domingo, 29 de outubro de 2017

ABBAR: E esse novo sistema de importação aí?

Mas tem espaço de sobra nesse bar!

 Olá povão louco!

 Voltamos para a mesa (ou balcão) do ABBAR, o espaço onde discutimos tudo que é bobagem (e coisa séria também oras!)! Dessa vez o papo é de colecionador, pois vamos falar sobre a atual situação de importação. Pegue seu drinque e entre no papo!


 Essa semana fiquei sabendo sobre o novo sistema de importação (veja detalhes também na página dos Correios), e estou curioso pra ver como isso vai funcionar. Na teoria acredito que encomendas com rastreamento não passariam sem taxa, já que a encomenda já chegaria "marcada". Mas no final das contas as encomendas ainda precisam passar pelas mãos dos fiscais pois tem que passar pela inspeção, então vai saber como eles vão fazer essa triagem...
 Acho que o que deve mudar mais é o valor da taxa, que deve ser exato agora pois a nota cai no sistema e já é automaticamente calculada, não deve mais ter aquele valor aleatório que as taxas tinham antes. Como os fiscais não vão precisar calcular valor de taxas essa parte deve agilizar o processo de entrega. Minha maior duvida nessa parte é como vai ficar a questão das encomendas de até U$50, que na teoria (e na lei!) seriam isentas de impostos, mas os fiscais nunca seguiram isso. Com o cálculo automático pode ser que esse tipo de encomenda já seja marcada como livre de impostos. Mas aí não sei como isso funcionaria para eles controlarem as famosas "encomendas declaradas com valor menor" que são boas para nós mas péssimas para a RFB.
 A parte boa é que pelo menos agora quando rolar taxa a vítima não precisa ir até a agência dos Correios com o dinheiro na mão para retirar a encomenda, tornando a retirada (que agora passa a ser uma entrega né) mais confortável. Maaaaas, entre gastar uma grana e dar uma caminhadinha vez que outra para retirar uma encomenda, ou ficar em casa e gastar sempre para receber, é difícil dizer qual vale a pena...

 Minha maior preocupação é o sistema de importação em geral ficar como o da Amazon, onde você já paga o valor dos impostos no ato da compra. Isso ia ferrar de vez as compras no exterior e tornaria um inferno de caro comprar direto de lojas, o que forçaria os colecionadores a comprar somente dos gringos (pessoa física) em algum fórum ou grupo do Facebook.

 Eu tenho uma encomenda (sem rastreio) a caminho desde setembro, não vai cair nesse sistema pois foi enviada antes. Depois só tenho encomenda para ser enviada em dezembro, então vai demorar um pouco até eu experimentar esse novo sistema. Acho que até o final de novembro já deve ter uma galera contando sobre suas experiências com o sistema, negócio é ficar de olho e já ir planejando as estratégias hehehe.

12 comentários:

  1. Então já entrou em vigor? Pelo visto vou servir de cobaia, já que colocaram um pacote para mim no dia 27. Uma pena que pelo visto vão manter o adicional de R$ 12,00 mesmo não tendo que ir lá buscar na agência dos Correios.

    É isso aí. Já fiz o cadastro e quando chegar registro minhas impressões aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!

      Eita, já vai experimentar o sistema então! Tomara que dê tudo certo!
      Pior que tem essa dos 12 pila ainda, muita sacanagem. Pelo menos agora é um pouco mais aceitável, já que eles vão ter que deslocar um funcionário para fazer a entrega na casa do cliente.

      Boa, fico no aguardo das impressões! Tô curioso pra saber se funciona bem ou é só mais uma facada no corpo dos pobres hehehe.

      Abração!

      Excluir
  2. E aí, meus nobres camaradas, tudo massa?

    Nunca encomendei por conta própria uma figura ou qualquer outro produto pra poder dizer se vou achar melhor ou não esse novo sistema. Pelo visto, agora é que devo demorar mesmo a importar pela primeira vez! Sou a favor da privatização dos correios, tendo em vista o péssimo serviço prestado, além dos altos valores cobrados.

