quinta-feira, 12 de abril de 2018

Golden Kamuy - Primeiras Impressões


QUE COMECE A CORRIDA PELO TESOURO!


Ação, Aventura, Histórico, Seinen
Estúdio: Geno Studio - Direção: Hitoshi Nanba - Roteiro/Composição: Noboru Takagi
Adaptação: Mangá

 Deixando as comédias um pouco de lado, dessa vez venho para falar um pouco sobre Golden Kamuy, um anime que mistura ficção com fatos históricos.
 Nessa história que se passa na Era Meiji, acompanhamos um cara casca grossa conhecido como Sugimoto "Imortal", um soldado que participou da guerra entre Japão e Rússia. Sendo um cara sozinho no mundo, ele prometeu cuidar da família de um amigo que pereceu em combate. Nisso ele fica sabendo sobre um tesouro escondido que com certeza daria uma bela vida para a esposa e o filho do falecido amigo. Mas conseguir esse tesouro não vai ser nada fácil, e nisso seu caminho cruza com o de Asirpa, uma garota da tribo Ainu que busca algo que meio que coincide com a busca de Sugimoto, e então ele propõe uma aliança.

 É uma premissa bem interessante, e uma ambientação também muito interessante. A guerra Russo-Japonesa foi um evento terrível que deixou mais de cem mil mortos, e o pouco que mostram desse evento nesse primeiro episódio já deixa claro esse terror. A busca do Sugimoto por uma fonte de riqueza se encaixa muito bem no contexto, pois nessa época da guerra a pobreza afetou o povo drasticamente. E outra coisa que essa época traz de muito interessante são os perigos! Sugimoto está no meio das florestas cobertas de neve de Hokkaido, os perigos podem vir de qualquer lado, desertores, caçadores, bandidos, e animais selvagens, e isso gera uma tensão bem legal. Fora que com certeza vai ter mais gente atrás do tesouro, então tem muita treta para acontecer.

E você pensava que não existiam índios no Japão!

 Talvez o que mais me atraia é o fato de incluírem a tribo Ainu na história, gosto muito das culturas de tribos indígenas, e não me lembro de um anime que tenha abordado isso de uma forma mais realista. Na verdade, não me lembro de nenhum anime que aborde essa época do jeito que Golden Kamuy está abordando, pois os animes da Era Meiji geralmente são bem fantasiosos. Apesar de se passarem em anos e países diferentes, Golden Kamuy lembra muito o filme "O Regresso" (The Revenant), uma ambientação similar, florestas cobertas de neves em território de tribos indígenas.

 Por esse episódio ainda não dá pra ter uma boa ideia de como vai ser a interação entre Sugimoto e Asirpa, mas uma coisa que já me agrada logo de cara é que eles não têm frescura. Em um ambiente onde é necessário sujar as mãos para sobreviver, eles fazem isso sem reclamar. E Asirpa já mostra vários conhecimentos de sua tribo, o que é bem legal.

O cara que dá um soco em um urso ganha muitos pontos na escala badass!

 Mas tem algo que está me preocupando que é a parte visual, que pareceu muito inconsistente. O urso em CG que aparece nesse episódio ficou muito estranho. O CG em si está bem feito, mas o acabamento dele não combina com a animação, talvez se os desenhos fossem mais escuros ele até combinaria um pouco, mas do jeito que está a gente percebe claramente o CG e ele não parece fazer parte do cenário, e as cenas acabam parecendo muito falsas, o que é uma pena pois a ideia da sequência do urso é ótima e mostra que apesar das viagens básicas de um bom anime (dar um soco no urso com certeza faz parte da viagem hehehe) os personagens não podem simplesmente derrubar um urso no braço, isso requer estratégias que são reais. Os desenhos dos personagens também estão inconsistentes, em uma cena o Sugimoto parece um cara normal, em outra ele parece ter mãos gigantes, e a Asirpa é uma baixinha normal em algumas cenas, e em outras ela parece muito desproporcional, principalmente as orelhas. Espero que consigam corrigir esses problemas e deixar o visual mais consistente, pois até agora é minha única crítica.

 Golden Kamuy parece ser uma aventura bem diferente dos outros animes, e a excelente ambientação deixa ele ainda mais interessante. Com certeza é um dos mais promissores nessa temporada e vou acompanhar!

2 comentários:

  1. É. Essa é bem curiosa. A estruturação é bem feita, já mostrando quais são as motivações dos personagens. É uma época crua, sem margem para questionamentos morais, embora Fujimoto tenha razões nobres para fazer o que faz. Asirpa já age conforme os costumes de seu povo.

    A cultura Ainu, que são considerados "índios japoneses" é fascinante. Colocaram bem todos os elementos e os conhecimentos desse povo no desenho de forma orgânica, bem natural. De fato os Ainu são muito pouco abordados, embora uma das personagens mais icônicas dos jogos de luta seja uma, a Nakoruru. A Asirpa me lembrou a versão Rasetsu dela, com a coloração da roupa e o lobo.

    De fato o urso ficou destoante do resto do desenho. Não ficou tão integrado quanto o lobo, que também parece ser feito de computação gráfica. O excesso de traços no desenho, embora faça ficar mais bonito, acaba dando mais margem a inconsistências. Coordenar a arte de um desenho assim deve dar bastante trabalho para o diretor de animação.

    Parece ser um bom desenho, com uma história épica. Fico curioso em saber em que situações a Asirpa faz aquelas caras da versão Nendoroid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      É isso mesmo, pela sobrevivência não há como fazer questionamentos morais, mas ainda há espaço para ser bom, inclusive já assisti o segundo episódio e isso é bem destacado. Adorei uma frase do Sugimoto "Não sou um assassino. Mas se uma pessoa armada vier na minha direção para me matar, eu vou matá-la sem hesitar."

      A cultura Ainu está bem representada, e gostei muito como todos os costumes são bem explicados, pelo segundo episódio dá pra ver que funciona meio que como uma enciclopédia hehehe. Isso é ótimo pois muita gente não conhece essa cultura, e mesmo eu que já pesquisei bastante sobre ela já fui surpreendido com detalhes que desconhecia. A Nakoruru é uma ótima representante dessa cultura, pena que no game não tinha muita história, então a cultura não era tão bem explorada. É mesmo, a coloração da versão Rasetsu é bem parecida!

      Acho que um dos maiores problemas foi o urso ser escuro demais para a animação e isso reforçou para deixar o CG destoante. O lobo realmente se encaixou bem melhor, assim como o fogo (que muita gente reclamou mas eu achei bom). No segundo episódio os traços dos personagens já parecem parecem um pouco mais consistentes, o que é um bom sinal.

      Aquelas caras dão curiosidade mesmo, e acho que são sinais de que vai ter uma boa dose de humor na série, o que é bom para quebrar o gelo.

      Abração!

      Excluir