quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Garo: Guren no Tsuki - Episódio 4


E A TERCEIRA PARTE DO GUIA DO UNIVERSO GARO!


No episódio anterior: Após um atentado contra Michinaga, a guarda imperial prendeu vários Onmyoujis (incluindo a Seimei) sob a suspeita de terem cometido tal atentado, mas na verdade eles já tinham um principal suspeito, Ashiya Doman. A tentativa de capturar Doman não deu certo, e algumas atitudes muito suspeitas do império atraíram Horrors, que devoraram vários Onmyoujis e guardas. Raikou conseguiu derrotar os Horrors e livrar a cara da Seimei, mas Yorinobu reconheceu a Armadura Dourada, a qual deveria estar em posse de sua família...

Não precisa fazer birra Seimei! A Kaguya está na capa, mas você ainda é a minha preferida!

 Quando o tiozinho começou a falar da beldade de olhos azuis, já pensei que fosse mais um admirador da Seimei! Se bem que os olhos da Seimei estão mais para um azul esverdeado/verde água. A Kaguya que me perdoe, mas na minha humilde opinião, a Seimei é muito melhor!

 Esse humor de Guren no Tsuki é algo que tem me agradado, é estranho pois eu achava que não ia gostar. Já que as outras séries Garo têm pouco humor, eu achava que isso podia acabar desvirtuando o tema, mas o humor funciona bem, e tem dado um toque especial em Guren no Tsuki, que acaba dando uma identidade única para a série.

 O discurso do Kintoki sobre o grande virjão Raikou foi hilário! Também foi muito engraçado a Seimei ficar com raiva da Kaguya por causa dos artefatos! O Kintoki dizendo que os homens são fracos contra a beleza das mulheres, mas isso não é um problema pro Raikou. Putz, jogou a masculinidade do cara no lixo hahahaha! Pra finalizar as partes engraçadas, a briga de chutes nas canelas dos nobres com gritinhos afrescalhados foi muito boa!

 Um detalhe que esqueci de comentar na postagem anterior, aqueles veículos são bem estranhos!

Essa frase não é muito motivadora...

 Esse tirou um pouco o ritmo do anterior, mas em compensação, foi bem interessante! Essa foi basicamente uma versão Garo do Conto do Cortador de Bambu (ou Princesa Kaguya). Está tudo ali, a beldade misteriosa que supostamente veio da lua e que no final desaparece indo em direção a lua, os nobres obcecados, as oferendas exóticas (que são as mesmas). Mas aqui em Garo é lógico que a coisa tem que ser sinistra, e aproveitaram o lance do enriquecimento repentino do Senhor que colhe bambu para fazer dele e de sua esposa Horrors! Acho bem válida a ideia, eles usaram a "filha" para enriquecer mais e mais, ficaram obcecados com a riqueza e deixaram o sentimento pela moça de lado, o que os levou cada vez mais ao fundo das trevas. Muito bem sacado eles usarem os artefatos para conduzir os nobres até onde eles queriam e devorá-los.

 Aquele olhar que o Velho deu para a Seimei logo no começo quando ela falou sobre as entidades malignas já mostrou que ele era suspeito, e o que entregou de vez o casal foi o fato de não que não era a Kaguya que pedia as oferendas, diferente do Conto, onde Kaguya pede oferendas impossíveis apenas para se livrar dos possessivos bajuladores, algo inocente, apenas na expectativa de que aqueles homens a deixassem em paz. No Conto, o Velho enriquece encontrando ouro dentro dos bambus, um tipo de dádiva da Kaguya, já aqui eles estavam enriquecendo com as diversas oferendas dos nobres, havia interesse envolvido da parte dos "pais", ganância, coisa que Horror adora, e o fato de eles ainda corromperem os nobres no processo é um deleite para os Horrors. A Seimei estava errada dessa vez hehehe.

Raikou quase deixou de ser virjão.