    Acho um absurdo esse órgão federal ter um serviço tão mal executado e as encomendas tratadas com tanto desleixo, ainda mais as nossas, pobres colecionadores que muitas vezes tem as caixas (quando dá azar, também as figuras) detonadas por maus tratos às mesmas! Espero poder importar algum dia, para não ficar na mão dos lojistas daqui, que apesar de tudo estão atrás do ganha pão... mas se pudermos economizar, por que não fazê-lo, né não?

    Espero poder comentar com propriedade nas próximas pautas! Põe mais um copo de água de coco pra mim, garçom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Adelmo Veloso!

      Depois da primeira importação a gente acaba meio que largando as lojas daqui, apesar de que algumas vezes dá para encontrar coisas boas por preços aceitáveis. Também acho uma boa a ideia da privatização, mas tô achando difícil de acontecer.

      Bah, nem me fale! Ainda não esqueci do estado que chegou a caixa da minha Nendoroid Mai Shiranui! Pior que poucos tempo atrás recebi uma encomenda brasileira que chegou com a caixa toda estourada também (ainda bem que só tinham umas camisetas dentro, aí não sofreram danos), e o cara dos Correios ainda foi super antipático. Aí fica ruim botar fé nos Correios.

      Nesse bar tem uma água de coco que vem de um planeta chamado Namekusei, o sabor é bem louco XD

      Abração!

      Excluir
  3. Ronin, meu gruru!

    Tenho o mesmo pensamento que você: esse sistema vai inviabilizar a importação de lojas, vamos ser obrigados a importar somente de pessoa física. Porque não vai passar mais nada, a paulada será dada sem dó.

    Pelo que entendi, a encomenda só vai para o fiscal se o sistema detectar algo estranho, se ele falar que está tudo ok, vai direto para quem comprou.
    A grande questão fica por conta de saber como esse sistema vai funcionar com as compras isentas de imposto (abaixo de 50 dólares). Se ele deixar passar tudo que for isento, vai ser uma boa comprar de pessoa física e pedir para declarar valor baixo. Mas, como eles estão fazendo isso para taxar TUDO, acho que o sistema vai mandar para os fiscais toda, ou quase toda, encomenda que for isenta, já que os fiscais não terão tantas encomendas para analisar.

    Só podemos esperar para poder falar com certeza. Mas, como é o Brasil, tenho certeza que isso vai nos atrapalhar absurdamente, afinal, nada aqui é feito para favorecer a população.

    Aliás, esse absurdo que são os impostos de importação não ferem nenhuma lei internacional de livre comércio? Porque essas taxas inviabilizam completamente a livre compra das mercadorias, esses impostos são protecionistas demais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Muragami!

      Por enquanto o contato é só com o sistema de postagem, o correio gringo, brabo vai ser se as lojas gringas entrarem em parceria com o sistema de postagem para "facilitar" os envios, como a Amazon fez, aí já era mesmo. Negócio e ficar de dedos cruzados!

      Toda encomenda passa pelo raio-x, então sempre acaba passando pelas mãos dos fiscais. E toda encomenda precisa do carimbo de "liberado" ou o selo de "taxado", então essa parte de passar pela mão dos fiscais é basicamente a mesma, a grande diferença vai ser nos cálculos de impostos, e é aí que entra a grande dúvida pois se a encomenda estiver com valor declarado menor não sei como o sistema vai fazer para detectar isso. É difícil de acreditar que façam um sistema com um furo tão simples, então algum recurso eles devem ter para lidar com isso.

      Pois é, infelizmente aqui as coisas só ficam cada vez mais difíceis. Pior que se fosse um imposto honesto, tipo uns 15%, a gente até pagava de boas. Mas pagar quase 80% do valor da encomenda é absurdo, e ainda mais que a gente não vê esses impostos investidos no país.

      Abração!

