foram bem detalhados no guia dos Cavaleiros Makai.

MADOUGU: Uma joia criada a partir da alma de um Horror domado, durante o processo de sua criação essa alma recebe uma consciência e a capacidade de falar, e assim passa a se tornar o fiel companheiro de um determinado Cavaleiro Makai. Um Madougu pode ser encontrado em diversas formas, muita gente acaba chamando de Anel Madou por causa do Zaruba, que é o Madougu mais popular (tanto que é o Único "personagem" que está em todas as séries Garo), mas eles podem ser outras jóias, por exemplo: a Silva que é a Madougu do Cavaleiro Prateado Zero, é um colar. Os Madougu são designados apenas aos Cavaleiros que possuem títulos, e um determinado Madougu serve apenas a mesma armadura, o Zaruba, por exemplo, só serve o Cavaleiro Dourado Garo. Mas um Madougu pode não responder ao mestre se achar que ele é indigno (isso acontece no começo de Yami o Terasu Mono, quando Ryuga ainda não amadureceu como Cavaleiro). O Madougu também pode auxiliar um aliado ou outra pessoa importante para o Cavaleiro ao qual ele serve.
 Um Madougu possui várias utilidades, como eles são eternos, eles acumulam muito conhecimento, o que ajuda bastante. Um Madougu pode detectar um Horror que esteja manifestando seu poder, detectar outros tipos de energias espirituais, pode enxergar através de ilusões. Alguns Madougus possuem poderes específicos, o Zaruba consegue conter uma parte do poder de Garo, auxiliando o Cavaleiro a manter o controle mesmo quando o tempo de uso da armadura é ultrapassado.

MADOUBA: É uma Besta Makai que serve ao Cavaleiro, até agora só apareceram dois, na forma de cavalos. O Madouba é uma besta extremamente veloz e resistente, ideal para caçar Horrors muito rápidos, fora que um ataque em carga sobre uma besta dessas é bem mais potente. O Madouba também possui uma energia que fortalece a Arma Espiritual, alterando sua forma para que ela se adapte ao combate montado (em outras palavras, a arma fica imensa). Poucos Cavaleiros têm a honra de receber um Madouba, somente aqueles que destruíram mil Horrors (lembram o que comentei no primeiro guia sobre subir de nível?) podem se qualificar ao árduo teste pare receber um Madouba.

MADOUBI: É uma chama espiritual que pode ser armazenada em diversos dispositivos, ela pode ser usada na Arma Espiritual para aumentar seu poder. Essa chama também pode ser usada em poções especiais que podem curar alguns ferimentos. Mas o item onde a Madoubi mais é utilizada é no importante...

ISQUEIRO MAKAI: Esse item é um dos mais presentes na franquia Garo, mas nunca foi realmente apresentado com um nome, ele é popularmente conhecido como Isqueiro Makai entre os fãs. O Isqueiro Makai parece um isqueiro normal com adornos que lembram um olho demoníaco, esse isqueiro possui dentro dele uma pedra especial imbuída com Madoubi, e a faísca gerada pelo isqueiro ativa uma chama especial que revela os Horrors nos olhos dos possuídos. A chama do isqueiro também é capaz de revelar as escritas nos Documentos da Ordem, documentos que são enviados pelos Bankenjo para os Cavaleiros Makai, contendo os detalhes de missões. O Cavaleiro Garo desenvolveu uma técnica que usa o isqueiro para banhar a espada com as chamas, causando um poderoso ataque. A chama dos isqueiros pode ser recarregada nas estátuas de lobos que ficam nos templos dos Bankenjo.
 Aqui em Guren no Tsuki, o isqueiro foi substituído por aqueles bastões do Kintoki (já que nessa época não existem isqueiros), esses bastões provavelmente são feitos da mesma pedra especial dos isqueiros.

 Esses são os equipamentos mais básicos dos Cavaleiros Makai. Dessa lista, somente o Madoubi e o Isqueiro são utilizados pelas Sacerdotizas, elas também usam o Pincel Mágico (que já comentei no guia das Sacerdotizas) e um incontável número de acessórios, desde bombas especiais até esferas que servem como meio de transporte aéreo. É impossível listar todos os equipamentos delas aqui :P

2 comentários:

  1. Essa história foi bonita, mas bem triste...
    Muitos dos diálogos me fizeram lembrar do Rashomon original, na qual se contava da pobreza das pessoas no período Heian. Era bem assim mesmo. A equipe está aproveitando isso em todo o seu potencial, o que é ótimo.

    De fato, o Yasusuke merece ser Cavaleiro. Esse é digno de ganhar uma armadura do mesmo nível do GARO (se existir). Os motivos, as atitudes... esse cara é Herói! E pensando bem, o nome que ele assumiu segue o mesmo raciocínio do motivo do nome que ele deu para a Kosode. Boa sacada do roteirista. Ah, essa foi a primeira vez que eu ouvi falar do personagem Hakamadare. Esse eu não conhecia.

    Agora a Kosode... Essa foi dolorosa. A forma Horror dela me lembrou uma Bruxa de Madoka Magica, o que me trouxe lembranças bem tristes. Raikou hesitou, mas de fato, não tinha como salvar. Pelo menos aqueles que maltrataram a Kosode tiveram o que mereciam. Compartilho do seu sentimento. Desses eu não tive pena. Aqui se faz aqui se paga... à vista!

    Estava mesmo pensando no que era aquele cavalo que eu vi com uma figura do GARO. E pelo visto não é fácil conseguir um. Tem que matar mil e ainda por cima passar por um teste?! Que dureza! E vejo que o universo de GARO é bem rico e bem denso. Esse guia vem bem a calhar!

    Também tinha notado que tinha alguma coisa diferente na abertura. Pensei "Ué? Era a Masami Okui quem cantava?" E de fato estava diferente! Ficou muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Essa adaptação realmente está muito boa, tem um toque de realidade que deixa a coisa bem intensa.

      Eu acho que é possível que ele acabe virando Cavaleiro mesmo, provavelmente o prateado. Ele está até na abertura, então ele deve ter certa importância ainda, fora que sempre tem mais de um Cavaleiro nas séries.

      Acho que eu sei qual é a Bruxa que você se refere, Madoka é outro anime com momentos fortes. Pois é, pelo menos ela acabou com aqueles mesquinhos nojentos.

      Esse set do Garo com o Gouten é bem legal, pena que é caro e exclusivo! Esse cavalo eleva o Cavaleiro a outro patamar, não é a toa que é tão coplicado conseguir um. O Amemiya não perde tempo em expandir o universo de Garo a cada série nova, e o interessante é que cada uma acaba contando algum detalhe que faz as séries anteriores terem ainda mais sentido.

      Haha o maior susto é que até o instrumental é um pouco diferente, no começo dá a impressão que o vídeo está com problema de áudio!

      Abração!

      Excluir