segunda-feira, 2 de abril de 2018

GARO: Vanishing Line - Episódio 24 (Final)


UM NOVO CAMINHO!


No episódio anterior: Sword ficou para lutar contra King e seus Horrors enquanto Sophie e Lizzy tentavam acabar com a Eldonet. Enquanto isso, Gina teve uma batalha brutal contra Queen e saiu vitoriosa, já Luke não teve a mesma sorte contra Knight, apesar de ter lutado bem. Sword foi tragado para o vácuo de King, e precisou do poder de uma espada especial para destruir o poderoso Horror. Auxiliada por Lizzy e a joia da Terra da Orientação, Sophie conseguiu acessar a central da Eldonet e destruí-la, mas isso custou a "existência digital" de Lizzy. Tudo pronto para deixar Eldorado de vez, mas no caminho Sword foi atacado por Knight...

A clássica transformação!

 Chegamos ao último episódio, o fim de nossa jornada com Vanishing Line!
 Tivemos o duelo de Cavaleiros que o episódio anterior prometeu. Agora Knight também tem uma moto estilosa, uma armadura renovada, e uma super arma. Foi uma bela luta, coreografia show de bola, cheia de estilo com as motos, e a trilha sonora é foda!

 Mesmo com as melhorias o Knight não conseguiu derrotar o Sword, sua obsessão por poder não foi páreo para a determinação do Cavaleiro Dourado. Interessante que quando o Knight foi derrotado os estilhaços da armadura formaram algo que parecia um Horror, foi como se ele fosse expelido da armadura e depois se desfez, e isso fez muito sentido com a ótima cena que apareceu mais tarde.

 O Knight mencionou um contrato com o anel (King), mas isso não ficou bem explicado, nem o que era e nem o motivo do Knight fazer tal contrato (provavelmente era apenas em busca de poder).

Treta maligna!

 Com o último vilão derrotado, podemos partir para o final da história. E sinceramente, foi um tanto decepcionante. Achei que usar a chuva para apagar a memória da Sophie foi totalmente desnecessário e não fez sentido, pois ela já passou por essa chuva e não perdeu a memória. A não ser que a chuva funcione de uma forma bem específica como "quero que apague a memória apenas dessas pessoas". Mas como a chuva nunca foi muito bem explicada, ficou estranho.

 Achei desnecessário apagar a mente da Sophie porque todo mundo sabia que o final não seria com cada um indo para seu lado, pois isso seria uma baita bosta. Então toda a história de mostrar a Sophie recuperando a memória foi muita enrolação, e o tempo que essa enrolação consumiu poderia ser usado para outras coisas, como explicar os malditos vilões que novamente uma animação Garo falhou miseravelmente, o que é extremamente decepcionante considerando que nos live actions os vilões que são apresentados como os vilões da história (aqueles super Horrors que têm em alguns finais não contam) sempre são bem explorados sendo que as duas mídias possuem a mesma duração em minutos e episódios, então não tem desculpa para esses vilões vazios das animações. No final das contas, a Queen foi apenas uma vilã sem motivações que apenas era obcecada pelo chefe por motivos desconhecidos, o Knight foi o cara que até carregava uma história mas sua motivação para seguir o King não existia, e o Bishop... ninguém nunca soube quem ou o que era o Bishop. Pior que ainda rolou aquela cena do Bishop nas ruínas de Eldorado, que acabou com a minha teoria sobre ele hahahaha!

Espera um pouco aí! Quem é Andrew?! Menino nenhum chega perto da Sophie sem pedir minha permissão antes!

 Ser decepcionante não quer dizer que o final foi ruim, mas sim que poderia ser muito melhor. A parte dos vilões realmente foi ruim, apesar de isso não ser culpa apenas desse último episódio. Mas a parte dos heróis apesar de decepcionar pelo caminho desnecessário que tomou, foi agradável, e isso por causa dos personagens que são maravilhosos e foram bem desenvolvidos, então acompanhar a Sophie e ver suas emoções como base do episódio o torna agradável. Eu sei que dessa vez estou falando meio complicado hehehe.

