terça-feira, 4 de abril de 2017

Alice to Zouroku - Primeiras Impressões


UMA GAROTINHA ENCRENQUEIRA! UM SENHOR BADASS! E PODERES INCRÍVEIS!

Tem um pequeno spoiler na matéria.

Seinen, Sobrenatural
Estúdio: J.C.Staff - Direção: Katsushi Sakurabi - Roteiro/Composição: Fumihiko Takayama

Sinopse: A história acompanha uma garotinha chamada Sana, uma das crianças que possui o poder do “Sonho de Alice”, uma habilidade que permite materializar qualquer coisa que ela imagine. Essas crianças são mantidas em segredo em um laboratório onde elas sofrem experiências. Mas um dia Sana escapa, e seu caminho cruza com o de um velho rabugento chamado Zouroku, e a vida cuidadosamente ordenada dele nunca mais será a mesma.

O primeiro encontro da dupla!

 O primeiro episódio foi muito mais dinâmico do que eu esperava, e muito mais longo também, quase 45 minutos! Mas foram ótimos quarenta e poucos minutos!
 O começo já mostra que as tais crianças são realmente muito poderosas, e já deixa vários mistérios interessantes sobre elas. É interessante que cada criança parece ter a capacidade de criar algo específico, mas ainda não explicaram qual é a especialidade da Sana, ou se ela é capaz de fazer qualquer coisa (sendo ela a protagonista é bem provável que ela seja a especial entre as crianças). Eu imaginava que seria algo bem mais inocente, mas alguns poderes são extremamente destrutivos e o anime tem até grandes cenas de ação. É bem curioso como fazem para esconder os resultados desses poderes na cidade.

 A apresentação dos personagens funcionou muito bem, já deixando claras as personalidades de cada um e deixando um bom gancho para explicar mais de seus passados ao longo da série e desenvolve-los em sua nova situação. E contar o passado é algo importante quando se tem um protagonista como o Zouroku que é um senhor de idade que já passou por muita coisa na vida, e acredito que a história dele com a neta (que é mencionada várias vezes no episódio) seja um dos pontos mais importantes do personagem ao longo da série. Mas claro que o ponto forte é a relação entre Sana e Zouroku, onde há uma sensação muito parecida com o filme Gran Torino (belíssimo filme de Clint Eastwood), com o senhor rabugento mas de bom coração que é todo regrado, que acolhe e dá um novo caminho para uma criança (em Gran Torino é um adolescente) com problemas, mas de um jeito bem rabugento mesmo hehehe. Dá pra ver que o Zouroku vai ajudar do jeito dele, não tem essa de mimos e barbada, vai aprender e tomar jeito na base da disciplina!

Zouroku botando ordem no barraco!

 O Zouroku é muito foda! Senhor rigoroso que impõe respeito! E o Akio Ootsuka está destruindo na interpretação. A Sana é bem divertida e misteriosa, o que mais gostei nela é que apesar de ela ter um poder imenso fica claro que ela não quer usar esse poder de forma ruim ou desonesta. A cena em que ela está faminta e se teletransporta na loja de conveniência mostrou bem o tipo de pessoa que ela é, pois seria muito fácil para ela ter roubado a comida sem ninguém perceber, mas ela não faz isso (eu jurava que ela ia roubar a comida, julguei mal). Ela é encrenqueira mas é boa menina.

 O visual é que deu uma pequena cagadinha hehehe. Eu não tenho problema com CG em animes, inclusive Youjo Senki da temporada anterior usou cenas em CG com esmero. Mas o CG aqui tá ruim mesmo, infelizmente. Tem várias cenas com CG, mas uma em especial, com carros, é bem longa e mostra que o CG da série precisa de uns bons retoques, pois está bem feio e causa até algumas falhas de continuidade, como em uma cena onde o carro está parado mas quando aparecem os personagens conversando no interior do carro o cenário está em movimento. O CG podia ter pelo menos um pouco de cell shading para mesclar melhor com o resto. Já o traço dos personagens é bem peculiar, acredito que vai dividir opiniões. Eu gostei, principalmente das crianças, que tem um visual simpático e inocente.

As flores representam o bom coração de Zouroku!

 Esperava algo bom, mas esse primeiro episódio entregou muito mais do que eu esperava! Apesar das falhas visuais, foi um começo excelente. Sinto que vamos ver uma história muito envolvente com ótimos personagens. Com certeza vou acompanhar com muita vontade, e tem tudo para ser um dos meus favoritos na temporada. Assista que você vai se sentir envolvido também!

2 comentários:

  1. Então foram 45 minutos mesmo. Vi o tempo todo pensando que era de 30 e estava achando longo.

    Esse é bem curioso, pois a premissa é e ao mesmo tempo não é muito original. Crianças com poderes especiais mantidas em uma instalação pelo governo e uma delas foge. O grande diferencial é o Zouroku, que apesar de não ter nenhum tipo de superpoder, não se abala com nada e ainda consegue dar lição de moral em todas elas. Acho que só a presença dele já faz valer a pena ver o desenho.

    Achei que o começo foi meio lento, mas na segunda metade a coisa começa a engatar. Não só na ação como no enredo. Dá para ver que a menina é perigosa, mas não é ruim. E o teor da história consegue até ser um pouco "Ghibliano". A cena com as flores é bem assim.

    Esse parece ser muito bom. Tanto a Sana quanto o Zouroku têm seus mistérios e segredos. E por alguma razão estou mais interessado no passado do Zouroku.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Isso mesmo, e com o Zouroko vem a interação entre ele e a Sana, que é pouco comum em animes ter uma criança e um senhor como protagonistas. O Zouroku é badass hehehe!

      Acredito que a série toda vai ser nesse ritmo, intercalando momentos mais lentos com a convivência de Sana e Zouroku, e momentos mais intensos com a trama se movendo. Vi mais gente comentando sobre esse tom Ghibliano, se eu não fosse tão leigo em Ghibli acho que poderia opinar sobre isso também hehehe.

      Acho que é porque a Sana é um tipo de personagem que já vimos outras parecidas, e já podemos imaginar a história dela. Já o Zouroku é um personagem pouco comum, então pode ser que a história dele surpreenda.

      Abração!

      Excluir