 Interessante que o Raikou fez o papel do Imperador do Conto (não lembro o nome dele), o único homem que se apaixonou de verdade pela Kaguya. Bom, agora o Raikou tem um interesse romântico, e acredito que ainda vamos ver a Kaguya na história, até porque agora ela aparece no encerramento. Eu espero que esse interesse romântico enterre qualquer pensamento do roteirista sobre algum romance entre o Raikou e a Seimei, o legal na interação entre os três protagonistas é eles serem como uma família, como três irmãos, ou podemos dizer como dois irmãos e uma mãe hehe. A relação dos protagonistas é um dos pontos fortes da série, é bem mais interessante e divertida como está, e torço para que fique assim até o final da história.

 Tudo se encaixou de forma muito bem pensada, e adorei a cena que o Raikou carrega a Kaguya no bambuzal sob o luar, enaltecendo dois dos detalhes mais simbólicos do Conto.
 Vamos ver se esse episódio vai ter impacto na história principal, mas mesmo que não tenha, o episódio foi muito bom, e como já mencionado, bem pensado.

 Até o próximo episódio de Garo: Guren no Tsuki!


Continuando o guia do Universo Garo, hoje vou falar sobre os sacanas que assombram a humanidade!

Horrors

 São entidades das trevas que habitam o plano do Makai. Os Horrors são atraídos pelos sentimentos negativos dos humanos, esses mesmos sentimentos geram uma energia negativa que abre pequenas fendas entre o mundo dos humanos e o Makai, essas fendas geralmente têm como catalizador um objeto que tenha ligação com a pessoa que emana a energia negativa. Ódio, obsessão e arrependimento estão entre os sentimentos que mais geram fendas e atraem Horrors, e as pessoas que possuem tais sentimentos são extremamente vulneráveis ao poder de corrupção dos Horrors.
 Um humano corrompido tem sua alma consumida, seu copro passa a pertencer ao Horror que usa a energia negativa acumulada para assumir sua verdadeira forma monstruosa, essa forma é baseada em toda a negatividade da pessoa consumida, alguns exemplos: o homem do primeiro episódio que era obcecado com proteção divina e assumiu uma forma similar a um Djinn; aprendiz de Cavaleiro Makai que era obcecado em herdar a espada do pai e se tornou um monstro cheio de espadas; no Garo original, um palhaço que usa sua maquiagem para esconder suas intenções maliciosas se torna um Horror com o poder de tirar a "máscara" das pessoas, mostrando suas verdadeiras intenções e fazendo com que elas se voltem umas contra as outras (esse acho que é um dos mais medonhos); e um dos meus favoritos, em Makai no Hana, um mangaká de sucesso que passa a perder espaço para os mangakás da nova geração e passa a nutrir um ódio mortal por eles, se torna um monstro que usa nanquim para "desenhar" cenas que se tornam reais (esse cara é meio cômico, mas a ideia é muito legal).

 Um Horror devora almas, alguns dizem que as almas puras são as mais saborosas, mas as almas negativas são mais fáceis de devorar. O Horror pode ficar disfarçado com o corpo do hospedeiro, se misturando entre os humanos, nessa forma ele só pode ser identificado por um determinado acessório dos Cavaleiros e Sacerdotisas Makai (mais sobre os acessórios em uma futura postagem).
 O Horror mantem todas as lembranças do hospedeiro, aflorando seus sentimentos negativos e buscando se alimentar daquilo, o homem do primeiro episódio é um bom exemplo, ele se tornou Horror e continuou matando moças puras como oferendas, só que como Horror ele as devorava, ele passou a fazer oferendas para ele mesmo, já que na visão distorcida dele ele havia se tornado a divindade para a qual ele oferecia os sacrifícios. Olhando apenas como o monstro da semana, os Horrors até que são monstros simples (alguns realmente são, já que nem todos possuem uma temática), mas olhando mais a fundo podemos perceber que existe certa complexidade psicológica em cada um, e isso é um dos pontos fortes da franquia Garo, e é um dos fatores que faz o criador da franquia, Keita Amemiya, descrever Garo como um "tokusatsu para adultos".