 Achei interessante que passou um ano e o visual da Sophie mudou levemente, dá pra ver que ela está crescendo, e até a entonação da sempre maravilhosa Rie Kugimiya mudou um pouco para refletir esse crescimento. De imouto da série ela se tornou a onee-san, tomando conta das galerinha do orfanato. Mesmo perdendo sua memória, acho que o amadurecimento que ela teve na luta contra Eldorado se manteve. Detalhe que deixaram a joia da Terra da Orientação com ela, assim ficou parecendo até que queriam que ela lembrasse de tudo. Será que apagar a memória foi um teste para a Sophie? Tipo, se ela conseguir recuperar sua memória ela é digna de se tronar uma Sacerdotisa? Pior que toda a cena do restaurante fez parecer que era um teste mesmo. Hmm, acho que se pensar dessa forma o final se torna menos decepcionante, apesar de ainda ter a parte da enrolação. Só pensei isso enquanto digitava essa matéria, isso é interessante de fazer essas matérias, pois vou refletindo mais sobre os episódios hehehe.

💓💕💖💗

 Mas PQP! Os fanservices! Vamos falar dos fanservices (lembrando que fanservice não é só putaria como muitos pensam) que isso é que me fez pular do sofá! Luke com armadura prateada, fodaaaaaaaaaa!! Legal que isso tinha sido mencionado lááááá nas matérias anteriores quando rolou a história do Luke, e eu vim apontando em uma que outra matéria desde então, não realmente achando que aconteceria (sinceramente achei que não aconteceria), mas sim querendo esse pequeno fanservice como fã da franquia. Então foi uma baita satisfação quando esse Sacerdote safado sacou a espada e fez um movimento de invocação de armadura! PQP!
 E acho que faz sentido no contexto da história, acho que podemos concluir que a armadura prateada provavelmente era a que o Knight estava usando, mas ela estava corrompida, e aquele ser que foi expurgado no final da batalha do Sword e Knight era a representação da maldição sendo quebrada, já que agora ela estava livre das energias profanas que o Knight impregnou nela. Sem maldição e sem portador, a armadura prateada está pronta para o próximo Cavaleiro, e seguindo a tradição ela vai para o herdeiro de sangue do Knight. E isso é algo bem fanservice mesmo, pois nessa série não tivemos explicações sobre herdar armaduras e tal, tem que conhecer o bagulho para entender hehehe.
 Falando em herdar armaduras, parece que o Luke já tem o futuro de sua linhagem garantido, pois a Mei Fang está com o coraçãozinho mirado nele! Eita Luke safadão hein? Bem que dizem que os quietinhos são o mais ligeiros!

👍

 O outro fanservice é a Sophie dizendo que quer se tornar Sacerdotisa! Isso é algo que acho que muita gente queria, e que pra falar a verdade, não poderia ser diferente, por tudo o que ela passou e aprendeu, ela já estava no caminho para se tornar Sacerdotisa. E com a Gina já bancando o papel de mãe, fazer o papel de mestra é só um extra.

 Só acho que perderam a oportunidade de fazer um baita fanservice maneiro! Se na hora dos presentes de Natal uma das crianças do orfanato estivesse segurando um boneco do Kouga ou do Rei seria um fanservice pra chorar hehehe!

 Ah, botaram o carinha que salvaram em Eldorado (episódio 18) para trabalhar com a Mei Fang! Legal que lembraram dele, bem que o Sword tinha falado sobre o restaurante quando ele foi embora de Eldorado. Só não entendi o lance dos carinhas do restaurante serem bonitões, talvez seja algum detalhe que deixei passar.

 Caramba, a Gina tá muito gata! Tudo bem que a franjinha é um charme, mas agora está ainda melhor! E ela parece estar usando um traje mais civil, vai ver ela está de férias hehehe.
 O final foi engraçado, mas ao mesmo tempo um pouco anticlimático. Sword só chegou e saiu de fininho! Sei lá, foi engraçado, mas ficou faltando o final com ele e a Sophie se falando. Foi meio estranho, mas ok.

Quero um bolo desse aí também!

