quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Irozuku Sekai no Ashita kara - Episódio 11


LAPSO TEMPORAL!


No episódio anterior: Após descobrir que Shou se declarou para Hitomi, Asagi começou a evitar a amiga, mas logo elas conseguiram se acertar e comer um doce juntas, a amizade está intacta. Vovó teve uma ideia de enviar toda a turma do Clube para dentro de uma arte do Yuito, mas para isso ela precisa da ajuda de Hitomi, que precisou treinar bastante. A ideia foi um sucesso, e a galera do Clube se encantou com o mundo da arte, mas no meio do passeio, Yuito foi transportado para os sentimentos de Hitomi, e descobriu que a garota passou a desgostar de magia por causa de sua mãe, que a abandonou por questões envolvendo magia...

Calma Yuito, isso não foi obra do Thanos!

 Estamos na reta final, e festivais culturais sempre são importantes em animes que envolvem escolas, então logo que esse episódio começou anunciando o festival escolar já dava pra esperar que ia acontecer algo grande.

 Vovó quer proporcionar a experiência de entrar no mundo da arte ao pessoal do festival, algo que deve ser bem complicado, já que é uma magia complicada. Coitado do Diretor, que já fica todo preocupado com as zoeiras da Vovó hehehe.

 Yuito mudou, ele não tem mais aquela preocupação de não querer que os outros vejam sua arte, e está decidido a continuar desenhando. Isso já mostra que a viagem da Hitomi valeu a pena, pois essa mudança foi influência dela, e se ela conseguiu deixar alguém mais feliz com certeza a viagem rendeu bons frutos. E o clima só melhora entre eles, Yuito até incluiu uns pinguins no desenho para o festival, só para agradar a Hitomi. Tá muito romântico esse rapaz!

Vovós unidas!

 Mas não seria uma reta final se não tivesse pelo menos um obstáculo. Quando tudo parece bom demais, sempre aparece um probleminha, e esse agora não é um simples probleminha, é um problemão. A magia de viagem no tempo está expirando! Pior que eu tinha comentado em uma matéria anterior sobre a possibilidade dessa magia de viagem no tempo ter um tempo de duração, e acabou que isso se tornou realidade. É meio estranho a Vovó do futuro não ter mencionado isso na carta para ela desse tempo, pois é algo que pode ser perigoso para a Hitomi. Quando ela desapareceu na frente da Asagi pensei que ela tinha era entrado magicamente na fotografia que ela estava carregando, mas a coisa é mais complicada, envolve a magia do tempo, que está enfraquecendo e com isso Hitomi cai em alguns lapsos, e se nada for feito ela pode acabar simplesmente desaparecendo na linha do tempo.

 A Vovó precisa entrar em ação para ajudar a Hitomi antes que seja tarde demais, mas a jovem Vovó ainda não tem experiência suficiente para lidar com essa situação e precisa pedir ajudar a alguns especialistas, e nessa parte entra um detalhe bem interessante, a Vovó recebe uma mensagem de uma especialista em magia no tempo chamada Lavinia Uttley, esse nome é uma referência à escritora inglesa Alison Uttley, que em 1939 escreveu um livro chamado "A Traveler in Time", sobre uma tímida garota que acidentalmente viaja no tempo e acaba se envolvendo com os problemas de Maria, Rainha da Escócia. É interessante usarem como referência uma escritora menos conhecida mundialmente, geralmente quando se fala em referências de viagem no tempo a gente pensa em H.G.Wells, ou até mesmo alguém da atualidade como Diana Gabaldon. É legal ver que foram mais longe que o esperado com a referência.

Galera unida!

 Outra coisa interessante é que o cara da biblioteca de magia teve uma participação bem maior. Até então ele só aparecia rapidamente e nem falava nada, mas dessa vez ele participou e ajudou bastante. Esse carinha pode mesmo ser o futuro marido da Vovó, todo o apoio que ele deu pra ela nesse episódio pode representar algo maior.

 Me chamou a atenção a questão do furacão que está se aproximando da cidade, pois isso lembrou bastante o game Life Is Strange, onde a protagonista Max tem poderes de mexer com o tempo, COMEÇO SPOILER DO GAME mas os poderes dela bagunçam a realidade de tal forma que a própria natureza começa a ficar instável e vai formando um furacão na medida que a Max usa seus poderes para fazer grandes alterações na linha temporal, causando efeitos devastadores que só podem ser revertidos de uma forma trágica... Agora me pergunto se está acontecendo algo similar com em Irozuku... FIM SPOLEIR DO GAME

 A cena em que a Hitomi desaparece na frete do Yuito foi tensa! Achei que tinha acabado o poder da magia e que agora a Vovó ia ter que dar um jeito de resgatar a Hitomi na linha temporal, ou que a Hitomi tivesse voltado para seu tempo. Ainda bem que foi apenas mais um lapso, apesar desse ter sido bem mais longo, o que mostra que a situação está cada vez mais complicada.

Casal unido!