 Os Horrors são resistentes a armas normais, o único jeito de destruí-los é com magia ou o Metal Espiritual. Uma pessoa que foi consumida por um Horror já está morta, pois sua alma já foi consumida, é possível evitar que o processo de corrupção se complete, mas não é possível revertê-lo depois de completo.
 Em alguns raros casos, vários Horrors habitam um mesmo corpo, o que gera uma criatura poderosa e de tamanho descomunal. Tais casos são muito raros, pois poucas pessoas possuem tamanha energia negativa para sustentar tantos Horrors.

 Alguns Horrors não precisam de um hospedeiro humano, ficando em objetos que se tornam amaldiçoados, contanto que o objeto tenha energia negativa (no primeiro Garo, Kouga enfrentou um Horror que estava num relógio).

 Existe uma história gigantesca sobre a origem dos Horrors, que contam com poderosos Horrors Lendários (alguns desses até aparecem em algumas das séries) e outros tipos. Essa história vai sendo contada em partes ao longo de várias séries Garo. Sinto muito, mas é grande demais para postar aqui, pra quem quiser se aprofundar bem mais no mundo horror, recomendo assistir as séries.

 Como já vimos em Guren no Tsuki, a Seimei falou para o Raikou que a luta de um Cavaleiro Makai nunca terá fim. De fato, humanos geram Horrors, enquanto os humanos existirem, os Horrors existirão também.

2 comentários:

  1. Terminei de ver agora. De fato foi uma boa releitura de "Kaguya Hime". Suspeitava dos velhos, mas também achava que Kaguya é que era um Horror. Quando dava os closes na boca dela, ficava esperando por um sorriso maligno. E no fim tudo fez sentido.

    Essas cenas de humor são o que dão característica ao trio principal. Mostra o quanto eles são entrosados e como existe química entre eles. E de fato, eles lembram uma família, com a Seimei tomando conta deles.

    Agora, realmente não foi contado o que era a Kaguya. Talvez isso falem disso mais tarde, já que o subtítulo da série significa algo como "A Lua Escarlate" e Kaguya é uma espécie de Princesa da Lua. Ela pode ser uma peça-chave para a trama. Ou não, vai saber?

    Os Horrors são monstros bem típicos das séries de heróis atuais. Seres que usam a ganância humana e que são reflexos de sua psique. Isso é bem óbvio nos Greeeds e nos Yummies do Kamen Rider OOO, que se aproveitam da cobiça humana e passam e literalmente comer os seus objetos de desejo. A diferença é que os hospedeiros dos Yummies podem ser salvos e acho que é isso o que diferencia a faixa etária alvo desses seriados. Mas em Kamen Rider Drive, a coisa é mais traumática, se for compreendida a fundo. Nele, é mostrado nas entrelinhas que os humanos é que são ruins e que os monstros Roidmudes são meras emulações dessa maldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      A única coisa que me fez pensar que talvez a Kaguya fosse um Horror foi a relação dela com o Raikou, se ela fosse um Horror seria um grande choque para o Raikou e ele teria que rever seus conceitos. Cheguei a pensar que usariam isso para desenvolver o personagem, mas ainda bem que não foi assim, seria cruel demais.

      Exatamente, e essa relação do trio deixa tudo mais divertido. A abertura dá a entender que o grupo de protagonistas vai aumentar, tomara que isso não afete muito essa parte humorada.

      Eu não tinha pensado nessa relação da Kaguya com o subtítulo, é bem interessante, e não duvido que ela tenha importânica mais pra frente.

      Interessante essa do Kamen Rider Drive, pelo visto é bem parecido com Garo: Yami o Terasu Mono, onde também tem um foco grande na sociedade humana e suas maldades.

      Abração!

      Excluir