 E assim encerramos Vanishing Line! Nem parece, mas foram quase 6 meses acompanhando essa série, é um tempão. 😵

 Vanishing Line foi excelente! Digo tranquilo que achei a melhor animação Garo. A ambientação é muito boa, com uma pegada mais americana, e até com uma ação mais no estilo filmes de ação americano, com as motos e tal, teve até aquele episódio com ação bem no estilo Mad Max! O visual foi bem caprichado, curti muito os designs dos personagens, e a animação foi boa nas partes mais importantes. A trilha sonora eu elogiei várias vezes nas matérias, pois ela realmente dá o "punch" necessário nas cenas.

O enredo é bem interessante, gostei que desde o começo já temos um objetivo claro, coisa que outras séries Garo não têm. Isso ajuda a manter o interesse na série, pois desde o começo a gente já tem alguns mistérios apresentados e fica aquela vontade de desvendá-los junto com o protagonista, ou no caso de Vanishing Line, os protagonistas. E esses protagonistas são o grande brilho dourado da série! Sword é um cara descolado, divertido, com um visual bem diferente dos Cavaleiros Dourados anteriores, e que apesar de parecer um parrudo bobão carrega aquele espirito heroico que a gente gosta de ver nesse tipo de série. E é interessante como ele teve um desenvolvimento simples, a gente não precisou ver um monte de histórias sobre o personagem para entende-lo, a gente já sabia o objetivo do cara desde o começo, e o grande desenvolvimento que vemos é o que ele faz quando seu trabalho de sempre é virado de cabeça para baixo com a chegada de uma garotinha que está envolvia na mesma investigação que ele. E falando da garotinha a gente chega na Sophie, que é o destaque da série, e é surpreendente como em um mundo fantástico com monstros, magias, e cavaleiros, a personagem destaque é justamente uma garotinha normal, e não porque os outros personagens são ruins, ela é que é boa demais. Sophie foi a personagem com o melhor desenvolvimento, nós vimos tudo o que ela passou e como ela foi afetada por tudo isso de uma forma que foi muito convincente, e ela é o centro da história. Essa personagem poderia ter dado muito errado, ela poderia se tornar aquelas crianças chatas que são um fardo para o herói, ou se tornar um peso morto que serve para piadas sem graça, mas não, Sophie foi heroína também, ela fez a história se movimentar e foi útil nos momentos certos, mesmo sem lançar feitiços ou vestir uma armadura. Sem contar que o visual é perfeito para a personagem, acho bacana como ela usa umas roupas bem largas (aliás, esse é um detalhe que me chama a atenção pois praticamente todas as crianças do orfanato usam roupas bem largas, acho que isso é para mostrar que as roupas que eles usam são de doações), e ela é extremamente carismática, uma personagem adorável, que faz a gente se importar com ela como o Sword e a Gina se importam.

Agora sim!!

 Luke foi o personagem que mais me surpreendeu, não esperava que fossem dar um desenvolvimento tão bom para ele, pois em sua primeira aparição ele parece que vai ser apenas o sérião que briga com o protagonista, mas ele acabou sendo um personagem bem interessante. Já a Gina não teve a mesma sorte e foi a única sem história, mas ganhou muitos pontos por ser muito carismática e bonitona hehehe. Mas claro que tem que destacar a importância dela no desenvolvimento da Sophie, que foi muito importante mesmo, já que ela fez um grande papel de mentora. Outra coisa que eu gostei muito foi a sensação de família que o trio Sword, Gina, e Sophie passaram. Algo inesperado que chamou minha atenção durante a série, me pegou de surpresa a forma como desenvolveram essa relação, e o final até deixa uma possibilidade de isso continuar, até porque é bem provável que o Sword e a Gina estejam juntos após aquele beijo, então a Sophie voltou para ser a filha hehehe.

 Só reclamo mesmo da falta de desenvolvimento dos vilões. Isso é algo que me deixa bem triste, porque eles têm tudo para serem interessantes, eu queria saber mais sobre eles, ou melhor, eu queria saber pelo menos alguma coisa sobre eles, pois não teve nada. O Knight foi o único com um passado, o que fez ele ser um personagem bem mais interessante e me deixou na ansiedade para ver como ficaria a história dele com o Luke, mas ao mesmo tempo a motivação dele para se aliar ao King foi deixada de lado, o que foi bem desanimador.

