sábado, 30 de maio de 2015

Shinrei Tantei Yakumo - I see dead people

"Fanstasmas são emoções aglomeradas, deixadas por aqueles que perderam seus corpos."

Chegamos a mais um ANIME REVIEW!
Se tem uma coisa que é boa, é pegar um anime completo e maratonar, com salgadinho e toddynho :D
Mais um post de anime completo no ABB,  aqueles para fazer uma bela maratona, ou não né, vai que o anime é ruim :P




Mistério, Sobrenatural, Shoujo - Episódios: 13
Estúdio: Bee Train - Diretor: Tomoyuki Kurokawa - Roteirista: Hiroyuki Kawasaki
Baseado na obra de Manabu Kaminaga

Sinopse: Shinrei Tantei Yakumo, também conhecido como Psychic Detective Yakumo, conta a história sobre um estudante universitário, Saitou Yakumo que nasce com diferentes cores de olhos. Seu olho esquerdo vermelho dá-lhe uma habilidade especial de ver fantasmas e espíritos. Ele acredita que fantasmas e espíritos estão ligados à terra por causa de uma determinada causa, e simplesmente eliminar essa causa permitirá que esses espíritos descansem em paz. Sendo solicitado para ajudar a Haruka Ozawa, eles começam uma investigação em conjunto.

Esse Yakumo é um baita trapaceiro!

 Não vejo muito de shoujo em Yakumo, nem no mangá e nem no anime (a novel eu nunca li), talvez seja mais pelo traço e o possível romance, mas de resto não tem nada de shoujo não.
 A base de Yakumo é a investigação, o mistério, e o sobrenatural é um complemento para deixar os casos mais diferentes. Não existem exorcismos e fantasmas cheios de poderes, eles podem fazer uma possessão e algumas outras coisas, mas nada exagerado. A parte dos fantasmas é bem simples, os sentimentos dos mortos os impedem de partir desse mundo, e Yakumo utiliza de empatia para entender como esses sentimentos estão ligados aos casos policiais.

 Os casos não são tão complexos como no mangá, infelizmente o anime não dispõe de tempo suficiente para construir algo tão detalhado, mas ainda assim consegue fazer algo aceitável e que chame a atenção. Essa série animada tenta fazer dos 13 episódios um grande arco, onde cada caso possui um fim, mas que deixa um gancho de qua há algo mais acontecendo e aqueles casos estão ligados por um único vilão. Uma pena que alguns desses casos são meio chatos, acho que poderiam ter feito menos casos, mas mais desenvolvidos, com uma intriga mais detalhada.

Haruka, não desista, um dia você conquista esse abobado.

 Os personagens são interessantes, apesar de que boa parte deles não tem grande destaque.
 Yakumo Saitou, interpretado pelo excelente Daisuke Ono, tem o poder de enxergar fantasmas com seu olho esquerdo de íris vermelha. Quando criança, Yakumo quase foi assassinado pela própria mãe, mas foi salvo pelo policial Gotou, e sua mãe desapareceu após a tentativa de assassinato. Desde pequeno, Yakumo sofre preconceito por causa de seu olho diferente, e isso fez com que ele se tornasse um cara fechado e frio, e agora ele usa uma lente de contato para esconder a cor verdadeira de seu olho. Ele usa seu dom para ajudar o policial Gotou em alguns casos, e também ajuda algumas pessoas que o pagam para ele usar sua "vidência". Fora que ele ganha uma grana trapaceando em jogos hehe.
 Haruka Osawa, interpretada por Ayumi Fujimura, é uma estudante gentil e bem humorada. Ela guarda um segredo pelo qual ela se culpa desde pequena. Ela conheceu Yakumo quando foi pedir ajuda ao "vidente", no começo ela não acredita muito nele por ter visto algumas de suas trapaças, mas depois ela passa a confiar em Yakumo e se torna bem próxima dele.

A Nao é muito fofa!

 Kazutochi Gotou, interpretado por Hiroki Touchi, é o policial casca grossa que salvou o pequeno Yakumo de ser assassinado pela mãe. Gotou é aquele cara que tem um estilo grosseirão, mas que tem um grande coração. Apesar de estar sempre brigando com Yakumo, ele se preocupa com ele como se fosse da família. Gotou é uma das pocas pessoas que não se importa com o olho vermelho de Yakumo, e inclusive pede sua ajuda para resolver alguns casos que pareçam sobrenaturais.

 O anime deixou um pouco de lado o atrapalhado policial Ishii Yuutarou, parceiro do Gotou, no mangá ele é um dos personagens principais (e o mais engraçado). Já o tio do Yakumo, o gentil Isshin Saitou, ganhou bastante destaque e é um dos personagens mais importantes nos últimos episódios. Me chamou a atenção que a filha do Isshin, a pequena Nao Saitou, é interpretada por uma das minhas dubladoras favoritas, a Ami Koshimizu, mas como a Nao nasceu surda, ela só fala "Aaaah" XD

 Uma curiosidade é que o chefe do Gotou, o delegado Hideya Miyagawa, não existe nesse anime, no lugar dele está a delegada que tem o mesmo sobrenome, Eriko Miyagawa, acho que podemos dizer que transformaram o Hideya em mulher, pois a personalidade deles é a mesma hehehe.

É impossível não detestar esse cara.

 O anime não possui o mesmo carisma do mangá, não só por ter traços inferiores, mas o mangá possui um humor com ótimo timing, coisa que o anime não tem, e que faz falta. Os traços não são ruins, mas quando você já está acostumado com os belos traços da Suzuka Oda o anime acaba não parecendo grande coisa.
 A animação está ok, as poucas cenas de ação são meio estáticas, mas nada que estrague o visual. A trilha sonora é muito boa, dando um clima bem interessante para a série. Gostei da abertura, é quase impossível perceber que é o próprio Daisuke Ono cantando, a voz dele está muito diferente!

 Shinrei Tantei Yakumo é um anime razoável, vale a pena assistir se você está procurando um anime de mistério, mas não espere algo com casos muito desenvolvidos. Eu recomendo bem mais ler o mangá, que foi publicado aqui no Brasil pela Panini com o título de Psychic Detective Yakumo, e já está completo com todo os 14 volumes publicados.

Nota: 6/10

Existe uma série em live action também, essa eu nunca assisti, mas dizem que é ruim 😛

2 comentários:

  1. Opa! Análise de uma série completa! Pena que transposição de mangá para anime às vezes sofre um pouco, mas esse parece ser interessante. Também gosto do Ono Daisuke e acho que vou checar esse também, já que é curto. E pelo visto o grande mistério são as circunstâncias que levaram a mãe do Yakumo a fazer aquilo... Ou já foi resolvido no mangá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Usys!
      Fazia tempo que eu queria lançar mais um completo, tenho vários na fila mas o tempo anda meio curto hehe.
      É, esse é inferior ao mangá, mas ainda é um pouco acima da média e vale o tempo gasto.
      A mãe do Yakumo é um dos pontos principais por boa parte do mangá, e foi um caso resolvido recentemente, pouco antes do mangá entrar em híato.

      Abração!

      Excluir