 Pensei que a Hitomi ia aparecer lá no metrô, onde foi aquela conversa com o Yuito que ela mencionou antes de desaparecer, mas realmente faz sentido ela voltar no mesmo lugar que ela desapareceu. Quem sabe essa do metrô fique para o final da série, caso a Hitomi tenha que voltar para o seu tempo agora e depois consiga uma forma de voltar para o passado definitivamente para ficar com o Yuito, a série pode acabar com os dois se reencontrando nesse lugar importante.

 Ainda sobrou tempo para uma ceninha romântica entre a Hitomi e o Yuito trocando mensagens de uma forma bem diferente, e tivemos um abraço que significou muito nesse momento. Para a Hitomi que se acostumou tanto com esse tempo, encontrou amigos, um cara que ela gosta, e tanta felicidade, é dureza ter que se conformar em ir embora sem ter opção. Para o Yuito também é dureza, pois todo mundo sabe que ele gosta da Hitomi, e vamos ver se ele vai ter coragem de expressar seus sentimentos antes que ela vá embora e ele acabe arrependido.
 Acredito que o próximo episódio deve começar bem alto astral com o festival, e deve encerrar dramaticamente com a partida da Hitomi. Vai ter muita gente suando pelos olhos, pode apostar, esses últimos episódios vão ser só emoções extremas, o tal furacão é nos nossos corações, isso sim!

Até o próximo episódio de Irozuku Sekai no Ashita kara!

2 comentários:

  1. Finalmente consegui chegar! Esse lapso temporal da Amazon Prime é de doer...

    Mas não tanto quanto esse da Hitomi. Pelo que eu sei de viagem do tempo, podem acontecer duas coisas quando alguém vai para o passado. Uma é a História se adaptar e a pessoa passar a fazer parte desse tempo. Acontece uma onda que muda um monte de coisa, mas depois estabiliza e ninguém nota o que aconteceu. Outra, que parece ser o caso, é a História não se adaptar e tentar eliminar o "corpo estranho". Nessa hora é importante ter alguém que se lembre dessa pessoa, senão ela é eliminada completamente.

    O mais seguro seria mandá-la de volta, mas vai ser difícil agora. O estado mental costuma interferir nesse tipo de processo. É o sentimento que guia as pessoas através do fluxo espaço-temporal. Se esse sentimento foi abalado... Toda vez que a Hitomi sumia, pensei que por um tempo o pessoal fosse se esquecer dela. Mas não foi o que aconteceu. Prova de que os sentimentos entre eles são fortes.

    Entendo um pouco os sentimentos da Asagi. Como se divertir sabendo que uma amiga vai ter que ir embora ou simplesmente desaparecer? E a melhor hipótese é ela ir embora. Duro, mas como dizem, "na hora de se despedir, sorria". É o único jeito de não cair na tristeza e de garantir um reencontro.

    Pensando bem agora, o Yuito não desenhou um pinguim naquela hora em que ele entrou no mundo mental da Hitomi. Quem sabe essa não seja a chave? A que vai permitir que ela cruze o rio?

    Interessante essa da Alison Uttley. Uma "tímida garota", hein? Mas pelo que vi as semelhanças param por aí. Os japoneses são muito bons para encontrar coisas que nem os ocidentais conhecem (e vice-versa). E ela também escreveu livros infantis? Pelo visto se basearam nela para fazer esse desenho, já que a Hitomi menciona que viu cores em um.

    A tensão está alta nessa reta final. Agora não me importo se o final vai ser bobo, desde que seja feliz entre a Hitomi e o Yuito. Só mandar ela de volta assim não me parece justo... Embora aparentemente ela tenha cumprido sua missão mudando o Yuito e a Asagi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Ainda bem que esse lapso da Amazon Prime não é perigoso como o da Hitomi! O caso da Hitomi é bem parecido com o segundo que você mencionou, mas acho que pra ela ainda tem o problema do tempo de duração da magia de tempo, que parece estar acabando.

      A galerinha do Clube tem muito sentimento pela Hitomi, eles se unindo para ajudá-la com certeza é uma prova disso. Vamos ter que confiar na Vovó, acreditar que ela é capaz de enviar a Hitomi de volta sem riscos!

      Pois é, se divertir sabendo que uma amiga está com dificuldades é complicado, deve ficar um climão estranho. Mas o negócio é realmente torcer pelo bem dela e não baixar a cabeça.

      Realmente, naquele momento ele ainda não sabia sobre os pinguins, pode ser que isso mude agora e ele consiga mesmo ajudá-la!

      Acho que esse A Traveler in Time foi uma pequena inspiração para a série, mas só na questão da viagem no tempo e a personalidade da protagonista. Não tinha pensado nessa possível inspiração nos livros infantis da Alison Uttley, faz bastante sentido!

      Acho que todo mundo deve estar torcendo por um final feliz para Hitomi e Yuito! Pior que não sei muito o que esperar do final, e isso é ótimo, pois pode acabar surpreendendo. Mas eu com certeza não me incomodaria com um clichêzinho básico de "viveram felizes para sempre", na verdade, ficaria até feliz XD

      Abração!

      Excluir