 Mesmo com os defeitos (qual série não tem seus defeitos né?), a equipe está de parabéns! Todos fizeram um ótimo trabalho! Como, sempre, tenho que destacar a equipe de voz, esse pessoal faz um trabalho fenomenal, é muito bom mesmo! E acho legal essa tradição das animações Garo de manter dubladores entre as séries.

Espero que a gente se reencontre sim! Estou orgulhoso dessa garota!

 Curti muito Vanishing Line e curti muito fazer as matérias aqui no blog! Acho até que me empolguei um pouco em algumas matérias hehehe. Mas é que eu realmente me diverti fazendo as matérias, pois me senti muito envolvido com a série e seus personagens, eu estava muito imerso em Vanishing Line e quis comentar cada detalhe e especular sobre todos os mistérios porque aquilo estava realmente bom, e fazer as matérias foi ótimo pois como eu disse antes, muitas coisas só pipocavam na minha cabeça enquanto digitava as matérias, e isso até me fez mudar de opinião sobre algumas coisas de última hora.
 Acho bem provável que role um filme como fizeram com as outras duas animações Garo, e espero que seja um filme para amarrar as pontas soltas. O mais interessante seria o filme ter o Bishop como vilão, para finalmente dar uma história para o personagem, e vamos lembrar que ele ainda não levou aquele soco que eu queria que ele levasse hehehe.
 Mas sabe o que seria muito, mas muito legal mesmo? Uma continuação com a Sophie como Sacerdotisa! Tipo, alguns anos após Vanishing Line, ela recém formada nas artes místicas. Seria foda ver mais dessa personagem! Ah, lá vou eu criando mais hype e especulação. Chega, vamos encerrar senão eu não paro de falar de Vanishing Line...

Muito obrigado por acompanhar! Nos veremos novamente quando a Terra precisar da Ordem Makai! Podem ter certeza que o Cavaleiro Dourado ainda vai aparecer mais aqui no ABB!

4 comentários:

  1. Escritora e muito, muito satisfeita em como foi esta terceira animação de "Garo". Tenho acompanhado seus comentários semanais deste e de "Dagashi Kashi 2", como também o das figures.

    Tenho assistido esta investida anime da franquia desde "Honoo no Kokuin" e concordo que "Vanishing Line" soube tratar melhor de sua trama e de seus principais personagens, certo que houve uns pontos pendentes,mas, afinal, qual anime não tem falhas? A abordagem saiu da zona de segurança das séries anteriores, o que foi bom pra dar uma renovada; do protagonista em si, bem atípico dos demais apresentados; uma trama mais bem amarrada e com seus rumos bem definidos; uma produção mais calcada na franquia original e mostrando parte da força que "Garo" pode ser.

    Ainda tentando acompanhar a primeira série tokusatsu da franquia,mas, vou ver se pego o ritmo e veja até o fim, sou assim com séries de franquias: vejo a primeira e se não agradar, parto para outra. De todo jeito, o resultado final aqui foi positivo. Se houver quarto anime disto, assisto sem medo.

    Excelentes análises. Até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Escritora! Muito obrigado por acompanhar!

      Isso mesmo, até os melhores animes têm suas falhas e são os melhores mesmo assim. Foi bem diferente das outras duas animações mesmo, pegando mais inspiração nos live actions, e o protagonista é bem diferente principalmente por ser um adulto já amadurecido, pois os outros dois (Leon e Raikou) eram bem jovens e ainda tinham muito o que aprender.

      O primeiro Garo é até hoje o meu favorito, mas acho que ele pode ser um pouco mais difícil de entrar por ser mais pesado. Se quiser um live action mais leve tem o Garo Yami wo Terasu Mono, que é independente do primeiro Garo, e tem uma pegada mais parecida com as animações.
      Acho que Vanishing Line teve boa aceitação e com isso deve abrir caminho para uma nova animação. Mas antes deve rolar um filme de Vanishing Line, como teve com as outras duas animações.