      Excluir
    2. Não sabia dessas informações que você passou. Então não está tudo perdido, existe alguma chance de não ser algo que ferre tudo. Mas, como eles elaboraram o sistema para aumentar o faturamento, creio que ele tenha sido muito bem desenvolvido, no sentido de taxar tudo que for possível.

      Eu acho que até 30% é um imposto aceitável. E, como você disse, o pior é que isso tudo é só para favorecer alguns, para que eles possam comprar carros mais caros, e a população não vê absolutamente nada.

      Em Portugal, o imposto sobre importação é 23%. Estava conversando com um colega de lá, e ele acha esse valor um absurdo. Aí eu contei pra ele quanto nos pagamos, e ele quase teve um treco. Kkkkkk.
      A lógica costuma ser "pague 1 e leve 2", no Brasil, nossa lógica é "pague 2 e leve 1".

      Excluir
    3. Ainda há esperanças hehehe. Com certeza o sistema tem algum recurso para lidar com as encomendas de valor reduzido, em breve as vítimas devem começar a comentar suas experiências.

      30% seria aceitável mesmo, apesar de que o dinheiro continuaria "sumindo" sem ser investido. Pior que a agência dos Correios onde retiro as encomendas taxadas está caindo aos pedaços, já fazem uns 7 ou 8 anos que não dão uma reformada, além dos aparelhos serem tudo antigos, é bem vergonhoso, dá até pena de quem trabalha lá. Aí ao invés da grana do imposto gerar uma agência melhor...

      Pô, se a gente tivesse essa mesma taxa aí eu estaria bem tranquilo hehehe. Mas parece que tem lugar pior do que aqui, dizem que a taxa do México é a mais absurda, mas não sei exatamente quanto é.

      Excluir
    4. Quando você tiver informações sobre as vítimas, por favor, faça uma postagem nos contando sobre isso.

      Sinceramente, já perdi a esperança de ver esses impostos voltando para a população.
      Se voltassem, o Brasil seria um paraíso.

      As agências dos Correios daqui são iguais: caindo aos pedaços, com computadores de 1900 (para você ter ideia, os monitores são aqueles grandões, igual TV de tubo).

      Se algum político vier com proposta de baixar o imposto de importação, eu voto nele xD
      Tem lugar pior que aqui? O.O Devem ter ficado com preguiça de calcular e meteram logo 100% de imposto. Kkkkkk.

      Excluir
    5. Tem um cara do YouTube que já começou a mexer com o novo sistema:
      https://www.youtube.com/watch?v=dgR_twTZHCs

      Só se acontecesse uma reforma política completa, tira todo mundo que tá agora e põe tudo novo, e exclui vários cargos inúteis, aí sim talvez mude alguma coisa. Mas resetar o país é algo impossível, então vai continuar essa desgraceira...

      Pior que a agência onde busco as encomendas também usa esses monitores antigos, chega a dar pena.

      Taí algo que nunca vi nenhum político comentar. Quem sabe com todas essas novas questões de importação alguém toque no assunto, se bem que eu acho mais provável um político dar ideia de aumentar o imposto do que baixar.
      Não encontrei o número exato, mas lembro de um pessoal comentando no MyFigureCollection sobre o imposto do México ser por volta de 120%.

      Excluir
    6. Vou ver o vídeo.

      Isso é verdade: é capaz de algum político sugerir imitar o México e cobrar 120%. É melhor deixar isso quieto. Kkkkkk.

      Infelizmente, a solução para a população brasileira é fugir do Brasil. O problema é que isso é quase impossível se você não tiver nenhum parente que te dê acesso a outra nacionalidade.

      Excluir
    7. É bem por aí, é capaz dos políticos pensarem que aqui está muito baixo comparado ao México, e que ninguém vai se importar se eles aumentarem "um pouquinho".

      Seria uma ótima solução mesmo, mas isso requer uma boa estabilidade pois ir para outro país sem a garantia de um emprego é tenso. Hoje em dia tem boas opções de planos para os mais jovens se mudarem para o exterior, mas o pessoal mais velho é complicado.

      Excluir