      Muito obrigado pelo comentário! Espero te ver ver mais por aqui XD

      Abração!

      Excluir
  2. E aqui termina mais uma série Garo.

    De fato ficou faltando explicar melhor os vilões. Qual a ligação com o King e como eles passaram a servi-lo. O Bishop se tornou o grande enigma e talvez tenham deixado ele solto para aparecer no filme ou em alguma outra série.

    E interessante notar que Sword, Gina e Sophie eram uma família. E Raikou, Seimei e Kintoki também eram, embora de um jeito diferente. Não sei se isso é recorrente na franquia, mas é algo que gostei bastante. Mostrando bem a união dos protagonistas.

    Igualmente interessante é ver que a protagonista de fato era a Sophie, enquanto Sword era apenas seu guardião. Embora o personagem seja bem marcante, o típico herói brucutu, mas de bom coração, de antigamente. E sinceramente eu não sentia muito a necessidade dele usar a Armadura Dourada. Mesmo sem se transformar ele já era forte!

    Foi uma série excelente e é bom ver que as coisas estão em uma escala ascendente. Tudo bem que existem uns furos de roteiro, mas não tem problema. Assim como em Guren no Tsuki as interações entre os personagens foram ótimas.

    E aqui mais uma verdade: quando a gente escreve sobre uma coisa, passa a vê-la melhor. Percebe outros aspectos. Passa a pensar melhor. Esse é o grande negócio em escrever matérias.

    Esse merecia uma continuação ou uma minissérie derivada, exatamente assim, contando a história da Sophie como Sacerdotisa. Ela ia fazer uma grande dupla com o Sword. Ou um time com os dois mais a Gina e o Luke, desta vez usando a armadura. O jeito é torcer para que as cenas finais sejam um sinal de que algo assim vai ser feito.

    Excelente série de matérias! Eu também passei a perceber um monte de coisas depois de lê-las. E espero pelas próximas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      É uma pena que deixaram as histórias dos vilões de lado. Quero acreditar que aquela última do Bishop não foi por acaso, como as outras duas animações têm filmes deve rolar um de Vanishing Line também, aí devem aproveitar ele.

      Em Honoo no Kokuin os heróis eram família também, o protagonista Cavaleiro Dourado viajava ao lado do pai Cavaleiro Prateado, e rolavam mais uns lances de família depois. Já nos live actions os Cavaleiros são mais solitários, e a parada de família só rola quando troca a geração.

      É interessante essa divisão de protagonismo entre dois personagens, algo que eu não me lembro de ter acontecido em outra série Garo. O Raikou e o Leon das animações anteriores que tinham bastante necessidade das armaduras, o Sword já ficou mais parecido com os heróis dos live actions, que não usam muito, até porque lá eles têm tempo bem limitado para usar. Mas eles são muito fortes mesmo sem as armaduras, o Kouga e o Rei destroem hordas de Horrors sem precisar das armaduras, deixando só para os chefões.

      As qualidades da série com certeza superaram os poucos problemas. E dá pra ver que aprenderam com os erros das duas animações anteriores, pois aqui não teve nenhum episódio com aquela sensação de inútil.

      É isso mesmo! Ao escrever a gente se aprofunda mais no assunto e procura mais detalhes. Assim acabamos vendo a coisa de uma forma um pouco diferente do que quando simplesmente assistimos um episódio e já passamos para outro.

      Uma continuação seria legal também para ver o Luke em ação com a armadura, já que aqui a gente só teve aquele vislumbre para agradar os fãs hehehe. Acho que dá pra fazer uma continuação bem bacana e diferente, e seria a primeira animação Garo com uma continuação. Como essa foi a melhor entre as três, acho que merece!

      Muito obrigado por acompanhar! E fico muito feliz de saber que as matérias foram úteis!
      Por enquanto estou tirando uma folga já que a temporada anterior foi bem pesada (fui louco de fazer 3 matérias semanais hahahaha), mas em breve o ritmo volta XD

      Abração!

      Excluir